Postado por Dennis Mantovani em 12-07-2018 16:30

O que é Administração e o que você estuda nessa graduação?

administração undb-1

A habilidade de gerenciar recursos e pessoas é uma das mais antigas profissões do mundo. O que se estuda em Administração é justamente essa capacidade de tomar decisões e coordenar entidades em direção a objetivos. Uma atividade essencial ao desenvolvimento social e econômico do Homem.

Essa definição pode parecer bastante vaga e isso é o que mais confunde o estudante que busca entender o que é Administração. Isso acontece, pois a área é muito ampla em possibilidades e oportunidades.

Curso de Administração

Nesse post, você conhece um pouco de tudo sobre Administração: definição, curso, carreira, mercado de trabalho, etc. Entenda melhor o que você aprende no curso e onde pode atuar com essa graduação. Confira!

Conheça a Administração

Administrar é garantir de todos os recursos disponíveis, sejam eles físicos, financeiros ou humanos, sejam utilizados da melhor forma possível para alcançar objetivos. Por isso, a Administração tem tanta importância em empresas e governos, ela garante o sucesso de empreendimentos e projetos.

Enquanto profissão, pode-se entender o que é Administração como o conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que permite uma gestão eficiente. É baseada em teorias que explicam como os recursos são distribuídos em uma empresa ou sociedade e como fazê-lo de modo a garantir bons resultados.

Envolve muito planejamento, organização e controle, a capacidade de tomar decisões e liderar. Fora isso, o perfil profissional é bem dinâmico, pois são inúmeras as áreas da Administração e cada uma exige um tipo de habilidade. Da visão estratégica ao conhecimento tecnológico até uma veia ética e artística.

administração undb

Saiba o que se estuda em Administração

O curso de Administração é um dos mais generalistas, pois o aluno aprende um pouco de tudo. Fundamentos de Economia, Direito, Marketing e até um pouco de Psicologia, além das teorias que explicam tudo sobre a Administração propriamente dita.

Lembre-se, porém, que administrar, é acima de tudo, uma atitude. Por isso, o que se aprende no curso são competências, ou seja, como colocar as teorias em prática no dia a dia de uma empresa. Isso inclui o uso de softwares específicos, estratégias de marketing e gestão de pessoas, finanças e empreendedorismo.

O que se estuda em Administração ensina o aluno a ser um profissional autossuficiente. Conhecer as características de diversos tipos de empreendimentos e a estudar o mercado para adequar suas estratégias. Assim, adaptando-se a qualquer contexto para atingir os resultados esperados.

Descubra em quais áreas um administrador pode atuar

O Conselho Federal de Administração reconhece 8 grandes campos de atuação do administrador, mas cada um deles possui diversos subcampos. Só a Administração Financeira tem mais de 20 áreas da Administração em que o profissional pode atuar.

De modo geral, no entanto, pode-se dizer que a Administração divide-se entre os tipos de recursos que gerencia: financeiros, humanos, materiais e comerciais. O ramo Financeiro é o mais amplo e complexo dentro da Administração, pois envolve o recurso mais valioso da empresa: seu capital.

Já a área comercial é a mais representativa do que é Administração, pois está envolvida com as estratégias de mercado, negociações e investimentos. Os recursos materiais estão ligados a logística de produção e os humanos com a organização e liderança de equipes.

É impossível conhecer tudo sobre Administração, pois a área é extremamente ampla e diversificada. Por isso, é também um setor que sempre está em alta e oferece grandes oportunidades ao profissional.

Será que esse é o curso certo para você? Confira 10 dicas que todo estudante de Administração deve saber e descubra!

Nova call to action