Postado por Dennis Mantovani em 26-02-2018 9:00

Afinal de contas, o que é preciso para ser um bom Engenheiro Civil?

engenheiro civil

A carreira de Engenharia Civil está entre as mais procuradas pelos estudantes. Para você ter uma ideia, o curso está entre os 10 mais concorridos dentre todos aqueles oferecidos
pelo Programa Universidade para Todos, do MEC. A razão para isso está na empregabilidade e nos ótimos salários (a média, no Maranhão, é de R$ 6.900,00 segundo a Catho).

No entanto, para ter uma boa colocação no mercado e conseguir ser um bom engenheiro civil, é preciso se preparar desde a graduação. É para lhe ajudar nisso que escrevemos este artigo! Veja essas dicas:

Curso de Engenharia Civil

01 CURSAR UMA BOA FACULDADE

Existem algumas especializações no ramo da Engenharia Civil, dentre elas, a Engenharia de Produção e a Engenharia civil e de meio ambiente. Independentemente da opção que você faça, tenha certeza de que a instituição escolhida possui credibilidade e atende as demandas do mercado.

Uma forma de saber isso é consultando o status da faculdade no site do MEC. Verifique quais faculdades em São Luís possuem cursos reconhecidos e autorizados: isso garante que eles têm permissão para funcionar. Depois, veja quais são os índices de qualidade do curso em questão, como o conceito ENADE. Todas essas informações são encontradas no site do E-MEC.

02 DEDICAR-SE DESDE A GRADUAÇÃO

O momento para se tornar um ótimo profissional é durante a graduação. Leve a sério as matérias, pois elas darão todo o suporte para que você atue de forma segura na Engenharia. Além disso, aproveite toda a estrutura que sua faculdade oferece, como os laboratórios e corpo discente.

Não se esqueça de ter uma boa base nas disciplinas teóricas que são fundamentais para a prática, como as que envolvem cálculo. Se essa for uma dificuldade sua, busque trabalhá-la!

engenheiro civil

03 REALIZAR ESTÁGIOS NAS ÁREAS DE INTERESSE

Nada deixar para exercitar a profissão apenas quando estiver recém formado. Poucas empresas empregam profissionais sem nenhuma experiência, e os estágios estão aí para ajudar no ingresso ao mercado.

Você encontrará muitas oportunidades durante a graduação, mas não agarre a primeira que tiver. Sabemos que bolsa e benefícios são importantes, mas, nesse momento, oaprendizado que você terá e a afinidade com a área da empresa (se da construção civil, saneamento ou de transportes, por exemplo) contam mais.

04 TER UM PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Por fim, é fundamental ter um planejamento de carreira. O termo parece complicado, mas a ideia é simples: pense em como você se vê no seu auge profissional e o que fará para
alcançar isso. No meio do percurso, acrescente as metas e o que você fará para atingi-las.

Todas as decisões que você tomar ao longo de sua trajetória profissional deverá levar em consideração esses objetivos.
O planejamento de carreira pode envolver um cargo específico, uma empresa específica ou uma meta salarial. O importante é que isso seja mensurável e que você saiba quando chegar lá.

Depois de todas essas dicas, tenha em mente que ser um bom engenheiro civil envolve competências técnicas, mas também habilidades pessoais como a ética, uma boa comunicação e capacidade de gerenciar conflitos.

Avalie quais são suas maiores fraquezas e busque saná-las, sempre!
Esperamos ter contribuído com este artigo. Se ainda precisa de ajuda, ou tem sugestões, nos deixe um comentário!

Por que estudar Engenharia Civil em São Luís?

Tópicos: Graduação

Postado por Dennis Mantovani em 26-02-2018 9:00