Postado por Dennis Mantovani em 21-08-2018 9:00

Faculdade de Psicologia é para você? Descubra!

psicologia é pra você

Entender o comportamento humano, ajudar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida e estudar os teóricos que tentaram responder aos grandes enigmas existenciais. Essas são algumas das expectativas nutridas pelos candidatos ao curso de Psicologia.

Curso de Psicologia

De fato, a carreira na área é pautada nestes pressupostos, mas será que o interesse por essas questões basta para valer a escolha do curso? Isso deve ser bem pensado, pois a carreira em Psicologia é tão recompensadora quanto exigente.

Então, como saber se você está preparado para ela? Veja algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo e as respostas que indicam seu futuro – ou não – na faculdade de Psicologia. Confira!

Você é questionador(a)?

Sua resposta é sim? Ponto para a faculdade de Psicologia!

O curso de Psicologia tem um perfil crítico e reflexivo. Isso quer dizer que as aulas são preparadas com o intuito de desenvolver um raciocínio analítico e questionador no aluno. É dessa forma que o profissional avalia um fenômeno sob diversos pontos de vista antes de chegar a uma resposta.

Conclusões precipitadas, portanto, não fazem parte do perfil do psicólogo e, por isso, ser questionador é uma característica importante. Além disso, pessoas questionadoras também são curiosas, atentas a detalhes, gostam ler e estudar e estão abertas a diferentes opiniões.

Você é flexível?

É melhor ser!

Não importa qual curso você faça, sempre ocorrem mudanças antes e depois da faculdade. O curso de Psicologia, porém, pode ser um pouco mais exigente do que outros nesse quesito. Isso porque o aluno deve aprender a olhar para situações “de fora”, deixando julgamentos e preconceitos de lado.

Pessoas muito apegadas aos seus valores podem ter dificuldade em aceitar o outro e isso impede o psicólogo de realizar um bom trabalho. É preciso ter flexibilidade para aceitar opiniões, estilos de vida, crenças e valores distintos do seu.

Uma consequência comum é a autoanálise. O aluno começa a observar a si mesmo, seus valores e comportamentos e isso pode gerar mudanças na sua forma de ser e pensar. É quando essas mudanças ocorrem que você percebe que está em uma boa aula de Psicologia!

Você gosta de matemática?

Não? Sem problemas!

Cursos nas áreas de Humanas e Sociais são muito procurados por quem não curte matemática e a faculdade de Psicologia enquadra-se bem aqui. A maioria das matérias do curso são voltadas à Filosofia, Sociologia, Antropologia ou da Psicologia propriamente dita.

De modo geral, o curso possui apenas uma disciplina exata em sua grade curricular, a Estatística Aplicada. Ela é importante, por exemplo, para identificar padrões de comportamento em uma população ou como o comportamento de uma pessoa muda ao longo do tempo.

psicologia é pra você

Você é resiliente?

Resiliência é a capacidade de suportar ou saber lidar com situações difíceis. Essa habilidade é aprendida ao longo das experiências vividas ou com apoio de psicoterapia e muito útil em certas aulas de Psicologia. Então, quem não tem, terá que desenvolver para se dar bem no curso.

Entenda, algo que chama a atenção dos alunos para o curso de Psicologia são as temáticas estudadas, como suicídio, abuso sexual, vícios e transtornos mentais, entre outros. Esses conteúdos são muito interessantes, mas também bastante delicados e causam certo estresse emocional ao longo da graduação.

Não que tudo sobre Psicologia seja um drama, mas é bom estar preparado. É por isso que recomenda-se ao aluno do curso investir na psicoterapia, inclusive como uma forma de formação complementar, vivenciando a prática profissional do ponto de vista do paciente ao longo da formação.

Quem diria que escolher a faculdade de Psicologia tem tantas questões, não é? Porém, é um curso extremamente interessante e altamente recompensador intelectual, pessoal e profissionalmente.

Gostou do curso e quer ser um profissional de sucesso na área? Conheça o curso de Psicologia da UNDB!

Acesse a página do curso!

Tópicos: Psicologia

Postado por Dennis Mantovani em 21-08-2018 9:00