A princípio, é imprescindível conhecer o programa “Jovem Aprendiz”. Esse programa faz parte de um projeto do governo federal, na qual foi criado através da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), na qual regulamenta que empresas tanto de médio, quanto de grande porte contratem jovens que tenham idade entre 14 e 24 anos para atuar como aprendizes.
Sendo que, o contrato trabalhista pode ter duração de até dois anos e no decorrer desse período, o jovem deve adquirir aprendizado teórico, em sala de aula, e prático, dentro da empresa que o contratou.
Algo que difere dos estagiários, o jovem aprendiz não precisa estar cursando uma graduação, mas sim ter ensino médio. De acordo com a lei, o jovem deve ter a idade adequada (entre 14 e 24 anos) para se encaixar nesta categoria, além disso, toda empresa de grande ou médio porte deve possuir em média 5% a 15% de aprendizes entre seu quadro de funcionários.
Por lei, para que uma pessoa se torne um jovem aprendiz, a mesma deve estar dentro da faixa etária permitida, que é entre 14 e 24 anos, e também deve estar matriculado e frequentando a escola.
Sim é possível, mas desde que não ultrapasse o limite máximo de dois anos como aprendiz, que estabelecido por Lei. Dessa forma, por exemplo, é possível trabalhar por um período de um ano em uma empresa, e mais um ano em outra empresa.
As funções e tarefas exercidas pelo jovem aprendiz podem variar e serão definidas conforme a vaga a qual foi selecionado, geralmente, as tarefas de um jovem aprendiz são de caráter administrativo. No entanto, em geral, cabe a um aprendiz tarefas como:
De acordo com a Lei da Aprendizagem, todo profissional contratado para exercer tal cargo, possui alguns direitos garantidos. Segue abaixo esses direitos:
Obs. Existem empresas que oferecem a possibilidade de benefícios como: seguro de vida, regime home-office, convênio médico e outros.
De acordo com o levantamento feito pela Catho, o jovem aprendiz pode receber em torno de R$1.200,00, sendo que o profissional tem direito ao salário mínimo-hora vale transporte, 13° salário e férias.
Para ser um bom jovem aprendiz e desempenhar com eficiência as atividades, segue abaixo 7 dicas de como executar tal tarefa com qualidade e destaque no mercado de trabalho:
Como mostramos acima, o Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade para os jovens que buscam não apenas uma fonte de renda, mas também uma experiência valiosa que pode ajudá-los na construção de suas trajetórias profissionais.
Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.
Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.
Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 4° Melhor Centro Universitário do Brasil.
Você tem outra oportunidade para o ingresso no ensino superior. O vestibular online, te possibilita isso, saiba como se inscrever no nosso vestibular online, clicando aqui.
Agora que você já conhece algumas vantagens e sabe para que serve o ENEM, que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.