O mercado de trabalho está em constante evolução e maior prova disso é a automação de cargos com atividade lineares e a flexibilização dos horários de trabalho. De acordo com dados divulgados pela Universidade de Oxford, 45% dos empregos existentes hoje podem ser eliminados até 2030. Sendo assim, para conseguir acompanhar tantas mudanças e não ficar para trás, o perfil profissional do futuro também sofreu alterações.
Continue acompanhando este post para entender como está o mercado atual e quais são as principais características que os profissionais devem ter para conseguirem se adaptar à esse novo cenário. Confira!
Como se encontra o mercado de trabalho atualmente?
Conforme dissemos inicialmente, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial permitiu que inúmeras atividades corporativas fossem automatizadas, a exemplo do pagamento do salário dos funcionários, o qual já é realizado de forma automática por diversas empresas.
Outra consequência disso é a alteração do tradicional horário comercial de trabalho. Ferramentas de comunicação em vídeo permitiram que as pessoas conseguissem se relacionar de forma remota, o que facilitou a popularização dos cargos home office.
Um profissional que trabalha em casa — ou de qualquer lugar que não seja em um escritório empresarial — tem a flexibilidade de construir seus próprios horários. Essas são as maiores mudanças no mercado que já podem ser vistas atualmente.
Quais são os benefícios de pensar na carreira a longo prazo?
Uma dos impactos dessas alterações no mercado para o perfil do profissional do futuro é necessidade de planejar e construir uma carreira de forma ativa em vez de se manter em uma posição que se limita a executar as tarefas atribuídas.
Apesar de ser uma abordagem mais trabalhosa, os benefícios de pensar na vida profissional a longo prazo incluem a perspectiva mais clara de prazo para atingir os objetivos, menos ansiedade por saber sempre qual será o próximo passo e uma visão consistente dos possíveis resultados a cada etapa concluída.
Quais são as características mais desejadas pelos profissionais do futuro?
A grande necessidade do mercado hoje é encontrar profissionais que estejam atualizados e tenham autonomia para exercer sua funções. Dentro desse panorama, é essencial que o profissional seja capaz de liderar, tomar decisões, tenha boa comunicação, seja comprometido, tenha visão estratégica, saibam se adaptar à qualquer ambiente de trabalho e saibam manusear ferramentas tecnológicas.
A grande diferença entre o profissional tradicional e o do futuro é que este consegue influenciar positivamente todos ao seu redor e exige trabalhar em um meio que valoriza suas competências e incentiva seu crescimento.
Essas são as principais características desejadas para o perfil do profissional do futuro. Saber como o mercado funciona atualmente, bem como as suas maiores exigências é essencial para que você que acabou de se graduar consiga se adaptar, se tornar um profissional competente e crescer em sua carreira.
{{cta(‘c85503f4-983a-4e28-90d8-8984312f43e1′,’justifycenter’)}}