Postado por Dennis Mantovani em 02-04-2020 9:00

Faculdade de Arquitetura: aprendendo a mudar o mundo

 
 
 
 
 
 
 
Curso de arquitetura e urbanismo

O que é Arquitetura? Os arquitetos desenvolvem atividades relacionadas a projetos de edifícios e espaços para uso público e privado. Eles criam esboços do desenho inicial, planos de construção detalhados, maquetes e gerenciam a execução de obras e de aspectos legais e financeiros.

 

Muitas vezes, pensamos em arquitetos como artistas, mas eles são muito mais. Eles devem se preocupar com a função e segurança dos espaços que arquitetam. Ao projetar essas estruturas, também devem estar atentos às necessidades das pessoas que as usarão e aos orçamentos destinados.

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo

No curso de Arquitetura e Urbanismo em São Luís, você vai adquirir todas as habilidades técnicas de desenho, das quais terá noções de tridimensionalidade e raciocínio espacial. 

A criatividade será estimulada durante os anos da graduação, o que permitirá criar novos espaços. Você também vai adquirir a capacidade de antever a criação de ambientes, somente com coordenadas básicas de planejamento de projeto. 

Obviamente, levará em conta diversos pontos técnicos de um planejamento arquitetônico, que será apreendido em aulas teóricas e em estágios supervisionados. A graduação em Arquitetura e Urbanismo é um curso híbrido, que conta com as disciplinas de projetos, na quais os alunos são capacitados em diversas áreas: habitações unifamiliares e multifamiliares, edifícios multifuncionais, institucionais e propostas de interiores. 

Curso de arquitetura e urbanismo

A responsabilidade social da Arquitetura e Urbanismo

Os arquitetos e as empresas de arquitetura têm uma responsabilidade social na prática? Sim, o esboço e a execução de um empreendimento afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que vão trabalhar, morar, se hospedar ou transitar por aquele espaço. 

O papel deste profissional inclui acreditar que a Arquitetura pode criar lugares melhores e que pode até mesmo tornar um lugar civilizado, transformando-o em uma comunidade mais habitável. Além de desempenhar uma função significativa na melhoria do bem-estar das comunidades, conscientizando o público sobre questões sociais e ambientais de forma crítica. 

Por isso, ter uma educação arquitetônica de qualidade facilita o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, que podem ser aplicadas para resolver problemas e abordar situações além do desenho. 

Mas a responsabilidade social não se limita às necessidades relacionadas ao ambiente construído ou às questões ambientais. As habilidades de pensamento crítico também são valiosas na criação de uma organização ou no estabelecimento de metas estratégicas e planos de implementação.Quer saber mais sobre o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo? Leia este post e tire suas dúvidas da área para o futuro e entenda melhor o que o estudante aprende neste curso.

Vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo em São Luís?

 

Veja também:

Tópicos: Arquitetura e Urbanismo

Postado por Dennis Mantovani em 02-04-2020 9:00