Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

HORÁRIOS

Noturno, 19h às 22h30

O curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem a missão de formar profissionais capacitados para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter o funcionamento dos sistemas computacionais de informação. O analista de sistemas também será responsável por coordenar equipes de produção de softwares, realizar perícia, emitir laudos, avaliar, vistoriar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e banco de dados a fim de oferecer a visão técnica de seu campo de especialização.

A UNDB Centro Universitário fornece as ferramentas essenciais para você ingressar na carreira de TI (Tecnologia da Informação), habilitado a atuar em inúmeros ambientes de negócios. O programa inclui uma visão geral abrangente dos princípios e práticas da área de tecnologia da informação, como a segurança da informação, programação e informática.

Habilidades e competências

Ligado à área de TI, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua no mercado com foco em desenvolver sistemas capazes de armazenar, processar, recuperar e transmitir dados entre redes abertas ou fechadas — internet e intranet, respectivamente.

A fim de elaborar soluções que atendam as demandas de companhias, é fundamental que o profissional conheça tanto o funcionamento de hardwares — componentes físicos —, como o de softwares — programas, que desempenham funções  específicas, porém, são programados para atingir um objetivo em comum.

Além de suas principais atividades, o analista de sistemas pode trabalhar com o suporte ao usuário final e deve ter afinidade com cálculos, capacidade de completar tarefas a curto prazo, ser proativo e conseguir transmitir o conhecimento técnico de sua formação para o público leigo.

O curso

Os cursos de Negócios e Tecnologia da UNDB são 4.0, uma nova forma de estudar e um jeito inovador de aprender, com uma proposta acadêmica diferenciada que coloca o nosso aluno como protagonista do seu aprendizado. São cursos com aplicação intensa de recursos digitais e encontros presenciais para solução de problemas reais relacionados ao mercado, além de troca de experiências com profissionais, visitas técnicas e eventos.

No modelo 4.0, os alunos têm acesso à plataforma com conteúdos on-line disponíveis 24 horas por dia, que os ajudam a estudar e se prepararem para os encontros presenciais que acontecem 2 ou 3 vezes por semana. Durante os encontros, o professor atua como um facilitador, mediando discussões e atuando como mentor dos alunos em sua busca por soluções para problema voltados à realidade do mercado.

Durante a graduação, os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aprendem disciplinas que oferecem conhecimento sobre sistemas integrados, métodos e técnicas de pesquisa, algoritmos e programação, administração de banco de dados, entre outras. Se trata de uma ampla formação, composta por matérias práticas e teóricas.

UNDB_CTA

Perfil profissional

A formação tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dará ao profissional diversas habilidades que suprem as demandas do mercado de trabalho:

• Trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas;
  • Raciocínio lógico apurado;
  • Emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos;
  • Preocupação com a qualidade, integridade e segurança de programas computacionais.

Além disso, esse profissional também poderá atuar nas seguintes áreas do mercado:

• Empresas de planejamento com desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
  • Empresas de tecnologia;
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
  • Organizações não-governamentais;
  • Órgãos públicos;
  • Institutos e Centros de Pesquisa.

Tendências de mercado

No campo da tecnologia, as mudanças ocorrem extremamente rápido. Sendo assim, as recentes tendências de mercado do setor de TI, mais especificamente da Análise e Desenvolvimento de Sistemas, está na automação da coleta e análise de dados, computação da nuvem e segurança da informação.

Atualmente, já existem softwares capazes de coletar dados e fazer a conexão entre as informações automaticamente, como o Big Data. Desse modo, os processos se tornam ainda mais ágeis em comparação com a velocidade da mesma tarefa executada por um usuário, por mais que as informações não estejam organizadas.

Já no que se refere à computação de dados na nuvem, está cada vez mais popular, tanto para as empresas, quanto para usuários comuns. Ao dispensar a necessidade de armazenar informações em arquivos físicos, se economiza com infraestrutura e montagem que permita esse modelo de armazenagem. Encontrar os dados específicos na nuvem também facilita a organização empresarial.

Formas de ingresso

Está preparado para ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 4.0 da UNDB? As inscrições estão abertas! Veja nesta página qual das opções oferecidas se encaixa melhor em seu perfil e aproveite!

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Tecnólogo

icon2

Modalidade:

icon3

Duração:

4 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):