trofeu

3º LUGAR NO BRASIL ENADE/MEC

Entre as instituições privadas com mais de 100 alunos inscritos.

trofeu

1º LUGAR NO RANKING OAB/MA

Por trinta vezes consecutivas, somos a instituição em 1º lugar na OAB/MA (Entre Particulares).

trofeu

4 SELOS OAB RECOMENDA

Selo de reconhecimento nacional.

trofeu

3º LUGAR NO BRASIL ENADE/MEC

Entre as instituições privadas com mais de 100 alunos inscritos.

trofeu

1º LUGAR NO RANKING OAB/MA

Por trinta vezes consecutivas, somos a instituição em 1º lugar na OAB/MA (Entre Particulares).

trofeu

4 SELOS OAB RECOMENDA

Selo de reconhecimento nacional.

O que é Direito?

O Direito pode ser interpretado como a ciência responsável pelo cumprimento de regras e normas jurídicas vigentes. É por meio dele que se mantém ordem na relação entre o povo e a sociedade.

E manter a regulação dessas normas, baseada nas Leis Internacionais e Constituição Nacional, é de responsabilidade dos profissionais formados nessa área. Tendo como principal função manter a ordem, em busca de uma sociedade justa a todos sem exceção.

É importante ressaltar que para exercer o cargo o profissional precisa ser aprovado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que emite um registro da profissão. 

Os profissionais formados em direito podem seguir carreira na área jurídica ou advocacia

A carreira jurídica normalmente vem por meio de concursos públicos com vagas para juízes e promotores. E no caso da advocacia o profissional atua para defender seus clientes diante de ações jurídicas.

Descubra muito mais sobre o curso direito fazendo o download gratuito do nosso e-book sobre o curso!

Faça o download gratuito do e-book!

Por que fazer graduação em Direito?

O curso de Direito é um dos mais populares do Brasil e também uma das profissões mais populares. Segundo o Censo da Educação Superior 10% das matrículas de ensino superior são para o curso de direito, sendo o mais procurado do país.

E isso se explica principalmente pelo amplo mercado de trabalho, que oferece boas oportunidades tanto no setor público como no setor privado. 

O profissional de Direito tem quase lugar garantido no mercado de trabalho, afinal, são mais de 20 mil novos processos criados por mês no Brasil. Sem contar que em 2017 foram movimentados pelo mercado jurídico mais de 50 bilhões, segundo dados da Fenalaw, renomado evento jurídico do setor.

O que se aprende na graduação de Direito?

O curso de direito se divide em 5 anos onde os alunos aprenderão matérias mais teóricas nos primeiros anos, como sociologia e direito universal. Ao longo do curso existem também matérias focadas em cada área do direito como direito penal, comercial, constitucional, do trabalho e civil. 

Entre as principais disciplinas do curso estão: 

  • Introdução ao direito;
  • Direito Civil;
  • Sociologia;
  • Direito do trabalho;
  • Ciência política;
  • Direito administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito eleitoral;
  • Direito Penal;
  • Prática jurídica.

Veja a grade curricular do curso aqui.

Qual é o perfil do profissional de Direito? 

O profissional de Direito tem um perfil curioso, investigativo e questionador. Devido aos extensos conteúdos e livros técnicos da área é essencial que esse profissional goste de ler e escrever. Responsabilidade social e ética são alguns dos pilares da profissão. 

Além disso, é necessário ter uma grande habilidade para dialogar em diferentes situações, seja de forma oral ou escrita. Colocando a clareza e objetividade a frente de suas explanações. Sem contar na necessidade de estar aberto e disposto a realizar conciliações quando necessárias. 

Outro ponto que define bastante o perfil do profissional de Direito é a interdisciplinaridade.  Ou seja, ele precisa ter facilidade para atuar de forma direta em todas as etapas do processo, seja na coleta de dados e documentos, provas, laudos e montando sua argumentação.

Como é o mercado de trabalho em Direito? 

O campo de atuação do profissional de Direito está sempre em alta, apesar da concorrência. Há vagas tanto para o setor público como no setor privado, existindo também a possibilidade deste profissional trabalhar de forma autônoma. 

Os estudantes formados em direito podem seguir carreira jurídica, advocacia, consultoria ou até mesmo se tornar professor. Dentro da carreira jurídica o estudante poderá concorrer as vagas em concursos para procurador, juiz, delegado ou defensor público. 

Já na carreira de advocacia as posições são inúmeras e o profissional poderá se especializar em áreas como direito trabalhista, tributário, cível, penal e etc. 

É importante, devido a grande concorrência, que esse profissional esteja sempre se atualizando no mercado. Buscando cursos, pós-graduação e especializações. 

No Maranhão um profissional formado em direito ganha em média R$ 3.105,26, com 40 horas semanais trabalhadas, segundo dados do próprio CAGED.

Duração do curso de Direito

Na UNDB o aluno pode optar pelo curso vespertino (14h às 17h30) ou noturno (19h às 22h30). O curso tem 5 anos de duração e é dividido em 10 períodos.

Por que estudar Direito na UNDB?

No Maranhão a UNDB se destaca por ser a única instituição do estado a aplicar em sua metodologia de aprendizado, desde o primeiro período dos seus cursos, o sistema de “Cases” e “Papers”. 

Os ambientes da UNDB são todos construídos com equipamentos de última geração, por meio de ambientes de aprendizagem focados nas bases da Educação 3.0, que permite ao aluno mais autonomia dentro do próprio aprendizado. 

Sem esquecer é claro, que toda a estrutura de última geração da UNDB tem por objetivo focar principalmente na boa relação entre professores e alunos. 

Na UNDB os estudantes são devidamente capacitados para criar um espírito crítico e reflexivo. Para que se tornem assim verdadeiros protagonistas do mercado dentro do processo de conhecimento. 

O objetivo da instituição é preparar alunos não só dentro da vida acadêmica, mas que tenham uma vivência concreta de mercado, estimulando-os a integração com profissionais da sua área por meio de palestras, debates e seminários, oferecidos aos alunos pela UNDB. 

Contando ainda com o Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem, onde a instituição dá todo o suporte ao estudante para encontrar seu lugar no mercado de trabalho.  

Como ingressar na UNDB?

Gostou do curso de Direito? Para fazer sua inscrição é só clicar aqui e ficar atento a data do próximo vestibular através do nosso site ou pelas nossas redes sociais. Você pode entrar na UNDB por meio do vestibular ou utilizando a sua nota do ENEM.

Para tirar dúvidas sobre os cursos, valores e informações sobre o próximo processo seletivo é só entrar em contato com a equipe da UNDB pelo e-mail: relacionamento@undb.edu.br ou pelo telefone (98) 4009-7083.

 

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Vespertino e Noturno

   

 

Informações

 


 

arnaldo
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Arnaldo Vieira
 
 

 

Tour 360º

.