Postado por Dennis Mantovani em 05-03-2018 9:00

Você conhece o mercado da Engenharia Civil?

 
 
 
 
 
 
 
engenharia civil undb

Quase todo mundo tem um palpite quando se trata do mercado de Engenharia Civil, conhece alguém que se deu muito bem na área, ou alguém que não.


Muitos dizem que os salários são exorbitantes, outros que há uma crise no setor.

Mas quais dessas informações estão realmente certas?
A verdade é que muitos mitos envolvem essa profissão. É para esclarecê-los e fazer com que você tome as melhores decisões para sua carreira que escrevemos este artigo. Veja!

Curso de Engenharia CivilO CENÁRIO ATUAL DA ENGENHARIA CIVIL

Os noticiários têm falado sobre uma suposta crise na construção civil, em especial entre os anos de 2014 e 2016. Pela primeira vez, houve uma superação do número de demitidos em relação ao número de contratados, o que pode ter assustado aqueles que desejam ingressar no setor.

No entanto, o cenário foi comum para a maioria das profissões e desde o final de 2017, o setor de construção civil tem tido novo fôlego. A previsão para 2018 é que a demanda por engenheiros qualificados cresça de forma a atender as novas
necessidades do mercado.

O estudante que ingressa nessa área, portanto, nada tem a temer, desde que ingresse em uma boa faculdade em São Luís (MA) e especialize-se constantemente.

AS ÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL
Muitas são as áreas de atuação do engenheiro civil. As principais são:

Construção
Essa é a área mais conhecida. Nela, o engenheiro civil atua executando e gerenciando obras, projetando, construindo e reformando instalações prediais. Para isso, o profissional realiza cálculos, prevê custos das obras e materiais necessários.

engenharia civil undb

Ambiental e Saneamento
Esse profissional trabalha tentando reduzir os impactos causados pelas ações humanas, em especial as ligadas às construções urbanas, ao meio ambiente. Ele atua também no gerenciamento de redes de esgotamento e em estações de
tratamento de água.

Infraestrutura
Trabalhando com infraestrutura, o engenheiro civil projeta e constrói instalações urbanas como pontes, estradas, rodovias. Além disso, pode pensar formas de controle do trânsito com o intuito de melhorar a vida nas cidades.

Remuneração
Os engenheiros possuem bons salários desde o início da carreira, o que é garantido por uma Lei Federal. Assim, o engenheiro civil tem a garantia do salário mínimo profissional que é de, no mínimo, cinco vezes o salário mínimo
vigente.

Apesar do piso, a média salarial no Maranhão é ainda maior. No estado, os profissionais recebem uma média de R$ 6.900,00 e são empregados em empresas de mineração, consultoria e construção civil.

O Perfil do Engenheiro Civil
O profissional da Engenharia Civil deve ter algumas competências profissionais que são indispensáveis no seu dia a dia. Responsabilidade, criticidade e capacidade de atuar mesmo em situações de estresse são fundamentais. Além disso, deve saber trabalhar com prazo e utilizando recursos de forma racional.

Além dessas competências, é preciso dominar os cálculos aprendidos ao longo da graduação e sempre buscar cursos de aperfeiçoamento, já que muitos dos conhecimentos necessários na prática não são aprofundados na faculdade. Como exemplo, podemos citar os cursos de gestão de projetos e softwares, como o AutoCAD.

Se você já está certo que o mercado de Engenharia Civil é seu futuro, busque faculdades de Engenharia Civil em São Luís do Maranhão que estejam atentas a todas essas particularidades e tendências do mercado. Assim, você garante uma boa formação e uma ótima carreira! 

Quer saber mais sobre o mercado de Engenharia Civil?  Deixe-nos um comentário com suas dúvidas ou sugestões! Aproveite e baixe o nosso ebook!

Afinal de contas, o que é preciso para um engenheiro Engenheiro Civil?

Tópicos: Engenharia Civil

Postado por Dennis Mantovani em 05-03-2018 9:00