Postado por Dennis Mantovani em 19-07-2018 9:00

Como fazer um currículo matador em 5 passos

 
 
 
 
 
 
 
curriculum

A busca pelo primeiro emprego começa na confecção de um bom currículo, pois é ele que será o seu primeiro contato com o empregador e a principal chance de causar uma primeira boa impressão.

Mas antes de procurar um modelo de currículo ou um currículo pronto, saiba que há alguns aspectos que você precisa ficar atento para chamar a atenção do empregador e conseguir chegar na fase das entrevistas.

Características de um currículo bem elaborado para o mercado de trabalho

Quer aprender como fazer um currículo e aumentar suas chances de ser notado pelo mercado de trabalho? Continue a leitura e acompanhe as dicas!

1. Organize as informações

Para se destacar entre tantos candidatos, saber como fazer um currículo que seja organizado e objetivo é fundamental. Fique atento às informações que não podem deixar de aparecer:

  • dados pessoais: o ideal nessa parte é constar endereço com CEP, e-mail e telefone, sendo optativo incluir o estado civil e a idade;
  • objetivo: não deixe de personalizar o currículo para a vaga que você está tentando, incluindo o cargo de interesse e o porquê;
  • formação: agora insira sua formação de nível técnico ou superior e cursos relevantes para a área;
  • experiência: inclua um breve resumo sobre suas experiências profissionais e, caso esse seja um currículo para primeiro emprego, inclua estágios, trabalhos voluntários etc.

Não é necessário incluir fotos ou o número de documentos com CPF e identidade, como às vezes podem aparecer em modelos de currículo online, pois esses dados serão pedidos caso o candidato passe para a próxima etapa e seja contratado.

2. Nunca minta

Um dos maiores erros de quem procura um emprego é mentir, na esperança que isso facilite suas chances. Mas essa é uma postura antiética e que é facilmente descoberta pela maioria dos departamentos de RH, portanto, evite que seu nome fique queimado no mercado e priorize a honestidade no seu currículo.

3. Seja objetivo

A maioria dos empregadores vê dezenas e até centenas de currículos por dia, por isso, muitos priorizam aqueles que sejam curtos, objetivos e com informações claras, que facilitem o processo.

O ideal é que seu currículo tenha, no máximo, duas páginas, com uma estrutura e espaçamento que facilitem a leitura e destaquem as informações.

curriculum

4. Peça feedbacks

Pedir a ajuda de profissionais mais experientes, professores e amigos pode ser uma boa oportunidade de melhorar seu currículo e evitar que errinhos passem despercebidos.

Portanto, antes de enviar seu currículo para as empresas, deixe que outras pessoas opinem sobre ele e não deixe de atualizar seu currículo conforme os feedbacks que você considerar mais adequados.

5. Revise mais de uma vez

Algo que pode acabar com suas chances de ser contratado é a presença de erros ortográficos no seu currículo. Mesmo errinhos bobos de digitação pegam mal, por isso, separe um tempo para revisar seu currículo, mais de uma vez.

Aproveite também para observar se as informações estão corretas, se a estrutura facilita a leitura do empregador e os demais detalhes que apresentamos neste mini guia de como fazer um currículo para o primeiro emprego.

Quer ainda mais informações para fazer um currículo matador? Então não deixe de baixar nosso e-book com as principais características de um currículo bem elaborado para o mercado de trabalho!

Faça o download gratuito do e-book!

Leia também: Perfil no LinkedIn: como otimizar o seu e encontrar o emprego perfeito!

Tópicos: Mercado de Trabalho

Postado por Dennis Mantovani em 19-07-2018 9:00