Postado por Dennis Mantovani em 11-03-2020 8:20

Saiba qual é o perfil do profissional do futuro

 
 
 
 
 
 
 
Jovem profissional do futuro inserido no mercado de trabalho

Jovem profissional do futuro inserido no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante evolução e maior prova disso é a automação de cargos com atividade lineares e a flexibilização dos horários de trabalho. De acordo com dados divulgados pela Universidade de Oxford, 45% dos empregos existentes hoje podem ser eliminados até 2030. Sendo assim, para conseguir acompanhar tantas mudanças e não ficar para trás, o perfil profissional do futuro também sofreu alterações.

Continue acompanhando este post para entender como está o mercado atual e quais são as principais características que os profissionais devem ter para conseguirem se adaptar à esse novo cenário. Confira! 

Como se encontra o mercado de trabalho atualmente? 

Conforme dissemos inicialmente, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial permitiu que inúmeras atividades corporativas fossem automatizadas, a exemplo do pagamento do salário dos funcionários, o qual já é realizado de forma automática por diversas empresas. 

Outra consequência disso é a alteração do tradicional horário comercial de trabalho. Ferramentas de comunicação em vídeo permitiram que as pessoas conseguissem se relacionar de forma remota, o que facilitou a popularização dos cargos home office. 

Um profissional que trabalha em casa — ou de qualquer lugar que não seja em um escritório empresarial — tem a  flexibilidade de construir seus próprios horários. Essas são as maiores mudanças no mercado que já podem ser vistas atualmente.

Quais são os benefícios de pensar na carreira a longo prazo?

Uma dos impactos dessas alterações no mercado para o perfil do profissional do futuro é necessidade de planejar e construir uma carreira de forma ativa em vez de se manter em uma posição que se limita a executar as tarefas atribuídas. 

Apesar de ser uma abordagem mais trabalhosa, os benefícios de pensar na vida profissional a longo prazo incluem a perspectiva mais clara de prazo para atingir os objetivos, menos ansiedade por saber sempre qual será o próximo passo e uma visão consistente dos possíveis resultados a cada etapa concluída. 

Quais são as características mais desejadas pelos profissionais do futuro?

A grande necessidade do mercado hoje é encontrar profissionais que estejam atualizados e tenham autonomia para exercer sua funções. Dentro desse panorama, é essencial que o profissional seja capaz de liderar, tomar decisões, tenha boa comunicação, seja comprometido, tenha visão estratégica, saibam se adaptar à qualquer ambiente de trabalho  e saibam manusear ferramentas tecnológicas.

A grande diferença entre o profissional tradicional e o do futuro é que este consegue influenciar positivamente todos ao seu redor e exige trabalhar em um meio que valoriza suas competências e incentiva seu crescimento. 

Essas são as principais características desejadas para o perfil do profissional do futuro. Saber como o mercado funciona atualmente, bem como as suas maiores exigências é essencial para que você que acabou de se graduar consiga se adaptar, se tornar um profissional competente e crescer em sua carreira.

Veja os cursos mais promissores do mercado!

Tópicos: profissões do futuro

Postado por Dennis Mantovani em 11-03-2020 8:20