FAQ

Quais são as forma de ingresso na UNDB?
Vestibular Tradicional, Portadores de diplomas de nível superior, Transferência Externa e ex oficio.

Quais são os cursos de Graduação oferecidos pela UNDB?
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

A UNDB oferece cursos de Pós-Graduação?
Sim. Os cursos de pós-graduação, lato sensu, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação que satisfaçam os requisitos exigidos pelo curso e destinam-se à formação de pessoal, mediante aprofundamento dos estudos superiores ou treinamento em técnicas especializadas. Confira a relação de cursos em: www.undb.com.br/pos

O que é a Central de Atendimento?
A Central de Atendimento da UNDB é o seu canal de comunicação com a Instituição. A Central é responsável por atender ao público interno (alunos, professores e servidores) e ao público externo. Compete à Central de Atendimento: otimizar e facilitar a relação entre a IES, o corpo discente, docente e administrativo por meio de informações, esclarecimentos e requerimentos.

Alunos:      

  1. Adaptação curricular;
  2. Aproveitamento de Estudos; 
  3. Atividades complementares;
  4. Cancelamento do curso;
  5. Certidão de estudos;
  6. Declaração de situação acadêmica, específica e de reconhecimento de curso e etc;

Atendimento e encaminhamento de soluções ao corpo docente e administrativo, entre os quais:

  1. Entrega de declarações e/ou atestados médicos;
  2. Solicitação de cartão de acesso, 2ª via e etc.

Como eu entro em contato com a Central de Atendimento da UNDB?
O atendimento é realizado presencialmente, na sede localizada na Av. Colares Moreira, 443, Renascença, de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h e aos sábados, das 08h às 12h.
O contato telefônico: 4009 7070. O e-mail para contato é: atendimento@undb.com.br

Como faço para saber as datas das avaliações, segundas chamadas, eventos acadêmicos, períodos de realização de provas; prazos para entrega e publicação de notas; períodos para solicitação e trancamento de matrículas; períodos de matrículas; data de Colação de Grau e períodos de reuniões de Colegiados de Cursos, representação discentes e outras?
No Calendário Acadêmico da UNDB entregue individualmente aos alunos, professores e funcionários. Disponibilizamos ainda o mesmo calendário no site da instituição, para consulta e orientação acerca das atividades acadêmicas. Acesse aqui Calendário Acadêmico da Graduação.

Já cursei algumas disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior e gostaria de solicitar aproveitamento das disciplinas semelhantes do curso no qual estou matriculado na UNDB. Como proceder?
O aproveitamento de estudos consiste no reconhecimento de disciplina(s) cursada(s) com aproveitamento pelo aluno na UNDB ou Instituição congênere, nacional ou estrangeira, para prosseguimento dos estudos. Os aproveitamentos de estudos serão concedidos e as adaptações serão determinadas pelas Coordenações dos Cursos, observadas as normas da legislação pertinente e nos termos e limites do Regimento Interno. O conteúdo programático das disciplinas cursadas em outra instituição deve ser correspondente a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo ministrado na UNDB e a carga horária da disciplina cursada deve ser pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) compatível à da disciplina em que se dará o aproveitamento de estudos. O aproveitamento de estudo só será concedido decorrido no máximo 5 (cinco) anos após a realização dos mesmos se estes forem interrompidos antes da conclusão do curso, e 10 anos, após a obtenção do diploma. Os estudos realizados em curso sequencial podem vir a ser aproveitados, para integralização de carga horária exigida em cursos de graduação, desde que o curso tenha sido autorizado e/ou reconhecido pelo Ministério da Educação e os estudos realizados façam parte ou sejam equivalentes às disciplinas dos seus currículos.

A UNDB oferece serviço de Ouvidoria?
A Ouvidoria é um canal de comunicação direta da UNDB e os estudantes, servidores, docentes e comunidade em geral para o registro de sugestões, reclamações, elogios e denúncias, em defesa dos princípios fundamentais que devem prevalecer na administração da IES. Tem como princípio básico atuar, também, de forma proativa e preventiva, visando antecipação de situações-problema a fim de garantir a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos.

Como entro em contato com a ouvidoria da UNDB?
O atendimento pode ser feito de três formas: presencial, por telefone ou por link específico no site da faculdade (www.undb.com.br/ouvidoria). A Ouvidoria funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. O telefone para entrar em contato com a ouvidoria é 40097087.

Em quanto tempo tenho a minha solicitação respondida pela Ouvidoria?
O tempo de resolução das manifestações dependerá da complexidade das mesmas e, em regra, não excederá 10 dias (podendo ser prorrogado, se o caso assim exigir).

Meu nome não consta da chamada e/ou das atas de prova. O que fazer?
Para realizar as avaliações o aluno receberá uma folha de respostas personalizada. Essa folha só é produzida para aqueles que têm seus nomes nas atas de provas. Para se precaver, antes das avaliações, confirme com os seus professores se o seu nome consta da chamada e, caso isso não ocorra, procure a Central de Atendimento. Se o fato só for constatado no dia da avaliação, dirija-se, de imediato, ao mesmo local e solicite providências.

Minha nota não está no sistema. O que devo fazer?
Se o prazo para os professores lançarem as notas no sistema já expirou, você deverá solicitar, via Central de Atendimento, registro de nota. Para isso, anexe ao seu pedido a prova original (folhas de perguntas e respostas).

O que são e como validar atividades complementares? Há prazo para protocolar o pedido de validação?
Conforme o Conselho Nacional de Educação, atividades complementares são todas aquelas que, desenvolvidas de forma autônoma e voluntária pelo discente, contribuem para a sua formação, acrescendo conhecimentos não previstos ou previstos de forma aquém nos currículos acadêmicos. Projetos de Pesquisa e Extensão, Monitoria e Seminários são exemplos de AC`s. Para validar AC`s basta entrar com um pedido, via Central de Atendimento, anexando certificado e descrição da atividade. Em regra, não há prazo para isso. Os alunos formandos, contudo, deverão obedecer ao prazo que é fixado exclusivamente para eles no Calendário Acadêmico.

A partir de quando eu posso fazer estágio e ele será reconhecido pela IES?
Os estágios extracurriculares são computados a partir do 3º período e os curriculares a partir dos dois últimos períodos do curso. Para mais informações, procure a Coordenação de Estágio ou Coordenação do Curso.

Há disciplinas de férias na UNDB? Como proceder? Posso cursá-las para adiantar disciplinas?
As disciplinas de férias são ofertadas de acordo com a demanda. É necessário apresentar pedido subscrito por, no mínimo, 20 alunos, na Central de Atendimento. Não é possível adiantar disciplinas. 

Em que lugar recebo certificados de eventos da IES?
Os certificados são entregues na Coordenação do Curso.

Quando eu entro em dependência acadêmica?
O aluno reprovado por não ter alcançado frequência ou nota mínima exigida, repetirá a disciplina em dependência. As disciplinas em dependência, bem como as em regime normal, estão sujeitas às mesmas exigências de frequência e rendimento acadêmico estabelecidos no Regimento Interno.

Se eu perder uma das avaliações, posso requerer prova de segunda chamada?
O aluno que não comparecer a uma das avaliações programadas no Calendário Acadêmico da UNDB, poderá requerer prova de 2ª chamada, devendo o conteúdo ser o mesmo daquela a que não compareceu. Só será permitida a realização de uma prova de 2ª Chamada semestralmente, por disciplina. A Prova de 2ª Chamada será realizada em data marcada pela Coordenação do Curso e comunicada aos alunos e professores. Em nenhuma hipótese poderá o aluno repetir a prova realizada, independentemente da nota obtida. Não há 2ª chamada para Case/Paper e Prova Final.

Onde eu posso solicitar a realização da prova de segunda chamada?
O requerimento para realização da Prova de 2ª Chamada será protocolado pelo aluno na Central de Atendimento, no prazo de até 48h após a realização da avaliação a que tiver faltado. No ato do requerimento, o aluno deverá efetuar o pagamento de uma taxa. A falta do pagamento, bem como a perda do prazo mencionado, impossibilitarão, de forma irrevogável, a realização de nova prova.

Posso abonar as minhas faltas?
Será considerado reprovado, sem direito a exame final, o aluno que obtiver frequência inferior a 75% das aulas e demais atividades programadas em cada disciplina, sendo vedado o abono de faltas. O Decreto-Lei nº 1.044 de 21.10.69 determina que não existe a figura do `abono de faltas`. Para compensar a ausência da sala de aula, ao aluno portador de afecções congênitas ou adquiridas, doenças infectocontagiosas, traumatismos, cirurgias ou outras, atribuem-se exercícios domiciliares com acompanhamento da Instituição, sempre que compatíveis com seu estado de saúde e as possibilidades do estabelecimento.

Onde devo requerer a realização de exercícios domiciliares?
O aluno deverá requerer junto a Central de Atendimento da UNDB até 48 (quarenta e oito) horas após a constatação do fato, devidamente instruído e acompanhado de laudo ou atestado médico, que explicitará a causa do impedimento, identificado pelo Código Internacional de Doenças (CID), quando se tratar de doenças infectocontagiosas, e o período presumível da duração da incapacidade física relativa, incompatível com a frequência às atividades. O deferimento dos exercícios domiciliares é de responsabilidade do Coordenador do Curso sendo concedidos apenas quando os laudos ou atestados médicos se refiram a enfermidades que necessitem de, no mínimo, 15 (quinze) dias corridos de afastamento das atividades escolares. A Lei n.º 6.202 ampara a estudante em estado de gravidez, a partir do 8º mês e durante três meses, conforme os limites fixados por competente atestado médico.

Onde solicito declarações e documentos?
São expedidos mediante solicitações do aluno, conforme seus registros acadêmicos e legislações vigentes, via requerimento preenchido e pago na Central de Atendimento da Instituição. O aluno deverá observar os prazos para a expedição das solicitações.

Trabalhe na UNDB - Ouvidoria

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