icons-04.png

10º MELHOR CENTRO UNIVERSITÁRIO

Estude com os Melhores do Brasil

icons-06.png

HORÁRIOS

Matutino – 08h20 às 11h50

Noturno - 19h às 22h30

O que é Enfermagem?

Enfermagem é a área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.

Muitas vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados
ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, administra medicamentos e coleta amostras para exames.


O profissional de Enfermagem é essencial no auxílio a médicos durante cirurgias, exames,
tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.

 

Por que fazer graduação em Enfermagem?

Ampla área de atuação: Não é à toa que os cursos de Enfermagem são sempre muito procurados nas faculdades: trata-se de uma carreira promissora, com vagas crescentes no mercado de trabalho, mesmo com a chegada de novos formandos a cada ano. É que a gama de opções para atuação é bastante vasta, com diversas especializações disponíveis — e, conforme a ciência avança, novas áreas são abertas.

Profissão em alta: De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), somente entre 2015 e 2019, a Enfermagem foi a 2ª área que mais gerou postos de trabalho no Brasil, com mais de 27 mil novas vagas. Isso mostra como ela anda valorizada. Essa recente expansão se deu, especialmente, pelo aumento das equipes atuantes no Programa Saúde da Família, que necessariamente devem contar com pelo menos um enfermeiro formado.

Alto retorno emocional: Além de boas oportunidades de emprego e remuneração, enfermeiros ganham outro tipo de recompensa: o sentimento positivo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e fragilidade. Ser importante para a recuperação ou para a manutenção da saúde e do bem-estar dos pacientes traz alegria aos profissionais. Esse olhar generoso em relação ao trabalho também deve ser levado em conta na hora de escolher uma profissão.

Rotina dinâmica: Enfermagem não é para quem quer ficar parado. O dia a dia da maioria dos profissionais é bastante movimentado, o que torna a carreira atraente para pessoas naturalmente mais ativas. Também por isso, pode ser uma boa se você não se imagina preso na rotina de um escritório. A atenção ao paciente incorre em tomar decisões rápidas, com agilidade e com uma boa dose de autonomia.

 

O que se aprende na graduação de Enfermagem?

A graduação em Enfermagem na UNDB é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos, na modalidade presencial.

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de promover, prevenir, recuperar e manter a saúde. No início do curso, o estudante aprende sobre Biologia, Anatomia, Histologia, etc. Na sequência, o curso começa a apresentar disciplinas mais específicas sobre a prática da Enfermagem em diversas situações, como por exemplo: partos, cirurgias, tratamentos, unidades de terapia intensiva, entre outros.

O curso conta com muitas atividades práticas em laboratório, onde o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos e aprender a realizar procedimentos.

Qual é o perfil do profissional de Enfermagem?

Cuidar de pessoas é a base do trabalho de um enfermeiro. Na maior parte dos casos este profissional lida com pacientes bastante fragilizados que, além de cuidados médicos, precisam de apoio emocional.

Neste aspecto, um bom enfermeiro precisa ser humanista, saber ouvir as pessoas e entender o que elas necessitam e servi-las.

Ter controle das próprias emoções caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

 

Como é o mercado de Enfermagem?

Trabalhar em hospitais e clínicas médicas é o caminho mais natural para quem se forma em Enfermagem. Nestes ambientes, o enfermeiro atua em unidades de pronto atendimento, realiza triagens e atua juntamente com a equipe médica seguindo suas orientações.

Além da assistência médica, existem outras áreas em que o enfermeiro pode atuar. Conheça algumas delas e as principais atividades desenvolvidas por este profissional:

  1. Assistência Domiciliar: Cuida de pacientes em suas próprias casas, pessoas que receberam alta de hospitais e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. Também cuida de pessoas idosas ou com doenças crônicas mesmo em períodos em que não estão doentes.
  2. Enfermagem de Resgate: Trabalha juntamente com equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros a vítimas de calamidades ou acidentes.
  3. Enfermagem do Trabalho: Atua dentro de organizações prestando atendimento ambulatorial para funcionários da empresa. Também elabora programas de prevenção da saúde e orienta os colaboradores sobre primeiros socorros.
  4.  Ensino: Atua como professor em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação. Realiza palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros.
  5. Pesquisa Clínica: Realiza pesquisas sobre novos medicamentos, estuda sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novas drogas.

A carreira em Enfermagem é regulamentada no Brasil, e o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para exercer a profissão.

 

Duração do curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da UNDB tem duração de 5 anos, divididos em 10 semestres. O estudante pode optar pela graduação no período matutino (08h20 às 11h50) e noturno (19h às 22h30).

 

Por que estudar Enfermagem na UNDB?

A UNDB é avaliada como o 10º melhor Centro Universitário do país (IGC/MEC 2019) e lidera o ranking de instituições particulares de São Luís. 

A performance de excelência é resultado de um consistente trabalho de desenvolvimento de competências dos alunos e formação de professores, que tem em seu DNA a inovação acadêmica. O uso de metodologias ativas e o rigor avaliativo aliados à conexão com a comunidade e o mercado de trabalho, proporcionam ao aluno UNDB experiências de aprendizagem voltadas aos problemas do mundo real.

A infraestrutura da UNDB é composta por modernas salas de aula com equipamentos audiovisuais, laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisas e estudos dos alunos. Para a área da saúde, a UNDB investiu em um Centro de Simulação Realística, onde é possível viabilizar treinamentos práticos de habilidades técnicas e comportamentais importantes para a formação do aluno e para garantir a segurança e qualidade dos atendimentos de saúde. 

UNDB também oferece suporte aos estudantes com o Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem, criado para que os alunos consigam se colocar com maior facilidade e rapidez no mercado de trabalho.

 

Como ingressar na UNDB?

Se identificou com a graduação em Enfermagem da UNDB? Para se inscrever no curso é fácil, basta preencher nosso formulário de inscrição, clicando aqui. Você pode ingressar realizando nosso vestibular on-line, usando sua nota do Enem, utilizando seu diploma de outra graduação ou como transferência externa de curso.

Para saber mais sobre o curso, agendar um bate-papo com a coordenação ou outras dúvidas sobre o ingresso na UNDB, você pode entrar em contato com o Espaço do Calouro: (98) 4009.7083 • Whatsapp: 98459.9508.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Matutino ou Noturno

   

 

 

Tour 360º