Postado por Dennis Mantovani em 18-09-2018 9:00

Tipos de sistemas de informação: tudo o que você precisa saber!

 
 
 
 
 
 
 
sistemas da informacao

É impossível imaginar as empresas do século XXI, ou até do século XX, sem os processos informatizados que coordenam suas atividades. São várias aplicações de sistemas de informação, seja para trabalhar nos registros, análises, planejamento e tomada de decisões em todos os níveis da organização. Trabalhar com egressos de sistema de informação é fundamental para sua estratégia de negócios.

Curso de Sistema de Informação

Para quem trabalha na área de TI é importante entender bem as diferenças entre os sistemas e saber onde cada um deles é aplicado na rotina das empresas. Leia esse post para conhecer alguns dos mais importantes:

Sistema de processamento de transações (SPT)

Os SPTs são sistemas usados em nível operacional, estruturados para atender às necessidades diárias das empresas. É por meio desse tipo de sistema de informação que são registradas as transações rotineiras, como valores recebidos, despesas, folhas de pagamento e controle de estoque. Entre os setores atendidos estão contabilidade, Recursos Humanos, vendas e produção.

Tudo o que é processado fica armazenado no banco de dados, na maioria das vezes disponível para consulta do gerente, por exemplo. Os dados podem ser captados por sensores, como leitores de códigos de barras, ou inseridos por funcionários.

Os Sistemas de Processamento de Transações são fundamentais para o funcionamento da organização, sendo parte de sua base operacional. Caso deixem de funcionar ou percam os dados registrados, há alta probabilidade de prejuízo.

Sistema de informação gerencial (SIG)

Um Sistema de Informação Gerencial é aquele que auxilia as tomadas de decisão administrativas. Eles são de nível gerencial e dependem dos SPT para obtenção de dados, que são organizados com o objetivo de fornecer informações mais completas e contextualizadas.

Os SIG fornecem relatórios, com os quais é possível monitorar a empresa, comparar o desempenho em diferentes períodos e até realizar previsões. É a partir dos documentos gerados por esse tipo de software que se conhece melhor a companhia, pois eles vão além da mera apresentação de dados, sendo usados em planejamento, controle e organização.

sistemas da informacao

Sistema de apoio à decisão (SAD)

Já os Sistemas de Apoio à Decisão utilizam os dados adquiridos pelos SPT, as informações geradas nos SIG e também informações externas, como preços da concorrência ou taxa de câmbio, por exemplo. Ou seja, o SAD reúne conteúdos de diferentes bancos de dados internos e externos, de forma que seja possível analisar problemas e tomar decisões embasadas.

Entre os tipos de sistemas de informação apresentados nesse post, o SAD é o de maior capacidade analítica. Ele não é programado para solucionar problemas pré-definidos, e sim para alterar suas configurações a cada novo problema. Os SADs examinam com rapidez uma série de opções e fazem análise de risco, sendo assim adaptáveis para diversas situações.

Na prática, são sistemas usados em análises de investimento, de custos e elaboração de orçamentos, entre muitas outras funções. Costuma ser um tipo de sistema de informação interativo, no qual o usuário pode alterar e incluir dados facilmente.

Existem ainda outros tipos de sistemas de informação, embora estes sejam os mais usados em empreendimentos de todos os portes. Comente aqui se tiver alguma dúvida e aproveite para ler também sobre as tendências para quem trabalha nessa área!

Nova call to action

Leia também: Conheça os fundamentos de sistemas de informação

Tópicos: Sistemas de informação

Postado por Dennis Mantovani em 18-09-2018 9:00