trofeu

1º LUGAR NO MARANHÃO

Melhor curso de Engenharia Civil do Maranhão entre as Privadas  - ENADE/MEC

trofeu

METODOLOGIA BIM

Primeiro curso do Maranhão à aplicar metodologia BIM em toda grade curricular.

trofeu

INOVAÇÃO

Nossos alunos atuam em projetos de inovação desenvolvidos em Maker Spaces.

trofeu

1º LUGAR NO MARANHÃO

Melhor curso de Engenharia Civil do Maranhão entre as Privadas  - ENADE/MEC

trofeu

METODOLOGIA BIM

Primeiro curso do Maranhão à aplicar metodologia BIM em toda grade curricular.

trofeu

INOVAÇÃO

Nossos alunos atuam em projetos de inovação desenvolvidos em Maker Spaces.

O que é Engenharia Civil?

Engenharia Civil é uma das áreas da engenharia que abrange o planejamento, coordenação e concepção de projetos de construção ou reforma. Além disso, o profissional de Engenharia Civil é responsável acompanhar e fiscalizar toda a obra.

Desde a inspeção e avaliação do material bruto, solo, uso de equipamentos e etc. É de sua responsabilidade também acompanhar o projeto como um todo, do desenho inicial, fundação estrutural a construção do sistema de abastecimento de água, por exemplo.  

Na prática ele é o responsável pela construção de edifícios, viadutos, pontes, estradas, shoppings, casas, túneis e etc. Sempre tentando aliar qualidade estética com segurança e funcionalidade.

Por que fazer graduação em Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil além de ser um dos mais concorridos do país, é um dos que oferece a maior taxa de ocupação do mercado, segundo o Ipea.

Por esse motivo é um dos cursos mais concorridos do país. Dados recentes do Censo da Educação Superior mostraram que um em cada quatro diplomas são emitidos para estudantes de Engenharia Civil

O que se aprende na graduação de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é focado principalmente em disciplinas de ciências exatas. Ou seja, o cálculo fará parte da rotina dos estudantes que optaram por essa graduação.

Ao longo do curso de Engenharia Civil da UNDB o aluno terá uma base teórica com matérias mais básica como Física, Química e Matemática e ao longo do curso aprenderá também os conceitos que permitem planejar e gerenciar todos os processos de uma construção civil.

As principais disciplinas do curso são:

  • Cálculo Fundamental (Matematica Básica);
  • Introdução à Engenharia Civil;
  • Desenho Técnico;
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão e Orçamento de Obras;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Topografia;
  • Planejamento de Obras.

Nova call to action

Qual é o perfil do profissional de Engenharia Civil?

O profissional formado em Engenharia Civil precisa necessariamente se dar bem com cálculos. Isso porque as ciências exatas farão parte de sua rotina diária.

Em segundo lugar é fundamental que ele seja organizado e extremamente detalhista com os projetos. Estar sempre atento às inovações tecnológicas do mercado também pode ser um grande diferencial competitivo.

Ter uma boa comunicação interpessoal também é essencial já que ele precisa ouvir ideias e transformá-las em realidade. Além disso, o engenheiro civil precisa saber trabalhar em equipe, já que ao longo da execução do projeto terá que lidar e orientar profissionais de diferentes áreas e tudo dependerá da sua facilidade em liderar e comunicar a equipe envolvida na obra.

A grande evolução do setor nas últimas décadas exige do engenheiro civil estar sempre antenado não só com as novidades do mercado nacional, mas também internacional.

E com isso o domínio de um idioma estrangeiro, como o inglês, por exemplo, facilita esse trabalho de integração com profissionais de outros países, além de estudos internacionais, análises, projetos e etc.

Como é o mercado de trabalho em Engenharia Civil?

O mercado de trabalho em Engenharia Civil é um dos que mais oferece oportunidades em todos os estados do país, sem exceção. O setor mais comum ao profissional de Engenharia Civil é o da construção civil.

Porém, esse profissional possui um mercado de trabalho mais amplo, podendo assumir obras de infraestrutura e transporte, estrutura e fundações, saneamento básico, hidráulica e recursos hídricos e etc.

As vagas para o profissional de Engenharia Civil estão espalhadas pelas construtoras, indústrias, escritórios de construção civil e etc. Podendo ser contratado para trabalhar tanto no setor público como privado.

Engenharia Civil, portanto, é uma profissão que se mantém sempre atual, isso porque toda obra sem exceção precisará contar com o trabalho de um engenheiro civil por trás, seja para montar o projeto, executá-lo ou inspecioná-lo.

Duração do curso de Engenharia Civil

Para se tornar bacharel em Engenharia Civil o estudante fará 5 anos de faculdade, divididos em 10 períodos. Na UNDB o aluno pode optar pelo período vespertino do curso (14h às 17h30) ou noturno (19h às 22h30).

Por que estudar Engenharia Civil na UNDB?

Uma instituição de renome do Maranhão, que preza pela excelência tanto na metodologia de ensino, como na estrutura das salas, laboratórios, biblioteca e etc.

A UNDB é a única no Maranhão que trabalha com um sistema de ensino baseado em “Cases” e “Papers” ao longo de todos os períodos do curso, desde o primeiro ano.

Estimulando o aluno não só a desenvolver um senso crítico apurado, mas para que ele se torne um verdadeiro protagonista na sua profissão, conseguindo aliar a teoria com a prática da profissão.

Na UNDB os pilares para a formação dos alunos são tecnologia, inovação e empreendedorismo. Isso tudo para possibilitar aos estudantes uma integração as principais inovações do mercado.

Colocando os alunos em ambientes que muitas vezes simulam a vivência real do mercado de trabalho, para formar profissionais competentes e com disposição para enfrentar os desafios da profissão.

Além disso, a UNDB oferece todo o suporte aos seus formandos por meio do Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem. Com o TEIA a instituição contribui para que seus estudantes tenham maior facilidade para entrar no mercado de trabalho depois de formados.

Como ingressar na UNDB?

Se identificou com o curso de Engenharia Civil? É só fazer sua inscrição para o curso em nosso site e ficar atento nas redes sociais da UNDB e no próprio site para não perder o próximo vestibular.

Além de poder ingressar na UNDB pelo vestibular, o estudante também pode usar sua nota do ENEM.

Dúvidas sobre os cursos da UNDB referente a valores, duração, inscrição, vestibular podem ser tiradas através do e-mail: relacionamento@undb.edu.br ou pelo (98) 4009-7083. 

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   

 


 

Informações

 


 

 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Raíssa Muniz
 
 

Tour 360º

.