Postado por Dennis Mantovani em 14-03-2018 21:00

Mercado de Biomedicina: conheça as oportunidades!

biomedico

Ao escolher a profissão, muitos estudantes elegem a empregabilidade como uma das principais preocupações. Afinal de contas, estamos investindo em um sonho que vai se materializar quando a carreira estiver consolidada.

Para quem sempre se imaginou atuando na área de saúde, as possibilidades são várias. É o caso, por exemplo, de quem faz uma faculdade de Biomedicina. Hoje, vamos falar um pouco de mercado de trabalho, perspectivas salariais, bem como outras curiosidades.

Continue a leitura e, caso tenha dúvidas, deixe um comentário ao final do post!

biomedico

A área de análises clínicas: principal empregadora

Como o nome sugere, a Biomedicina é a junção entre biologia e medicina. Assim, o biomédico é o profissional responsável por investigar os microorganismos causadores de doenças. Mas, ao contrário dos médicos, não pode prescrever tratamentos ao paciente.

Até em função disso, esse profissional é presença constante em laboratórios, hospitais e clínicas, onde atua na investigação de amostras obtidas durante exames. Assim, ele pode supervisionar o processo de coleta para depois emitir o laudo com os resultados, responsabilizando-se tecnicamente pelo diagnóstico.

Disponibilizado pelo Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, o Manual do Biomédico projeta que 80% dos bacharéis atua na área de análises clínicas, em diferentes níveis hierárquicos.

Que especialidades estão em ascensão?

Além desta, o bacharel pode seguir carreira em várias outras áreas. São, pelo menos, 35 habilitações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina, como Acupuntura e Reprodução Humana, por exemplo.

Entre os segmentos que estão em ascensão, destaca-se a Estética, onde ele atua na prevenção ao envelhecimento, diagnostica e combate alterações fisiológicas ou na pele do corpo e do rosto, responsabilizando-se por procedimentos como peelings, preenchimentos semi-permanentes ou aplicação de toxina botulínica.

Depois de estudar Biomedicina em São Luís, outro campo promissor para o egresso é o de Diagnóstico por Imagens, onde o profissional é o responsável pela operação dos equipamentos.

Prepare-se para o Enem

Qual a média salarial de um Biomédico, no Brasil?

Conforme um levantamento divulgado pela Catho, um dos mais renomados sites de recolocação profissional do país, o salário médio de um biomédico em território nacional chega a R$ 2.376. Não há um piso salarial fixado para a categoria.

Para quem busca por estabilidade financeira, uma boa opção são os concursos públicos, que credenciam os aprovados a dar expediente em hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde mantidos pelas diferentes esferas do governo.

Como exemplo, podemos citar o processo seletivo aberto pela prefeitura de Pará de Minas (MG) para o preenchimento de uma vaga para biomédico, além de outros cargos. A jornada de trabalho semanal é de 30 horas e o salário é de R$ 2.887,40.

Ressalta-se que alguns optam por abrir um negócio, prática mais comum entre quem atua na área de análises clínicas. Depois de trabalhar como funcionários e adquirir experiência, a possibilidade de se tornar um empreendedor revela-se atraente e muitos egressos montam o próprio laboratório.

Você se entusiasmou com tantas oportunidades para o formando do curso de Biomedicina? Se você busca por uma faculdade em São Luís (MA), agende uma visita à UNDB e conheça nossa infraestrutura!

QUERO ME INSCREVER