Postado por Dennis Mantovani em 24-05-2017 14:28

Como escolher o melhor curso de Ciências Contábeis

ciências contabéis

A área de Contabilidade oferece um mercado de trabalho amplo e em constante expansão. Consequentemente, muitas pessoas se interessam por seguir a carreira de contador e há diversos cursos disponíveis no mercado prometendo um futuro de sucesso.

Porém, é importante selecionar um curso de qualidade dentre os muitos que existem por aí. Para te ajudar nessa tarefa, apontamos algumas informações que você deve buscar para fazer uma boa escolha. Confira!

ciências contabéis

Procure uma instituição de qualidade

Independentemente do curso que você procura, o primeiro estágio de uma boa escolha está na análise da instituição de ensino. O conceito do MEC e o desempenho no ENADE são os melhores parâmetros de avaliação para aumentar as chances de uma decisão acertada. As notas conceituais do MEC avaliam os aspectos mais importantes da instituição para que ela ofereça uma formação de qualidade. Já o ENADE é um reflexo da capacidade do curso em preparar profissionais competentes. São dados de extrema importância na hora de escolher o melhor curso de Ciências Contábeis

Faça uma pesquisa de campo

Também vale a pena conhecer a instituição por conta própria, feiras de profissões são ótimas para isso. Elas permitem que você visite o campus, conheça a infraestrutura de perto e converse com alunos e professores. É uma forma de ter contato com o perfil acadêmico do curso, a carreira de contador e tirar todas as dúvidas. Localização, infraestrutura, possibilidades de especialização, preparação para o mercado de trabalho e parcerias são outras características que você deve levar em conta. Afinal, todas influenciam o processo de desenvolvimento profissional do aluno durante toda a graduação.

Características fundamentais: fique de olho!

Esse tipo de proximidade com a instituição é muito importante, pois não basta escolher o melhor curso. É preciso escolher o melhor curso de Contabilidade para você! Deve-se ter em mente quais são as suas expectativas profissionais e verificar se o currículo se enquadra a elas ou não. Outro fator que você pode observar é a modalidade de ensino. Muitas vezes um curso a distância pode proporcionar mais flexibilidade. Por outro lado, o ensino presencial tende a ser mais aprofundado. O que é melhor para você? É uma resposta importante na hora da escolha. No fim das contas, todos esses aspectos determinam de que modo se dará sua formação. Tenha em mente que é uma escolha de vida e as características práticas do curso precisam se adequar à sua rotina, necessidades e desejos. Por isso, não se esqueça de dar uma atenção a elas também.

Os professores

Em algumas áreas a preparação dos docentes é fundamental na elaboração de um curso de qualidade. É o caso da Contabilidade. Este é um campo bastante dinâmico, que se altera constantemente, portanto, para um bom professor da área, uma ampla experiência não basta.

O que mais conta aqui é a atualização constante. Por isso, é importante buscar informações sobre o corpo docente do curso e o tipo de bagagem que será compartilhada com os alunos. Uma boa dica é consultar o histórico dos professores no Currículos Lattes e ter certeza de que você será preparado por um bom profissional.

Vale lembrar que um bom indício de qualidade acadêmica é o emprego de professores com títulos de mestrado e doutorado. Quanto mais profissionais com essa formação o curso, maiores as chances de oferecer uma graduação de excelência. O melhor curso de Contabilidade é aquele que mescla as expectativas profissionais do aluno com uma formação técnica competente. Não se esqueça de avaliar todos esses quesitos para fazer uma boa escolha.

QUERO ME INSCREVER

Conheça o curso de Ciências Contábeis da UNDB

Leia também: O perfil do contador saiba quais competências esse profissional precisa ter.

Tópicos: Ciências Contábeis, Contabilidade

Postado por Dennis Mantovani em 24-05-2017 14:28