Postado por Dennis Mantovani em 11-09-2018 17:20

Conheça os fundamentos de sistemas de informação

 
 
 
 
 
 
 
sistemas de informacao-1

Ao entrar para o curso de sistemas de informação, uma das primeiras matérias que você verá é “fundamentos de sistemas de informação”, em que vai aprender sobre os principais conceitos necessários para atuar na área.

Curso de Sistema de Informação

Nessa matéria, você entende melhor, por exemplo, o que é um sistema, o que é informação, o que são dados, e como o uso de cada sistema impacta na rotina e nos resultados das empresas.

Se você quer se tornar um analista de sistemas ou está na dúvida se este curso é o ideal para você, confira agora os fundamentos de sistemas de informação e entenda melhor o que se aprende nessa faculdade!

O que é sistema?

Um sistema é um conjunto de elementos interligados, cada um desempenhando uma função de maneira integrada com o todo, para atingir um objetivo específico.

São parte de um sistema:

  • Saída: a apresentação do resultado do trabalho do sistema para o ambiente externo;
  • Entrada: é o que o sistema precisa (os insumos) para conseguir cumprir seus objetivos;
  • Processamento: são os processos que transformam os insumos em produto, ou seja, cumprem o objetivo do sistema;
  • Controle: é o monitoramento feito para verificar se o sistema está cumprindo seu objetivo;
  • Feedback: é a parte da saída que retorna ao sistema para passar informações sobre seu funcionamento, corrigindo erros e registrando o comportamento.

O que é informação?

Os dados são fatos isolados, que, sozinhos, não tem valor. A informação, portanto, é um conjunto de dados que foram processados e organizados de forma a terem algum valor. Tomada de decisões, acompanhamento da produção, identificação de padrões, tudo isso passa pela análise de informação.

sistemas de informacao-1

O que é um sistema de informação?

Juntando esses dois conceitos que explicamos nos dois tópicos anteriores, você encontra a definição de sistemas de informação: um sistema — composto por software, hardware, redes de telecomunicação e outras tecnologias — cuja função é organizar e fornecer informação a empresas e pessoas, melhorando a tomada de decisões.

Os sistemas de informação podem ser de diferentes tipos, confira a seguir alguns dos principais.

Sistema de Processamento de Transação (SPT)

Os Sistemas de Processamento de Transação organizam as informações relacionadas às compras, alterações de estoque e vendas de uma empresa, fornecendo aos gestores informações para melhorar essas transações e diminuir os custos.

Sistema de Informações Gerenciais (SIG)

Já os Sistemas de Informações Gerenciais utilizam informações para apoiar a tomada de decisão da administração nos mais níveis intermediários, como supervisores e gerentes, por meio de relatórios.

Sistema de Informação Executiva (SIE)

Os níveis avançados de gestão, como diretores e executivos, precisam de uma visão mais ampla da empresa e, por isso, utilizam um sistema diferente na sua tomada de decisão. É o SIE, que ajuda a traçar metas e diretrizes estratégicas.

E com isso, encerramos nossa pequena aula sobre os fundamentos de sistemas de informação! O que achou do conteúdo?

Lembre-se que as informações deste post são só o começo! Esse assunto dá material para uma discussão bem maior, que dura, literalmente, um semestre do curso para que possa ser totalmente entendido.

Se você ficou curioso e se interessou sobre o assunto, não deixe de aproveitar a oportunidade para ler nosso post com  tudo sobre o curso de Sistemas de Informação!

Nova call to action

Leia também: Sistemas de Informação: profissão do futuro?

Tópicos: Sistemas de informação

Postado por Dennis Mantovani em 11-09-2018 17:20