Postado por Dennis Mantovani em 02-10-2018 9:00

5 dicas para se preparar para as provas do Enem

estudar para o enem

Entrar em uma universidade é o sonho de muitas pessoas e, para realizá-lo, o principal caminho a seguir é conseguir uma boa nota nas provas do Enem. Porém, para conquistar esse resultado, é necessária muita preparação, foco e estudo, além de algumas mudanças na rotina.

Quer saber como potencializar suas chances de passar com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio? Continue a leitura e acompanhe nossas 5 dicas essenciais!

Prepare-se para o Enem

1. Crie uma rotina de estudos

O primeiro passo para se preparar para o Enem é criar uma rotina de estudos, com um planejamento diário dos conteúdos que você precisa ver. É importante determinar horários para acordar, dormir, estudar e as pausas necessárias de uma em uma hora, para o cérebro absorver melhor as matérias do Enem.

2. Faça simulados do Enem

Não dá para fixar os conteúdos só por meio da leitura, não é mesmo? Sem exercícios, boa parte dos seus estudos não vai render o tanto que poderia, já que fica muito mais fácil esquecer a matéria sem a prática.

Por isso, faça simulados com questões do Enem, para, além de aprender melhor, já se acostumar com o formato da prova. Inclusive, pode ser uma boa ideia treinar uma prova antiga inteira, usando o mesmo limite de tempo.

3. Treine a redação

Além de fazer simulados do Enem, não se esqueça de uma das partes importantes da prova: a redação. Um erro muito comum dos candidatos é se concentrar nos estudos da matéria e deixar o treino do texto de lado, e aí perder aquela sonhada vaga por poucos pontos.

Para que isso não aconteça com você, procure temas de edições anteriores para treinar, peça feedbacks para professores e colegas que sabem muito de português e não deixe de acompanhar as notícias e principais debates em pauta, pois o Enem costuma pedir que o candidato discorra sobre algum assunto que tenha chamado a atenção da mídia e opinião pública no ano da prova.

estudar para o enem

4. Aproveite a internet do jeito certo

Se antes era preciso comprar livros e apostilas para se estudar em casa, hoje a internet trouxe muito mais maneiras de se preparar sozinho para as provas do Enem, desde videoaulas, à plataformas e aplicativos que ajudam você a corrigir redações e fazer exercícios.

Você só precisa ter cuidado para que o aliado não se transforme em inimigo por meio das redes sociais, que acabam distraindo e tirando o foco dos estudos.

5. Lembre-se de descansar

Manter o foco nos estudos é muito importante na preparação para as provas do Enem, mas é preciso cuidado para não se descuidar do descanso e da saúde. Afinal, uma mente descansada consegue absorver melhor as matérias e render mais nos estudos.

Por isso, não deixe de fazer pausas, dormir 8 horas por noite, aproveitar os seus fins de semanas, fazer exercícios físicos e ver seus amigos. O lazer vai ajudar na manutenção da saúde mental necessária para conquistar a graduação que você tanto quer.

Gostou das dicas que passamos neste post? Aproveite e descubra como você pode se preparar ainda melhor para as provas do Enem! Confira nosso ebook Prepare-se para o Enem e garanta sua vaga na universidade!

Nova call to action