Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Noturno, 19h às 22h30

O que é Sistemas de Informação 4.0?

O curso de Sistemas de Informação 4.0 forma profissionais capacitados a desenvolver sistemas que têm como principal função armazenar e recuperar dados das organizações. De uma forma geral, ele é o responsável pelo fluxo de informação 4.0 que ocorre dentro das empresas por meio da tecnologia.

O profissional formado na área também se especializa em criar soluções para que o site da empresa seja funcional, ágil e organizado, melhorando não só a comunicação interna, mas a relação entre a empresa e os clientes.

Diferenciais

  • Nosso curso de Sistemas de Informação 4.0 possui nota máxima no ENADE;

  • Nanocertificações: Nosso curso garante uma formação com foco na atuação profissional, levando em consideração as demandas do mercado de trabalho e, assim, divide-se em módulos, que permitem aos alunos desenvolverem as habilidades de que precisam para se preparar para as profissões do futuro;

  • ThinkLab: Laboratório de Pesquisa dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação 4.0 e Engenharia de Software. Nele, são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão que visam a criação de novas soluções tecnológicas que possam melhorar a sociedade. Atualmente, o laboratório possui projetos voltados para Realidade Virtual e Aumentada, Tecnologia Assistiva, Jogos Sérios e Engenharia de Software;

  • Softhouse: Aqui, alunos dos cursos de tecnologia do Centro Universitário UNDB podem ter a experiência de como é participar de uma equipe de desenvolvimento, utilizando metodologias ágeis e gerenciando projetos de software. Alunos participantes da softhouse irão criar soluções para empresas parceiras do Centro Universitário UNDB;

  • Espaço IOS: destina-se a estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNDB, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, aplicar métodos de solução de problemas com foco em resultados, integrar disciplinas e conteúdos em projetos multidisciplinares, ofertar orientação mercadológica, gerar conexões com as organizações formalmente ativas; ofertar infraestrutura para novos negócios; e gerar curvas de inovação a partir de pesquisas que integrem mercado e academia;

  • Demoday Integrador: feiras de apresentações de projetos integradores, que promovem a interdisciplinaridade de componentes curriculares de um mesmo módulo, fazendo com que o discente atue desde a elaboração do escopo, passando pelo monitoramento e controle do projeto, e termina na organização dos materiais finais, bem como no registro das lições aprendidas;

  • Ligas Acadêmicas: organizações estudantis, sob a orientação de professores-pesquisadores, cujo objetivo é explorar e aprofundar os conhecimentos sobre temas específicos;

  • Virtual UNDB: plataforma on-line de ensino, customizada para atender as necessidades específicas dos alunos da instituição, personalizando o processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem interativo, dinâmico e com multiplicidade de recursos e funções, adaptadas aos componentes curriculares;

  • TEIA: O Núcleo de Carreiras do Centro Universitário UNDB é um espaço dedicado ao planejamento da carreira e capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias ao mercado de trabalho. A ideia é oferecer uma mediação entre o ambiente acadêmico e o mundo dos negócios. Além disso, tem como objetivo construir, de forma conjunta com o aluno, um plano de carreira que contemple a realização pessoal e profissional;

  • Aceleradora de Startups: Organizações criadas com o objetivo de ajudar negócios em fase inicial a crescerem, por meio mentorias específicas, espaço físico, acesso a networking, compartilhamento de práticas de mercado;
  • Internacionalização: Por meio do International Office, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de expansão do entendimento individual e coletivo sobre o mundo. Assim, promovemos a internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em quatro eixos: mobilidade acadêmica; formação bilíngue; cooperação internacional; e eventos e cursos internacionais;

Por que fazer graduação em Sistemas de Informação 4.0?

O Brasil é o país da América Latina que mais investe em TI, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Só em 2017 foram mais de 38 bilhões de dólares em softwares, hardwares e serviços. Além disso, o país ocupa o nono lugar no ranking mundial.

Com essa grande evolução da tecnologia e a necessidade que as empresas têm de se manterem em constante evolução, o curso de Sistemas de Informação 4.0 se mantém sempre em alta. Isso porque os profissionais desse setor são requisitados a todo tempo por empresas de todos os portes.

Tanto que o mercado já vê essa profissão como uma das mais procuradas pelas organizações nos próximos anos, tamanha a necessidade que as empresas têm em se manterem constantemente atualizadas com as últimas novidades do mercado de tecnologia.

Nova call to action

O que se aprende na graduação de Sistemas de Informação 4.0?

Os estudantes terão aulas voltadas para o conteúdo básico e tecnológico de informática e sistemas de informação 4.0. Como, por exemplo, negócios digitais, engenharia de software e inteligência artificial.

No curso da UNDB, que é baseado no modelo 4.0, em que o aluno tem maior autonomia nos estudos, podemos destacar as seguintes matérias da grade curricular:

  • Fundamentos de Sistemas de Informação 4.0;
  • Introdução à Programação;
  • Algoritmos e Programação;
  • Estatísticas e Métodos Quantitativos;
  • Redes de Computadores;
  • Empreendedorismo e Negócios Digitais;
  • Programação Visual para Web;
  • Sistemas de Gestão do Conhecimento;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Estatísticas e Métodos Quantitativos.

Qual é o perfil do profissional de Sistemas de Informação 4.0?

Pela necessidade de lidar com números, o profissional desse setor precisa de certa afinidade com a área de exatas. Ele também necessita estar sempre conectado com a tecnologia e com as novidades que o mercado apresenta diariamente.

É comum que o profissional formado em Sistemas de Informação 4.0 trabalhe com inúmeros prazos e sob pressão constante. Por isso, ele deve ser organizado e ter facilidade para trabalhar em equipe, já que a todo o momento terá que se reportar à sua equipe e até mesmo ao cliente.

A criatividade também deve fazer parte do perfil desse profissional, pois ele precisará desenvolver soluções distintas conforme a necessidade de cada empresa. 

Duração do curso de Sistemas de Informação 4.0

Os estudantes que desejam ingressar no curso de Sistemas de Informação 4.0 terão 4 anos (8 semestres) de estudos antes de se formar. No modelo 4.0 da UNDB, o aluno terá acesso 24h por dia a uma plataforma com conteúdos online do curso.

Visando maior autonomia aos estudantes, as aulas presenciais ocorrem de duas a três vezes por semana. A ideia é que dessa forma o aluno consiga expandir seu conhecimento e aprendizado além do ambiente acadêmico.

Como é o mercado de Sistemas de Informação 4.0?

A constante evolução da tecnologia dentro do mercado faz com que esses profissionais tenham uma alta demanda de serviços para tecnologia da informação 4.0 e o desenvolvimento de sistemas automatizados.

As vagas não se limitam apenas a empresas privadas, pois as públicas também seguem a evolução do mercado tecnológico. Esse profissional pode trabalhar tanto na gestão de banco de dados, desenvolvimento de softwares até em consultoria de TI e suporte técnico.

Por que estudar Sistemas de Informação 4.0 na UNDB?

A UNDB tem compromisso constante de não ser apenas uma instituição de ensino que forma alunos para o mercado, mas sim um espaço onde os estudantes conseguem se tornar protagonistas do conhecimento.

Diante dessa missão, a UNDB adota o conceito de aprendizado com o modelo 4.0 de ensino. Por meio dele, o aluno tem mais autonomia no processo de aprendizagem e está em constante contato com sua área de forma prática.

Isso porque a UNDB estimula ao longo do curso uma atitude empreendedora dos estudantes com aulas interativas, dinâmicas e práticas. Além de projetos interdisciplinares para que haja o contato com problemas reais da profissão e, assim, já na vida acadêmica, o aluno tenha a capacidade de lidar com eles.

Nesse modelo 4.0 de estudos, em que o aluno tem toda a estrutura necessária para se desenvolver, o professor passa a ser um mediador do aprendizado, contribuindo quase que como um mentor dos alunos ao longo do curso.

Se você deseja ingressar em uma instituição inovadora, que preza pela tecnologia e por um aprendizado de excelência, escolha hoje mesmo a UNDB e tenha uma formação para se tornar referência na profissão e no mercado em que você irá atuar.

Como ingressar na UNDB?

Identificou-se com o curso de Sistemas de Informação 4.0? Para se inscrever nele é fácil, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNDB, clicando aqui.

Você pode ingressar na UNDB por meio do vestibular, portanto, fique atento às datas em nosso site ou nas redes sociais da instituição, ou usando a sua nota do ENEM.

Para tirar dúvidas sobre matrícula, valores e visitas guiadas à UNDB, é só entrar em contato com a instituição pelo chat ou pelo número (98) 4009-7083.

 

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

8 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   
pp (1)
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Rodrigo Monteiro
 

Tour 360º