Postado por Undb em 02-07-2024 7:30

Carreira em Ciências Contábeis: guia completo e caminhos de sucesso

 
 
 
 
 
 
 
ciências contábeis

O profissional de Ciências Contábeis, na maioria das vezes, trilha dois caminhos: O primeiro, é trabalhar para empresas; já o segundo, trabalhar por conta própria, com o seu próprio consultório. 

De acordo, com uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half, o setor de finanças e contabilidade têm as principais procuras por esses profissionais em:

  • Gerência financeira;
  • Controladoria;
  • Análise de tesouraria;
  • Auditoria;
  • Análise contábil e fiscal.

Esse é um dos fatores que torna a área atraente para os profissionais, já que dá a oportunidade de escolher qual a modalidade de trabalho é mais adequada para sua realidade e qual se identifica mais. 

Aqueles que escolhem fornecer seus serviços de forma autônoma, podem optar por ter os seus próprios colaboradores, já que abrem um escritório e assim alcançam um número maior de empresas e pessoas interessadas. 

Já outros, optam em estabelecer um vínculo somente com uma empresa ou com uma pessoa física, oferecendo os seus serviços de forma exclusiva

Não importa qual caminho o profissional vai escolher, em seu dia a dia terá responsabilidades como avaliar contas, investimentos, orçamentos, monitorar o custo e todos os outros aspectos financeiros.

Vale ressaltar que o mercado para Ciências Contábeis está em alta. Diante disso, há maiores chances de empregabilidade para esses profissionais. Em uma pesquisa, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou um índice de 93,8% de empregabilidade para contadores. Segundo o site Catho, hoje em dia o salário médio para essa profissão já é de 4.631,28.

Como está o mercado de trabalho em Ciências Contábeis

O crescimento da tecnologia e os seus avanços possibilitaram aos profissionais de ciências contábeis menos burocracia e mais praticidade nas suas tarefas. Um exemplo disso são os softwares, usados para fazer planejamentos e ações estratégicas. Dessa forma, contribui na otimização do tempo, tornando o serviço mais ágil. 

A Ciências Contábeis é uma área que está ligada com outras profissões nas elaborações de projetos, visando o crescimento da empresa e nos ajustes dos gastos. Atualmente, é comum encontrar contadores trabalhando juntamente com administradores e gestores, apresentando os índices financeiros do negócio.

Além disso, existe a expansão de auditorias, que são responsáveis pelas verificações das práticas das empresas sob normas legais e a Due Diligence (diligência prévia) que monitora parceiros e fornecedores e suas fusões empresariais.

Nesse sentido, o contador não tem mais uma função tão mecânica, já que a profissão tornou-se mais dinâmica e, consequentemente, necessária. É evidente que esse seja um dos motivos que fazem inúmeros  estudantes optarem pelo curso de Ciências Contábeis.

Quem se forma em Ciências Contábeis trabalha onde

O profissional de Ciências Contábeis têm excelentes oportunidades para exercer sua profissão, já que podem trabalhar em  segmentos como:

  • Industriais;
  • Comerciais;
  • Instituições;
  • Organizações;
  • Empresas.

O contador também pode prestar consultoria para pessoas físicas que precisam apresentar documentos como declaração de imposto de renda. 

Principais áreas de atuação na Ciências Contábeis

De acordo com a lei 6.404/76 e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), exige a todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas de qualquer porte, ter uma escrituração contábil, validando as transações das contas.

Isso quer dizer que: não importa o porte da empresa, é necessário a presença de um contador para monitorar suas finanças. Essa é uma forma de cumprir todos os requisitos legais. Além disso, uma empresa com um contador capacitado têm mais chances de destaque no mercado. 

Confira algumas das principais formas de atuação para este profissionais:

Prestação de serviços

O profissional de Ciências Contábeis tem a possibilidade de atuar de forma autônoma no seu próprio escritório prestando serviço a pessoas e/ou organizações.

No caso das organizações, nem sempre toda empresa tem um contador em seu quadro de funcionários, no entanto, a consultoria é obrigatória. 

Auditoria 

É um setor responsável pela análise de contas de uma organização, seja privada, pública e até não governamental. A auditoria tem a finalidade de verificar registros, dados e balanços, garantindo  que estejam dentro dos princípios da contabilidade. Muitas vezes, os profissionais são  contratados pela própria empresa ou por um agente externo, por exemplo, quando um empresário decide comprar certa empresa ou adquirir alguma ação dela. 

Há dois tipos de auditor:

Externo: Contratado para averiguar, por exemplo, quando acontece uma venda da empresa;

Interno: É atuante na empresa e tem a intenção de evitar contratempos para manter a ordem.

Contabilidade Gerencial

Na contabilidade gerencial, o contador vai atuar como monitor dos registros e analisar completamente todas as operações financeiras e patrimoniais da empresa. Em seguida, dará um feedback que seja capaz de guiar os gestores em suas decisões.

Planejamento e controladoria 

Vai analisar ações de todas as áreas de uma mesma empresa para que possa promover medidas estratégicas para o seu crescimento, montando um plano que possa nortear o financeiro da organização.

Perícia

Na perícia, o contador vai investigar as operações financeiras com a finalidade de encontrar erros e ilegalidades, como por exemplo fraudes fiscais e patrimoniais.

Algumas pessoas acabam confundindo a atuação do perito com o auditor, mas atuam em situações opostas: o perito analisa as finanças para obter sucesso em processos judiciais, já o auditor busca avaliar sem envolver a justiça.

 

contador3

 

Perfil do profissional de Ciências Contábeis

Não há dúvidas que a matemática é determinante na rotina do contador, por isso, é importante que o profissional tenha afinidade para que possa atuar e exercer suas funções com facilidade e competência.

Durante sua atuação, o contador vai ter contato com números, cálculos, tabelas e planilhas,

tudo isso aliado a um olhar analítico. Essa combinação é crucial para que o profissional consiga colocar ordem e visualizar os problemas e soluções.

Além disso, é crucial ser uma pessoa que tenha um bom relacionamento com outros e possua habilidade de comunicação, já que precisará, rotineiramente, explicar situações tendo maturidade emocional para lidar com vários ocorridos. 

Outro ponto é que o profissional vai estar em contato frequente com os gestores e supervisores, orientando-os a traçar os melhores planos e estratégias. Para que tudo isso possa ser colocado em prática, é importante ressaltar o cuidado que o contador precisa ter em se manter sempre atualizado sobre a dinâmica do mercado e de inovações em sua profissão.

Onde estudar Ciências Contábeis ?

Ficou interessado pelos salários e cargos do contador e quer ser um profissional da área ? O curso de ciências contábeis da UNDB é a escolha perfeita para você se capacitar e construir seu diferencial no mercado. 

Na UNDB é oferecido o curso de ciências contábeis 4.0, onde este conceito disponibiliza para o aluno conteúdos 24 horas por dia. As aulas presenciais ocorrem de duas a três vezes por semana, oferecendo maior autonomia para estudar e aproveitar o conceito de aula invertida, onde o conhecimento vai além do ambiente acadêmico. 

A UNDB tem o foco em metodologias ativas que ajudam  no processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e interativas, onde o aluno não se torna apenas mais um no mercado, mas o verdadeiro protagonista de sua história. 

Quer iniciar sua graduação? É muito simples, basta preencher a ficha de inscrição do curso, clicando aqui. É possível ingressar na instituição prestando o vestibular e também utilizando sua nota do ENEM. Caso tenha alguma dúvida sobre o curso e formas de ingresso ou até mesmo valores, a UNDB tem um time especializado e preparado para te atender pelo número (98) 4009-7083.

Tópicos: Ciências Contábeis, Contabilidade

Postado por Undb em 02-07-2024 7:30