Postado por Dennis Mantovani em 30-10-2019 9:00

5 dicas para tirar uma nota 1000 no Enem

 
 
 
 
 
 
 
dicas para tirar 1000 no enem

Marcado para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, a edição de 2019 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) espera receber cerca de 5,5 milhões de candidatos em todo o país. Com poucos meses restantes para as provas, é mais do que necessário revisar os principais conteúdos e se dedicar a um dos maiores desafios: escrever uma redação nota 1000.

Prepare-se para o EnemPara isso, não basta apenas estudar os assuntos que cairão no exame. É preciso saber organizar os pensamentos e relacionar tudo o que aprendeu ao longo do ano com a proposta de redação. Sendo assim, continue acompanhando este artigo e confira as dicas que preparamos para você tirar a nota máxima na redação do Enem. Veja a seguir!

1. Relacione os temas

É sabido que os temas das redações do Enem sempre tratam de problemas sociais brasileiros. Contudo, mesmo que você utilize a realidade de outro país como exemplo, é crucial esclarecer as suas ideias e construir um argumento que faça sentido com o que foi solicitado. Isso quer dizer que está tudo bem mostrar outras referências, desde que todas as partes da sua redação estejam relacionadas com a proposta.

2. Use a quadra de ouro

Em todas as redações, é fundamental apresentar uma medida que solucione ou reduza o problema social citado no tema. Para chegar nessa conclusão, o recomendado é usar a ‘Quadra de Ouro’: o que será feito para tal problema, quem fará, como será feito e o que se espera. Dessa forma, será menos difícil elaborar um texto profundo e, ao mesmo tempo, objetivo.

3. Utilize a norma culta

Outra dica para conseguir uma redação nota 1000 é prestar atenção na pontuação, acentuação e sempre usar a norma culta da escrita. Vale destacar que, a avaliação da nota considera até quatro desvios de linguagem. Caso ultrapasse esses, a correção será feita abaixo da margem, portanto, tome muito cuidado com erros causados por desatenção. Uma dica extra que pode ajudar bastante é usar sinônimos quando estiver com dúvidas sobre determinado termo.

dicas para tirar 1000 no enem

4. Entenda a proposta

É importante que você tenha atenção sobre  que o tema da redação está pedindo para evitar o tangenciamento. Isso significa que deve tomar cuidado para entregar uma solução direta ao problema apresentado em vez de apenas se aproximar dele. Por exemplo: um tema que aborda a importância da reciclagem de plástico para a vida marinha não se limita à sustentabilidade em geral. É necessário especificar o assunto.

5. Esqueça seu texto 

Por fim, mas não menos importante, após seguir todas essas dicas e finalizar seu rascunho de redação, vale a pena deixar o texto um pouquinho de lado antes de reler e passar a limpo. Essa pausa permitirá que você seja mais crítico na correção e tenha menos chances de deixar escapar certas falhas. Então, deixe para reescrever sua redação por último. 

Depois de ler tudo o que citamos até aqui, com certeza você terá mais chances de escrever uma redação nota 1000 no Enem. Também é interessante praticar a redação antecipadamente, como se estivesse no momento do exame. Assim, estará mais preparado para elaborar um texto de qualidade e até mesmo em menos tempo.

Gostou das nossa dicas? Veja agora como se preparar para o Enem e garantir a sua vaga na universidade dos sonhos!

5 dicas para se preparar para as provas do Enem

Tópicos: Redação do Enem

Postado por Dennis Mantovani em 30-10-2019 9:00