A área de direito está em constante adaptação às novas demandas sociais e, com o avanço da tecnologia, também precisou criar novas maneiras de defender as pessoas dos ataques digitais. Dessa maneira, surgiu o advogado especialista em crimes virtuais.
A atuação desse profissional deriva dos estudos da área do direito digital. Ele é responsável por zelar pela justiça e regulamentação dentro de diferentes ambientes tecnológicos.
Assim como no direito tradicional, o advogado especialista em crimes virtuais pode atuar em diferentes tipos de ocorrências. Para isso, é preciso ter o conhecimento específico sobre as leis e diretrizes que regulamentam essas diferentes esferas virtuais.
O crime virtual, também chamado cibercrime, é um tipo de delito cometido no meio digital, utilizando-se de dispositivos eletrônicos e redes
de computadores como instrumentos para a prática criminosa.
Quando transações comerciais e interações sociais ocorrem em uma escala sem precedentes no mundo virtual, também surgem novos desafios legais.
Aspectos como proteção de dados pessoais, direitos autorais online, Segurança Cibernética e responsabilidade por condutas ilícitas demandam o trabalho de profissionais qualificados.
Se você tem interesse na carreira na área de Direito e reconhece a necessidade da advocacia voltada para as questões que surgem na internet, continue a leitura.
Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o trabalho do advogado de crimes virtuais!
Vale ressaltar que um profissional graduado no curso de Direito já possui uma base para atuar na área de crimes virtuais, pois o tema é comum já durante a graduação. No entanto, buscar uma especialização nesse campo pode ser uma maneira de aprimorar habilidades específicas e aumentar as chances de trabalhar com esse tipo de crime.
Para que as pessoas saibam no que um profissional desses pode ajudar, é preciso conhecer essas áreas de atuação. Assim, é possível ter um respaldo legal em caso de crimes virtuais, que se tornam cada vez mais frequentes.
Na história recente da internet, casos de ataques cibernéticos ficaram famosos e precisaram de uma nova regulamentação que respaldasse elas. Além disso, o advogado especialista em crimes virtuais foi necessário para defender as pessoas que sofreram danos.
Na área criminal, esse profissional pode atuar em casos de injúria, calúnia e difamação, que são bem comuns na internet, ainda mais quando atrelado ao anonimato. Esse tipo de prática também pode estar atrelada ao vazamento de informações privadas como fotos, vídeos e áudios.
Além disso, a internet possibilitou uma grande circulação de trabalhos, gerando problemas de crimes contra a propriedade intelectual e industrial. Por isso, recentemente ganhou destaque a discussão sobre direitos autorais e apropriação de trabalhos alheios.
Essa é outra área de destaque dentro do direito digital, ainda mais em uma fase de transição e adaptação à realidade digital. Por isso, os advogados especialistas em crimes virtuais podem fazer um trabalho consultivo, principalmente para empresas envolvidas com tecnologia.
Além disso, pode auxiliar na confecção e regulamentação de contratos eletrônicos, assinaturas digitais e cumprimento de seus termos. Em casos de violação, pode realizar o acompanhamento de vistorias, defesas e realização de medidas cautelares.
Portanto, também pode ter presença na área administrativa, auxiliando no registro de marcas, patentes, transferência de tecnologia, entre outros. Com poucas informações acessíveis na internet sobre o assunto, é essencial ter um profissional especializado e capacitado para realizar tais procedimentos e manter a legalidade dos negócios e serviços digitais.
O salário médio de um advogado que atua especificamente em crimes virtuais é de R$ 4.993,23, segundo levantamento do site Salario.com. Esse valor pode variar dependendo de diversos fatores, como experiência, localização geográfica, tamanho e prestígio do escritório de advocacia.
O relatório também mostra que o teto salarial previsto para o advogado de crimes virtuais é de R$ 11.959,62.
Não há uma fórmula definitiva do sucesso nessa área, existem certas características e habilidades que podem ser fundamentais para um especialista em crimes virtuais.
Por exemplo, como especialista, pode ser que você precise de disposição para analisar e interpretar uma grande quantidade de dados. Neste caso, a ideia é identificar padrões suspeitos e extrair informações relevantes, de modo a apoiar investigações jurídicas.
Lidar com investigações de crimes virtuais também pode ser estressante e exigir a capacidade de manter a calma e tomar decisões rápidas, mesmo em situações de alta pressão.
Se você se identifica com esses aspectos e está disposto a enfrentar os desafios únicos desse campo dinâmico, pode ser uma excelente escolha seguir uma carreira de advogado de crimes virtuais.
Na UNDB, o curso de Direito da UNDB, garante formar profissionais qualificados tendo como objetivo preparar alunos não só na vida acadêmica, mas como também, tenham uma vivência concreta do que é o mercado de trabalho, estimulando-os com a interação com profissionais da área por meio de palestras, debates e seminários oferecidos pela UNDB.
É na UNDB que os alunos são capacitados a criarem um espírito crítico e reflexivo. Tornando-se verdadeiros protagonistas do mercado dentro do processo de conhecimento.
A UNDB é uma instituição que oferece qualidade e excelência no ensino superior, ela vai te preparar para se destacar e conseguir um lugar de prestígio na profissão, além de que, com ela, você terá toda uma estrutura completa e o custo-benefício para se formar um excelente Advogado.
Tá esperando o que? Faça sua inscrição no curso de Direito da UNDB e escolha sua forma de ingresso. As modalidades estão todas devidamente explicadas no site institucional da UNDB. Corre e não fique de fora!