Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Noturno 

O que é Engenharia de Software 4.0?

A Engenharia de Software 4.0 é a área que lida diretamente com soluções tecnológicas e inovação. É papel do engenheiro ser o responsável pela idealização, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software. O graduado em engenharia de software 4.0  pode, ainda, atuar com gestão, consultoria, pesquisa e empreendedorismo no setor público, privado, startups ou em empresa própria.

O trabalho desenvolvido pelo Engenheiro de Software tem como foco a melhoria da produtividade de diferentes áreas do mercado de trabalho, do ensino, assim como do lazer.

Num mundo cada vez mais conectado, o Engenheiro de Software desempenha um papel muito importante, pois ele garante que todos os processos dos sistemas de softwares funcionem corretamente, além de ser responsável pela criação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Isso explica o fato de que o mercado para o Engenheiro de Software só cresce e está cada vez mais aquecido em busca de novas mentes e novos profissionais que sejam capazes de mudar o mundo como fizeram Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Diferenciais

  • Nanocertificações: Nosso curso garante uma formação com foco na atuação profissional, levando em consideração as demandas do mercado de trabalho e, assim, divide-se em módulos, que permitem aos alunos desenvolverem as habilidades de que precisam para se preparar para as profissões do futuro;

  • ThinkLab: Laboratório de Pesquisa dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Engenharia de Software 4.0. Nele, são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão que visam a criação de novas soluções tecnológicas que possam melhorar a sociedade. Atualmente, o laboratório possui projetos voltados para Realidade Virtual e Aumentada, Tecnologia Assistiva, Jogos Sérios e Engenharia de Software 4.0;

  • Softwarehouse: Aqui, alunos dos cursos de tecnologia do Centro Universitário UNDB podem ter a experiência de como é participar de uma equipe de desenvolvimento, utilizando metodologias ágeis e gerenciando projetos de software. Alunos participantes da softhouse irão criar soluções para empresas parceiras do Centro Universitário UNDB;

  • Espaço IOS: destina-se a estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNDB, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, aplicar métodos de solução de problemas com foco em resultados, integrar disciplinas e conteúdos em projetos multidisciplinares, ofertar orientação mercadológica, gerar conexões com as organizações formalmente ativas; ofertar infraestrutura para novos negócios; e gerar curvas de inovação a partir de pesquisas que integrem mercado e academia;

  • Demoday Integrador: feiras de apresentações de projetos integradores, que promovem a interdisciplinaridade de componentes curriculares de um mesmo módulo, fazendo com que o discente atue desde a elaboração do escopo, passando pelo monitoramento e controle do projeto, e termina na organização dos materiais finais, bem como no registro das lições aprendidas;

  • Ligas Acadêmicas: organizações estudantis, sob a orientação de professores-pesquisadores, cujo objetivo é explorar e aprofundar os conhecimentos sobre temas específicos;

  • Virtual UNDB: plataforma on-line de ensino, customizada para atender as necessidades específicas dos alunos da instituição, personalizando o processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem interativo, dinâmico e com multiplicidade de recursos e funções, adaptadas aos componentes curriculares;

  • TEIA: O Núcleo de Carreiras do Centro Universitário UNDB é um espaço dedicado ao planejamento da carreira e capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias ao mercado de trabalho. A ideia é oferecer uma mediação entre o ambiente acadêmico e o mundo dos negócios. Além disso, tem como objetivo construir, de forma conjunta com o aluno, um plano de carreira que contemple a realização pessoal e profissional;

  • Aceleradora de Startups: Organizações criadas com o objetivo de ajudar negócios em fase inicial a crescerem, por meio mentorias específicas, espaço físico, acesso a networking, compartilhamento de práticas de mercado;

  • Internacionalização: Por meio do International Office, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de expansão do entendimento individual e coletivo sobre o mundo. Assim, promovemos a internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em quatro eixos: mobilidade acadêmica; formação bilíngue; cooperação internacional; e eventos e cursos internacionais;

O que estuda a Engenharia de Software 4.0?

O curso de bacharelado em Engenharia de Software 4.0 da UNDB, oferece uma base sólida e possui conteúdos que objetivam preparar habilidades e competências dos estudantes que são indispensáveis para sua atuação profissional.

A grade curricular de Engenharia de Software 4.0 é multidisciplinar e engloba matérias práticas e teóricas com conteúdos da computação, matemática, empreendedorismo e inovação, disciplinas próprias da Engenharia de Software 4.0, formação tecnológica e humanística.

Algumas das matérias que você terá no curso de Engenharia de Software 4.0:

  •       Fundamentos em Engenharia de Software 4.0;
  •       Algoritmos e Programação;
  •       Sistemas Lineares;
  •       Gerenciamento de Projeto de Software;
  •       Banco de Dados;
  •       Redes de Computadores.

Entre outras matérias que irão te ajudar a conquistar o seus objetivos profissionais e te formarão para o mercado de trabalho.

UNDB_CTA

Por que fazer uma graduação em Engenharia de Software 4.0?

A tecnologia está presente no dia a dia. Computadores, celulares, aparelhos eletrônicos e até mesmo eletrodomésticos estão cada vez mais desenvolvidos, o que garante uma vasta atuação para o profissional de Engenharia de Software 4.0. Isso significa um mercado de trabalho aquecido com muitas oportunidades de emprego no Brasil e no exterior.

Para trabalhar na área da informação é necessário um profundo conhecimento técnico da área, além de estar atualizado com tudo que acontece no mundo e as novas tecnologias desenvolvidas e lançadas no mercado.

É necessário ter o conhecimento e a qualificação para trabalhar na área, mas mais que isso é necessário ser um profissional diferenciado, sempre atualizado, criativo e com a capacidade de inovar sempre que necessário.

A graduação irá te ajudar nesse processo, pois na UNDB o curso de Engenharia de Software 4.0 busca desenvolver as competências e habilidades relacionadas à gestão, consultoria, pesquisa e empreendedorismo, formando, assim, um profissional completo e pronto para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia de Software 4.0?

O curso de Engenharia de Software 4.0 da UNDB possui duração de 4,5 anos, sendo dividido em 9 períodos. Todas as aulas acontecem no período noturno.

Durante esses 9 períodos, você será formado e preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho, irá aprender os aspectos técnicos do curso, mas também terá contato com as tecnologias mais novas e modernas disponíveis, irá aprender a pensar à frente, “fora da caixa”, aprenderá a se comunicar e a administrar processos e pessoas, habilidades tão necessárias hoje no mercado de trabalho das tecnologias. 

Você sairá da UNDB um profissional completo, pronto para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho, pronto para liderar equipes e desenvolver novas tecnologias.

Como ingressar na graduação em Engenharia de Software 4.0 da UNDB?

As formas de ingresso no bacharelado em Engenharia de Software 4.0 da UNDB são: vestibular, ENEM, transferência externa e segunda graduação, além das bolsas disponibilizadas pelo PROUNI.

Também é possível usar o financiamento pelo FIES, PRAVALER e FUNDACRED que irão te ajudar a realizar o sonho do ensino superior.

Fique por dentro dos editais e das notícias da UNDB através do site e das nossas redes sociais.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

9 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   

 

pp (1)
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Rodrigo Monteiro
 

Tour 360º