Postado por Undb em 17-01-2024 21:00

Enem: para que serve, vantagens e mais!

 
 
 
 
 
 
 
enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve seu início em 1998. Seu objetivo inicial era funcionar como uma avaliação do nível de aprendizado do ensino médio brasileiro. Porém, foi somente em 2004, que o Prouni foi criado e passou a usar a nota do Enem para disponibilizar bolsas de estudos para os estudantes que realizavam o exame.

Em 2009 tivemos o surgimento do Sistema de Seleção Unificada (SISU) mais uma alternativa que o Enem adotou que é um formato utilizado até hoje. Essa adoção de prática propunha inovação no formato de provas do país e a intenção de substituir o vestibular.

O exame se tornou tão importante que só cresceu durante os anos. O Enem se popularizou durante o ano de 2010, quando cerca de 4.626.094 se inscreveram para realizar a prova. 

Dito isto, preparamos um conteúdo imperdível para você entender para que serve o enem, as vantagens que ele pode dar e outras dicas importantes. Confira!

Como o Enem funciona ?

O Enem é uma prova que é realizada no domingo de dois finais de semana, geralmente, no final do segundo semestre do ano. No primeiro domingo, o estudante realiza a prova durante 5 horas e responde questões objetivas e desenvolve uma redação. Questões essas que são:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação.

No segundo domingo de prova, os estudantes passaram por mais 45 questões objetivas, mas agora da área de ciências exatas, com uma duração de 4 horas e 30 minutos. 

  • Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. 

Atualmente o estudante também tem a possibilidade de realizar a prova em duas versões: a prova impressa e a prova digital, dependendo do caso. 

Para que serve o Enem ?

É normal que algumas pessoas não saibam para que serve o ENEM. De forma geral, o Enem é o exame que o estudante realiza e que lhe dar a garantia de possuir algumas possibilidades de ingresso no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas. 

Segundo o MEC, o foco do exame é avaliar a inteligência e a  capacidade do estudante de raciocinar diante dos conteúdos assimilados durante todo o ensino médio. Isso porque o aluno encontra na prova, situações-problema onde ele precisa resolver associando a práticas do dia-a-dia.

CALCULE A SUA NOTA DO ENEM

Qual a vantagem de realizar a prova?

Ficou claro para você para que serve o Enem ? O exame também oferece algumas vantagens para os estudantes que realizam a prova e desejam garantir uma vaga na faculdade a partir da nota do Enem.

É  através da nota da prova que o aluno tem a oportunidade de concorrer a vagas e bolsas de estudos. Vamos te apresentar algumas das vantagens de se realizar a prova. Confira:

Prouni

Se você é um estudante que deseja conseguir uma bolsa de estudo em alguma universidade particular, o ENEM te possibilita isso através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Estudantes que possuem baixa renda têm a oportunidade de se inserir através do Prouni em instituições de ensino. 

Vale ressaltar que no Prouni existem dois tipos de bolsas, uma que é integral de 100% e outra parcial de 50%, porém, ambas precisam possuir comprovação de renda.

É importante também ficar sabendo que  para que você possa conseguir a bolsa o estudante deve ter participado da prova recentemente e alcançado a nota de 450 pontos no mínimo ou mais, e não ter zerado a redação. 

Fies

Criado pelo MEC em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil, tem o intuito de possibilitar estudantes financiarem o ingresso ao ensino superior em instituições privadas.

O Fies é uma modalidade que oferece aos estudantes a oportunidade de um financiamento estudantil com taxa de juros de 3,4% ao ano para qualquer curso que ele queira iniciar. Além disso, o programa é voltado para aqueles estudantes que ainda não terminaram o ensino superior e não se beneficiaram com o programa em outro momento. 

Quer saber como conseguir o FIES? Na UNDB temos uma página para você tirar todas as suas dúvidas e entender como funciona, pois todo início de semestre são abertas as inscrições. Então fique por dentro e não perca o prazo de inscrição. Confira aqui mais informações de como o FIES funciona. 

 

Design sem nome (39)-1

 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é outra vantagem que o ENEM possibilita ao estudante de ingressar em universidades públicas utilizando a nota alcançada por meio da prova. 

E para garantir esse benefício, é preciso que o estudantes tenha participado da edição mais recente da prova, e claro, ter alcançado nota superior a zero na redação. A UNDB é adepta ao sistema do Sisu como porta de entrada no ensino superior. Escolha seu curso, realize sua prova e traga sua nota do Enem para se inscrever nessa modalidade. Caso tenha alguma dúvida, entre no nosso site e conheça as formas de ingresso.clicando aqui

Substituição de vestibular em universidades

O ENEM já possibilita ao estudante a oportunidade de substituir a realização do vestibular da universidade como entrada para muitas instituições privadas e públicas. 

Um exemplo disso é o ProUni que permite que os estudantes consigam bolsas de estudos em instituições privadas utilizando somente a nota do próprio Enem sem precisar fazer o vestibular. 

Mas não se preocupe, caso você não tenha realizado a prova do ENEM, ainda é possível conseguir acesso ao ensino superior através do vestibular da própria faculdade. Na UNDB  você tem outra oportunidade para o ingresso no ensino superior. O vestibular online, te possibilita isso, saiba como se inscrever no nosso vestibular online, clicando aqui.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de desconto nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Agora que você já conhece algumas vantagens e sabe para que serve o ENEM, que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.

Tópicos: como usar a nota do enem, vestibular usando a nota do enem, Tudo sobre Enem, Redação do Enem, Enem

Postado por Undb em 17-01-2024 21:00