Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Noturno 

O que é Engenharia de Software 4.0?

A Engenharia de Software 4.0 é a área que lida diretamente com soluções tecnológicas e inovação. É papel do engenheiro ser o responsável pela idealização, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software. O graduado em engenharia de software 4.0  pode, ainda, atuar com gestão, consultoria, pesquisa e empreendedorismo no setor público, privado, startups ou em empresa própria.

O trabalho desenvolvido pelo Engenheiro de Software tem como foco a melhoria da produtividade de diferentes áreas do mercado de trabalho, do ensino, assim como do lazer.

Num mundo cada vez mais conectado, o Engenheiro de Software desempenha um papel muito importante, pois ele garante que todos os processos dos sistemas de softwares funcionem corretamente, além de ser responsável pela criação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Isso explica o fato de que o mercado para o Engenheiro de Software só cresce e está cada vez mais aquecido em busca de novas mentes e novos profissionais que sejam capazes de mudar o mundo como fizeram Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Diferenciais

  • Certificações: Nosso curso possui diversas parcerias com certificadoras nacionais e internacionais, como ABRAMTI, CISCO e HUAWEI, garantindo uma formação com foco na atuação profissional e levando em consideração as demandas do mercado de trabalho.

  • Softwarehouse UNDB: Aqui, alunos dos cursos de tecnologia do Centro Universitário UNDB podem ter a experiência de como é participar de uma equipe de desenvolvimento real, utilizando metodologias ágeis e gerenciando projetos de software. Alunos participantes da SH UNDB irão criar soluções para empresas parceiras do Centro Universitário UNDB;

  • Espaço Golden de Aprendizagem: um Laboratório Específico de Aprendizagem, cuja finalidade é oportunizar aos alunos um espaço para realização de práticas colaborativas, eventos que contribuam para sua formação, desenvolvimento de projetos de inovação, realizem investigações junto ao público frequentador do Golden Shopping em São Luís;;

  • Startup-se: feira de apresentações de projetos integradores desenvolvidos nos módulos iniciais do curso. Os projetos utilizam a metodologia Design Thinking e são julgados por uma banca avaliadora externa;

  • Laboratório de Redes, Realidade Virtual e Automação: Laboratório de Pesquisa de Engenharia de Software. Nele, são desenvolvidos projetos que visam a criação de novas soluções tecnológicas que possam melhorar a sociedade. Atualmente, o laboratório possui projetos voltados para Realidade Virtual e Aumentada, Tecnologia Assistiva e Automação. O laboratório também conta com óculos de Realidade Virtual, kits Arduino e equipamentos CISCO;

  • Ligas Acadêmicas: organizações estudantis, sob a orientação de professores-pesquisadores, cujo objetivo é explorar e aprofundar os conhecimentos sobre temas específicos

  • UNDB Classroom :plataforma on-line de ensino, customizada para atender as necessidades específicas dos alunos da instituição, personalizando o processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem interativo, dinâmico e com multiplicidade de recursos e funções, adaptadas aos componentes curriculares;

  • TEIA: O Núcleo de Carreiras do Centro Universitário UNDB é um espaço dedicado ao planejamento da carreira e capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias ao mercado de trabalho. A ideia é oferecer uma mediação entre o ambiente acadêmico e o mundo dos negócios. Além disso, tem como objetivo construir, de forma conjunta com o aluno, um plano de carreira que contemple a realização pessoal e profissional;

  • Internacionalização: Por meio do International Office, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de expansão do entendimento individual e coletivo sobre o mundo. Assim, promovemos a internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em quatro eixos: mobilidade acadêmica; formação bilíngue; cooperação internacional; e eventos e cursos internacionais;

O que estuda a Engenharia de Software 4.0?

O curso de bacharelado em Engenharia de Software 4.0 da UNDB, oferece uma base sólida e possui conteúdos que objetivam preparar habilidades e competências dos estudantes que são indispensáveis para sua atuação profissional.

A grade curricular de Engenharia de Software 4.0 é multidisciplinar e engloba matérias práticas e teóricas com conteúdos da computação, matemática, produção, empreendedorismo e inovação, disciplinas próprias da Engenharia de Software e formação tecnológica e humanística.

Algumas das matérias que você terá no curso de Engenharia de Software 4.0:

  •       Programação Mobile;
  •       Tecnologias Emergentes;
  •       Internet das Coisas;
  •       Gestão Ágil de Projetos;
  •       Inteligência Artificial;
  •       Mineração de Dados;
  •       Arquitetura de Software.

Entre outras matérias que irão te ajudar a conquistar os seus objetivos profissionais e te formarão para o mercado de trabalho.

UNDB_CTA

Por que fazer uma graduação em Engenharia de Software 4.0?

A tecnologia está presente no dia a dia. Computadores, celulares, aparelhos eletrônicos e até mesmo eletrodomésticos estão cada vez mais desenvolvidos, o que garante uma vasta atuação para o profissional de Engenharia de Software 4.0. Isso significa um mercado de trabalho aquecido com muitas oportunidades de emprego no Brasil e no exterior.

Para trabalhar na área da informação é necessário um profundo conhecimento técnico da área, além de estar atualizado com tudo que acontece no mundo e as novas tecnologias desenvolvidas e lançadas no mercado.

É necessário ter o conhecimento e a qualificação para trabalhar na área, mas mais que isso é necessário ser um profissional diferenciado, sempre atualizado, criativo e com a capacidade de inovar sempre que necessário.

A graduação irá te ajudar nesse processo, pois na UNDB o curso de Engenharia de Software 4.0 busca desenvolver as competências e habilidades relacionadas à gestão, consultoria, pesquisa e empreendedorismo, formando, assim, um profissional completo e pronto para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia de Software 4.0?

O curso de Engenharia de Software 4.0 da UNDB possui duração de 4,5 anos, sendo dividido em 9 períodos. Todas as aulas acontecem no período noturno.

Durante esses 9 períodos, você será formado e preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho, irá aprender os aspectos técnicos do curso, mas também terá contato com as tecnologias mais novas e modernas disponíveis, irá aprender a pensar à frente, “fora da caixa”, aprenderá a se comunicar e a administrar processos e pessoas, habilidades tão necessárias hoje no mercado de trabalho das tecnologias. 

Você sairá da UNDB um profissional completo, pronto para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho, pronto para liderar equipes e desenvolver novas tecnologias.

Como ingressar na graduação em Engenharia de Software 4.0 da UNDB?

As formas de ingresso no bacharelado em Engenharia de Software 4.0 da UNDB são: vestibular, ENEM, transferência externa e segunda graduação, além das bolsas disponibilizadas pelo PROUNI.

Também é possível usar o financiamento pelo FIES, PRAVALER e FUNDACRED que irão te ajudar a realizar o sonho do ensino superior.

Fique por dentro dos editais e das notícias da UNDB através do site e das nossas redes sociais.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

9 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   

 

coordenador
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Rodrigo Monteiro
 

Tour 360º