undb-1-1
puc1

Inscreva-se

 

Por que devo escolher o DINTER UNDB/PUCRS?
 
As aulas do DINTER são presenciais e acontecem na UNDB, com a participação dos professores da PUCRS, preferencialmente às quintas, sextas e sábados, a cada 15 ou 20 dias, aproximadamente, conforme calendário das aulas.
 
Você terá aulas com professores renomados do Direito, sendo certificado pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS, que possui Avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 6. Isso significa que você estudará em um programa de excelência internacional, com a comodidade de não precisar sair do seu estado e não possuir gastos adicionais, tais como de hospedagem/moradia em outro estado. Além disso, com acesso à estrutura física da PUCRS e da UNDB.
 
 
 
 
Oportunidade de qualificação com a PUC do Rio Grande do Sul, com o suporte acadêmico da UNDB.
 
 
 
Networking com alguns dos maiores juristas do cenário nacional.
 
 
Novas oportunidades profissionais podem decorrer dessa qualificação acadêmica, como atividades de docência e pesquisa.
 
Capacitação jurídica que habilitará o aluno a aplicar o embasamento teórico na prática profissional.
 

 

unnamed(1)

 

 

Professores com renomada experiência no ensino jurídico e no mercado
 
 
 
 
 
Dr. Ingo Sarlet
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da PUCRS. Professor Titular da Escola de Direito da PUCRS. Foi Juiz de Direito do RS.

ENSINA: Direitos Fundamentais na Sociedade Tecnológica e da Informação
 
 
 
 
 
 
Dr. Ney Bello
Desembargador federal e jurista maranhense, Diretor do curso de Direito UNDB, Pós-doutor em Direito Constitucional pela PUCRS.

ENSINA: Direito Constitucional e Argumentação Jurídica
 
 
 
 
 
 
Dr. Draiton Gonzaga de Souza
Draiton Gonzaga de Souza é advogado, filósofo, tradutor público e intérprete comercial para o idioma alemão e vice-diretor do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA). 
 
ENSINA: Tópicos Avançados de Ética e Direito
 
 
 
 
 
 
Dr. Adalberto
Pasqualotto
Professor Titular na Faculdade de Direito da PUCRS, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação strictu sensu.

ENSINA:  Ordem Econômica e Defesa do Consumidor
 
 
 
 
 
Dr. Eugênio
Facchini Neto
Professor de Direito da PUC-RS, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Desembargador do Tribunal de Justiça.

ENSINA: Teoria Geral da Jurisdição em Perspectiva Comparada
 
 
 
 
 
 

Dr. Elton Somensi de Oliveira
Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do curso de graduação em Direito da Escola de Direito da PUCRS.


ENSINA: Hermenêutica Jurídica Contemporânea
 
 
 
 
 
 
 
Dr. Thadeu Weber
Doutor em Filosofia (UFRGS); Professor Titular da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Direito da PUCRS.
 
ENSINA: Ética, Direito e Justiça
 
 
 
 
 
 
Dr. Ricardo Lupion
Professor titular de Direito PUCRS. Coordenador da Especialização em Direito Empresarial da Escola de Direito da PUCRS.
 
ENSINA: Fundamentos Constitucionais da Atividade Econômica
 

Inscreva-se

Confira o vídeo manifesto da
UNDB:
Perguntas Frequentes
(FAQ):
O que é DINTER?

Os doutorados interinstitucionais são modalidades de Projetos de Cooperação entre Instituições para qualificação de profissionais de nível superior (PCI). Eles consistem em turmas temporárias conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) obrigatoriamente nacional, reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo Ministro da Educação nas dependências de uma instituição receptora. Entre seus objetivos estão a formação de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa para atuação na docência e/ou na pesquisa, a qualificação de recursos humanos para atuação no mercado de trabalho, bem como o atendimento a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas.

O Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) possui os seguintes objetivos: a. viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior; b. formar doutores do quadro permanente de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes; c. fomentar a produção acadêmica e fortalecer, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

O que é um Doutorado Acadêmico e em que ele se diferencia do Doutorado Profissional?

O DINTER UNDB/PUCRS é um curso de doutorado acadêmico. Os doutorados acadêmicos se destinam, entre outros fins, à formação de professorado competente, apto a atender às demandas de um ensino de qualidade, além de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores, e fomentar a inovação, por meio do desenvolvimento de habilidades que levem à produção de novas técnicas e processos. Já os doutorados profissionais, recentemente reconhecidos pelo MEC, têm, dentre outros objetivos, a capacitação de profissionais visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais e o impulsionamento da produtividade em empresas.

Quais são as áreas de concentração do Curso? Devo optar por uma área?

O Programa possui 2 (duas) áreas de concentração denominadas Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado/Teoria Geral da Jurisdição e do Processo e conta com as seguintes linhas de pesquisa: Direito, Ciência, Tecnologia & Inovação, Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e Direito Privado, bem como Jurisdição, Efetividade e Instrumentalidade do Processo. Informações acerca das áreas de concentração, linhas de pesquisa e docentes credenciados podem ser obtidas através do link http://www.pucrs.br/programa-de-pos-graduacao-em-direito.

O candidato deve optar por uma delas no ato de inscrição no processo seletivo.

Qual a duração do doutorado?

A duração do curso de Doutorado será de 48 (quarenta e oito) meses, sem possibilidade de trancamento em hipótese alguma. Para efeitos de cômputo do prazo será considerada a data da matrícula do doutorando.

Qual a modalidade das disciplinas?

As disciplinas serão oferecidas de forma presencial, com exceção das disciplinas em língua inglesa e das disciplinas eletivas conjuntas para o Mestrado e Doutorado, disponíveis também aos discentes do PPGD, Porto Alegre. Em caráter excepcional, tratando-se de professor externo, a aula poderá ser pela modalidade remota ou híbrida.

Quando e em que local as aulas serão ministradas?

As aulas serão ministradas no Centro Universitário UNDB – unidade de pós-graduação Golden Shopping Calhau, localizado na Av. dos Holandeses, 200 - Calhau, São Luís – MA, de acordo com o calendário dos professores, previamente disponibilizado no início de cada semestre.

Quantos créditos preciso cumprir?

O aluno deve cumprir no mínimo 36 (trinta e seis) créditos até o final dos 48 (quarenta e oito) meses. As disciplinas podem corresponder à carga horária de 30 horas - equivalente a 2 créditos, ou 15 horas - equivalente a 1 crédito. Fica a critério do aluno quais disciplinas irá cursar, considerando o mínimo de 36 créditos, sendo recomendado, contudo, que observe a afinidade das disciplinas com a sua área de concentração e a temática da sua tese.

Como ocorrem as avaliações das disciplinas?

A avaliação nas disciplinas será conduzida por meio de provas, seminários, pesquisas, exercícios e trabalhos, realizados e computados a critério do professor, conforme artigo 110, parágrafo 2º do Regimento Geral da Universidade. Será considerado aprovado na disciplina, o doutorando que obtiver média final não inferior a 6,0 (seis) e tiver frequência mínima de 75%.

Qual Instituição de Ensino Superior certifica o aluno?

Os diplomas serão emitidos pela instituição promotora do DINTER UNDB/PUCRS, a PUCRS.

 

 

Áreas de Concentração
- Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado
- Teoria Geral da Jurisdição e do Processo
- Mais informações sobre as áreas e linhas de pesquisa
Acesse aqui

Inscreva-se

Como funciona?
 As aulas do DINTER são presenciais e acontecem na UNDB, com a participação dos professores da PUCRS, preferencialmente às quintas, sextas e sábados, a cada 15 ou 20 dias, aproximadamente, conforme calendário das aulas, a ser divulgado previamente.
Processo Seletivo
O processo de seleção é composto de defesa de anteprojeto, entrevista e currículo (Lattes)
Investimento 
Mensalidade Integral: 48x R$5.200
Egressos e Instituições conveniadas: 48x R$4.940

Salientamos que os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

 
Duração do Curso
Início das aulas: As aulas terão início em setembro de 2023, data a ser informada previamente (qualquer alteração será comunicada antecipadamente aos discentes)
Conclusão:  setembro de 2027 (48 meses de duração)
Carga Horária: O aluno deve cumprir 36 créditos obrigatórios, totalizando 454h/a.
Formato das Disciplinas

As disciplinas do DINTER em Direito são presenciais e as aulas são ministradas pelos professores do programa, preferencialmente de quinta à sábado, no Espaço de Pós-Graduação da UNDB (Golden Shopping).

 

Proficiência de Língua Estrangeira

É necessária a comprovação de proficiência em pelo menos uma língua estrangeira, dentre o espanhol, inglês, alemão, italiano ou francês, no ato da inscrição. A comprovação da proficiência em uma segunda língua, dentre as referidas, deverá ser apresentada, impreterivelmente, até o final do segundo semestre do curso, sob pena de desligamento do curso.

Mediante análise, podem ser dispensados os portadores de atestado de aprovação em prova de Proficiência em Língua Estrangeira aplicada a alunos dos Cursos de Pós-Graduação na PUCRS ou em outras instituições brasileiras de ensino superior, com nota mínima de 7,0, não ultrapassando o prazo de dez (10) anos da data de sua realização. Também são válidos, certificados de proficiência em língua estrangeira (Nível Avançado) emitidos por instituições de outros países, não ultrapassando dez (10) anos da data de sua realização. Confira a lista completa de testes, clicando
aqui. 

 
Fale com a coordenação
Envie a sua dúvida pelo formulário abaixo, ou, se preferir, agende um atendimento com a coordenação do programa.
 

logobranco

  WhatsApp: (98) 99235-6811     E-mail: doutorado.direito@undb.edu.br


© Copyright 2020 Grupo Dom Bosco & PUCRS - Todos os direitos reservados.

Instagram Youtube-icon Twitter Linkein