CEDS | Apresentação

O Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB, CEDS-UNDB, é um centro de pesquisa científica transdisciplinar sobre o tema do Desenvolvimento Sustentável em todas as suas dimensões – ambiental, econômica, social, cultural, tecnológica, urbanística e política – e nas suas respectivas aplicações e soluções práticas.

Nesse sentido, o CEDS pretende unir os profissionais, os alunos e os conhecimentos oriundos de diversas áreas do conhecimento em projetos de pesquisa transdisciplinares que versem sobre a temática do desenvolvimento sustentável, contemplando, sempre que possível, a realidade ludovicense e/ou maranhense e propondo soluções para os problemas existentes na mesma.

A ideia da criação do CEDS nasceu de quatro percepções. A primeira foi a de que o Desenvolvimento Sustentável está gradativamente deixando de ser considerado um tema acessório para tomar o lugar de tema central das sociedades viventes, imprescindível para o desenho do “futuro que queremos”, como tão bem expôs o lema da Conferência Rio+20. Compreender o que o mesmo significa e quais são suas implicações, portanto, é um desafio crescente para a comunidade científica e para toda a sociedade.

A segunda percepção foi a de que só é possível compreender e efetivamente promover um desenvolvimento sustentável se aliarmos conhecimentos e esforços advindos das mais diversas áreas. Em outras palavras, é necessário uma visão holística, que não se feche em apenas uma área do conhecimento, mas que, ao invés, promova um diálogo e uma construção conjunta entre todas elas. Por essa razão, não seria suficiente criar projetos de pesquisa isolados dentro dos Cursos de Ensino Superior, mas sim criar um Centro de Pesquisa com existência autônoma que congregasse projetos transdisciplinares, tal qual já existe em diversas renomadas universidades mundo afora. Assim, os projetos de pesquisa no âmbito do CEDS não estão classificados por Curso ou área do conhecimento, mas sim por pertinência temática (como “Cidades”, “Energia”, “Transportes”, etc.), e nesse sentido integram pesquisadores com as mais diversas formações.

Na sequência, a terceira percepção que motivou a criação do CEDS foi a de que o Estado do Maranhão, especificamente, tem se tornado um laboratório-vivo na questão de como fazer com que o crescimento econômico seja traduzido em inclusão social e balanceado com proteção ambiental, ou, em outras palavras, como perseguir um desenvolvimento sustentável. Isso porque o Estado do Maranhão, incluindo sua capital São Luís, está crescendo em ritmo vertiginoso nos últimos anos, especialmente o setor da indústria pesada e da construção civil. Entretanto, tal crescimento econômico não tem sido traduzido na mesma velocidade em desenvolvimento e inclusão social, e, além disso, as ricas áreas naturais da região (bioma pré-amazônico) estão a sofrer grande pressão. Assim, é essencial que olhemos e pensemos na realidade que nos cerca, naquela que está a ocorrer no aqui e no agora.

Por fim, a quarta percepção: a de que é fundamental que a pesquisa científica se disponha a cumprir o seu papel de analisar, debater e fornecer dados e soluções que, direta ou indiretamente, sirvam para desenhar o futuro que queremos e conduzir a sociedade nessa direção.

Coordenação

  • Profa. Ma. Isabella Pearce de Carvalho Monteiro
    Doutoranda e Mestre em Direito do Ambiente pela Universidade de Coimbra (Portugal), com pesquisa elaborada na Université de Strasbourg (França) e Università Degli Studi di Salerno (Itália). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Professora e Coordenadora de Pesquisa do Curso de Direito da UNDB.
    Currículo Lattes
    E-mail: isabella.pearce@undb.edu.br

Professores Pesquisadores

  • Prof. Dr. Claudemir Gomes de Santana 
    Doutor e Mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Curso de Engenharia Civil da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Esp. Márcio Henrique Smith Fonseca
    Especialista em Engenharia Ambiental pelo UNICEUMA. Graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual do Maranhão. Professor e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. César Roberto Castro Chaves
    Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Educação Ambiental pela UNDB. Graduado em Turismo e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. José Agnaldo Pereira Mota Júnior
    Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual do Maranhão. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Ma. Tatyana Silva de Medeiros Evangelista
    Mestre pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris III - IHEAL, (FRA). Graduada em Arquitetura pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Esp. Fabiana Aquino de Moraes Rêgo
    Especialista em Desenho e Arquitetura de Interiores pela Universidad Politécnica de Madrid. Graduada em Arquitetura e Urbanismo; e Desenho Industrial pela Universidade CEUMA e Universidade Federal do Maranhão, respectivamente.
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Dra. Rose-france de Farias Panet
    Doutora em Antropologia e Políticas Públicas em co-tutela entre a École Pratique des Hautes Études-EPHE (FRA) e a Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrès
    Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Escola de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. José Antonio Viana Lopes
    Mestre em Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico pela Universidade Federal do Ceará.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Dr. José Samuel de Miranda Melo Junior
    Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas
    Currículo Lattes

Professores Colaboradores

  • Prof. Dr. Ney de Barros Bello Filho
    Doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa elaborada na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Università Degli Studi di Lecce (Itália). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professor e Diretor do Curso de Direito da UNDB. Desembargador Federal da 1º Região.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. Vito Assis Alencar dos Santos
    Doutorando, Mestre e Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de São Carlos.
    Professor dos Cursos de Engenharia Civil e de Produção da UNDB. 
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Ma. Marineis Merçon
    Mestra em Ciências Sociais pela UFMA e Especialista em Língua Portuguesa. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Assessora Pedagógica e Professora de diversos cursos da UNDB.
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Esp. Viviane Gomes de Brito
    Especialista em Direito do Trabalho e Direito Civil pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Curso de Direito da UNDB. Procuradora do Município de São Luís.
    Currículo Lattes
     
  • Prof. Me. Alfredo Barbetta
    Doutorado interrompido em Serviço Social pela PUC/SP. Mestre em Serviço Social pela PUC/SP. Graduado em Psicologia. Professor do Curso de Administração da UNDB. 
    Currículo Lattes
     
  • Profa. Ma. Thaís Emília de Sousa Viegas
    Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Curso de Direito da UNDB. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Direito Ambiental, Sociedade de Risco e Resíduos Sólidos”, aprovado pela FAPEMA.
    Currículo Lattes

Demais Colaboradores

  • Prof. Dr. Giovanni de Feo
    Doutor em Engenharia Ambiental pela Universitá Degli Studi di Salerno (Itália). Professor e Diretor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universitá Degli Studi di Salerno (Itália).
    Currículo
     
  • Eng. Me. Francesco Cerrato
    Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e Graduado em Engenharia Civil pela Universitá Degli Studi di Salerno (Itália). Co-fundador e Coordenador da seção de “Resíduos Sólidos” da plataforma virtual “Virtuousitaly”. 
    Currículo

Trabalhe na UNDB - Ouvidoria

Av. Colares Moreira, 443, Renascença II
CEP 65075-441 - São Luís (MA) - Brasil - (98) 4009-7070
© UNDB. Todos os direitos reservados.