Postado por Dennis Mantovani em 09-10-2018 9:00

Redação para vestibular e Enem: como treinar para ser aprovado?

 
 
 
 
 
 
 
redação e o vestibular

As provas do Enem são um desafio para estudantes de todo o país. Tanto para as questões objetivas quanto para a redação, é preciso se preparar com antecedência e treinar bastante para ingressar em uma boa instituição de ensino superior.

Prepare-se para o Enem

As questões dissertativas exigem muito conhecimento, mas a redação vai além. Para escrever um texto nota mil, é preciso ter pensamento crítico, saber argumentar e dominar o português.

Neste post explicamos algumas estratégias para treinar para a redação. Confira!

Pratique o tipo de texto pedido

A redação para vestibular normalmente é do gênero dissertativo, o que significa que é necessário defender determinada opinião sobre o tema proposto. Esse tipo de texto exige pensamento crítico e conhecimento do assunto abordado, afinal, devem ser usados argumentos que condizem com a realidade.

A estrutura do texto deve contar com uma introdução sobre o assunto principal, o desenvolvimento do seu ponto de vista e uma conclusão que solucione o problema abordado. Para produzir uma redação com todos esses detalhes durante o tempo de prova, é preciso praticar bastante.

É escrevendo com frequência que você se acostuma com essa atividade e garante que não vai travar na hora do vestibular. Pratique em casa, mas com as mesmas condições do dia das provas do Enem: durante o mesmo tempo, sem nenhum material de apoio e com temas escolhidos por outra pessoa.

Reescreva

Além de treinar para a redação, é necessário acompanhar o progresso ao longo do ano. Por isso, peça para outras pessoas, se possível um professor, ler seus textos e propor melhorias, de forma que a escrita fique cada vez melhor. A partir daí, refaça seus textos. Reescrevendo você descobre que é possível expressar as mesmas ideias de várias maneiras diferentes.

Na redação para vestibular, o hábito de reescrever será útil no momento de transcrever o rascunho para a versão final do texto. O rascunho serve para organizar as ideias e é nele que você deve explicar seus argumentos. Porém, é na hora de ler o rascunho e reescrevê-lo que você tem a oportunidade de melhorar a estrutura do texto.

redação e o vestibular

Fique atento ao que acontece no mundo

Muitas vezes, as questões de vestibular abordam o cenário socioeconômico do país. O mesmo acontece com a redação: com frequência, o tema proposto está relacionado à realidade dos brasileiros ou à eventos de interesse internacional. Por isso, acompanhar as notícias faz parte do treino para se dar bem na redação.

Para desenvolver o pensamento crítico necessário na construção do texto, sugerimos a leitura de análises de especialistas sobre determinado problema e o acompanhamento de diferentes veículos de mídia. Conhecer diferentes visões sobre o mesmo assunto faz com que você tenha uma base maior na formação de uma opinião própria.

Ainda que a redação para vestibular costume surpreender os estudantes, conhecer a conjuntura nacional e internacional é de grande ajuda em qualquer dissertação. Ou seja, mesmo sem ter estudado o tema específico da redação, você será capaz de entender o contexto e a importância dele na sociedade.

Conheça os critérios de correção

O resultado do Enem está diretamente relacionado aos critérios usados na correção das provas e da redação. Antes de prestar o Exame, é preciso ler o edital, pois é nele que estão as regras e os parâmetros de avaliação. Assim, você entende o que é pontuado e o que é penalizado. Ao treinar para a redação, releia o texto verificando cada critério de correção.

O básico para os vestibulares e para o Enem, é o domínio da língua portuguesa na sua modalidade formal. Ou seja, é necessário ter coesão textual e seguir as normas gramaticais. Também é preciso ter atenção ao tema proposto, não fugir do assunto, usar argumentos coerentes e, por fim, propor uma solução.

Entendeu como se preparar para redação para vestibular? Essa é uma etapa decisiva para ingressar na faculdade e garantir seu futuro profissional, por isso precisa ser levada à sério. Baixe o e-book Prepare-se para o Enem e garanta sua vaga na universidade! e conheça mais dicas valiosas!

Nova call to action

Leia também: Enem e vestibular: entenda essa relação

Tópicos: vestibular

Postado por Dennis Mantovani em 09-10-2018 9:00