Postado por Undb em 03-02-2024 21:53

Transferência do Fies: como fazer, passo a passo e mais!

 
 
 
 
 
 
 
transferência fies

Você sabia que os estudantes que são beneficiados pelo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) também podem realizar a transferência de curso e faculdade?

Se frustrar com a graduação ou instituição de ensino escolhida é bem mais do  que se imagina. Afinal, essa escolha às vezes é feita sob pressão, às pressas, logo após deixar o ensino médio, dando ao estudante pouco tempo para refletir sobre essa decisão.

Portanto, nunca é tarde para mudar, e você pode escolher um novo caminho, mesmo que seja beneficiário FIES. Neste conteúdo iremos mostrar como fazer, passo a passo de como funciona a transferência do FIES.

Pode mudar de curso ou faculdade com o FIES?

Sim, pode! Você pode realizar a sua transferência de curso ou faculdade mesmo sendo um beneficiário do FIES. O programa permite que o estudante transfira o benefício tanto para outro curso quanto para outra instituição de ensino.

Vale ressaltar que é importante levar em consideração algumas regras como: o FIES não permite que o beneficiário faça as duas alterações ao mesmo tempo. 

Ou seja, você tem que optar ou mudar de curso ou de faculdade, os dois ao mesmo tempo não será permitido. 

Como fazer a transferência do FIES?

O FIES também pede que o beneficiário atenda alguns critérios, como: não mudar de curso e faculdade simultaneamente. Algumas regras como:

Transferência do Fies para outro curso na mesma faculdade

Esse tipo de mudança é classificada como mudança interna, quando o estudante muda de curso, mas não de instituição de ensino. Nesse caso, é preciso atender aos seguinte critérios como: 

  • A troca só poderá ser feita depois de completar 18 meses no curso atual;
  • Não é permitido fazer a transferência do Fies para um curso com nota de corte maior que a do seu curso de origem.

Ou seja, se você já cursou 1 ano e meio da faculdade atual e quer mudar para um curso cuja nota de corte é menor do que a do curso que está atualmente, pode pedir a transferência.

Transferência do Fies para o mesmo curso em outra faculdade

Nessa modalidade que configura transferência externa, acontece quando um estudante troca a instituição de ensino, escolhendo continuar ou não, no mesmo curso. 

Nesse caso, sendo beneficiário do Fies, se você mudar de instituição, não poderá mudar de curso ao mesmo tempo. É preciso também ter feito o curso na instituição por 18 meses e escolher uma instituição cujo curso de escolha tenha tido a mesma nota, ou uma nota de corte menor, do que atual. 

Passo a passo para realizar a transferência do Fies 

Depois que você decidir qual tipo de troca você quer realizar, o primeiro passo é pedir a solicitação de transferência do FIES. Ela acontece de forma online, através do portal do Fies.

Confira  o passo a passo: 

  • Acesse o portal do SisFies, com o login (CPF) e senha;
  • Clique em ‘’ Atendimento de Contrato’’;
  • Selecione ‘’ Adiantamentos Disponíveis’’;
  • Vá para ‘’Transferência Integral’’;
  • Seleciona o seu atual semestre;
  • Preencha os dados solicitados.

Ao concluir essa etapa, você terá que tomar caminhos diferentes de acordo com o seu objetivo:

  • Caso deseje fazer a transferência externa, deverá preencher os campos com as informações necessárias sobre a instituição para onde vai se transferir. São eles: Instituição, Local de Oferta e Curso de Destino.
  • Caso opte pela transferência interna, precisará incluir os dados da sua faculdade e o nome da nova graduação. Depois, deverá informar a data em que vai deixar a graduação de origem e preencher corretamente o campo ‘’Número de Semestres a Cursar’’

Os pedidos de transferências internas e externas são avaliados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Caso seja autorizada a mudança de curso, você precisará ir a CPSA da sua faculdade atual. Caso seja autorizada a mudança em outra instituição, é importante comparecer ao CPSA da nova instituição.

Quando começam as inscrições do FIES 2024?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), todo ano, movimenta milhares de alunos que participam do Enem. No entanto, é importante se atentar às datas do seu processo seletivo.

Não existe uma data no calendário para fazer a transferência de curso, mas os estudantes precisam se atentar a uma janela de tempo no semestre. É importante ter anotado essas datas para não perder nenhum detalhe sobre o FIES.

  • 7 a 10 de março: Início das inscrições;
  • 14 de março: Resultado da primeira chamada e pré-seleção;
  • 15 a 17 de março: Complementação das informações;
  • 21 de março a 18 de maio: Pré-seleção da lista de espera.

Pode transferir do FIES para um financiamento privado quando mudar de curso ?

Isso é possível de fazer sim! Muitas faculdades particulares oferecem seus próprios programas de financiamento estudantil. A decisão de escolher outro financiamento depende de você: faça as contas e veja o que é melhor para o seu bolso, qual o programa oferece menor taxa de juros, qual o prazo para a quitação da dívida, o valor das parcelas, etc. 

É importante lembrar que o encerramento do contrato do FIES não significa que a dívida será perdoada. Você ainda terá que pagar um valor referente às mensalidades do curso pelo período que utilizou o financiamento, corrigidas pelos juros e a inflação, se houver.

Caso você necessite um novo financiamento nessa mudança de curso, nós da UNDB temos algumas modalidades e descontos imperdíveis para você que seja ingressar em uma universidade particular e conseguir vantagens em descontos.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de desconto nas mensalidades em toda a graduação

Tá esperando o que? realize sua inscrição no processo da UNDB , clicando aqui, e não perca essas ofertas imperdíveis além de estudar em uma instituição que possui salas e laboratórios com tecnologias de ponta, oferecendo índice de empregabilidade de 74% dos egressos.

 

*Exceto Medicina

Tópicos: transferência de curso, o que é fies, transferência do fies

Postado por Undb em 03-02-2024 21:53