Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Matutino – 08h20 às 11h50

Noturno - 19h às 22h30

O que é Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma ciência da saúde responsável por estudar, prevenir e tratar os distúrbios cinéticos funcionais que acometem os órgãos e sistemas do corpo humano, os quais porventura tenham sido ocasionados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas, conforme define o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

A Fisioterapia ampara sua prática em mecanismos terapêuticos próprios, os quais são sistematizados por meio de estudos interdisciplinares junto aos campos da biologia, ciências morfológicas, ciências fisiológicas, patologias, bioquímica, biofísica, biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano, bem como de disciplinas comportamentais e sociais.

Os profissionais formados na faculdade de Fisioterapia estão habilitados para a construção de diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico fisioterapêutico), prescrição das condutas fisioterapêuticas, bem como acompanhar a evolução do quadro clínico funcional e às condições para a alta do serviço.

O Fisioterapeuta pode, assim, atuar em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade, tais como hospitais, clínicas e postos de atendimento, em clubes esportivos, escolas, academias, asilos, empresas e também prestar atendimento aos pacientes em domicílio.

O Fisioterapeuta é responsável por possibilitar aos indivíduos viver mais saudável na busca por uma melhor qualidade de vida. O seu exercício profissional está centrado em promover a saúde da coletividade, mediante intervenções em educação para a saúde, prevenção de acidentes e doenças, além de contribuir efetivamente para a restauração da atividade funcional.

A empatia é a palavra precisa para definir um profissional de fisioterapia, pois o Fisioterapeuta deve ter a capacidade de entender e ajudar o outro. Se trata de uma profissão voltada a prestar ajuda às pessoas, amenizar suas dores físicas, ajudá-las a ultrapassar seus limites e retomar o movimento de determinada área do corpo e a plenitude de suas atividades funcionais.

O que se estuda em Fisioterapia?

Nos primeiros semestres, a faculdade de Fisioterapia tem disciplinas que são comuns a todos os campos de atuação dessa carreira, como anatomia e fisiologia humana e patologia geral, saúde coletiva, políticas públicas, bioestatística por exemplo.

Já nos semestres seguintes, são ministrados os conteúdos que qualificam os alunos para áreas de atuação específicas,tais como: geriatria, neonatologia e pediatria,neuropediatria, traumatologia e ortopedia, uroginecologia e obstetrícia, reumatologia, cardiovascular, respiratória, oncologia e cuidados paleativos, ergonomia e aquática,

Em geral, a faculdade de Fisioterapia prepara o profissional para elaborar um diagnóstico físico e funcional do paciente e para aplicar técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação dos pacientes.

Assim, os estudantes são preparados para atuar com diversos públicos e terapias, ele vai aprender a interpretar exames e estabelecer relações entre a anatomia do paciente e seu problema.

Alguns exemplos de especialidades reconhecidas pelo COFFITO são e que são estudadas ao longo do curso são:

Confira a grade curricular completa aqui.

Por que fazer uma graduação em Fisioterapia?

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia, estima-se que no Brasil, o número de profissionais fisioterapeutas no Brasil é menor que 1,5 para cada 1.000 habitantes. O mercado de trabalho para os fisioterapeutas é amplo e há vários segmentos em expansão.

Um exemplo é o tratamento de grupos especiais, como os idosos, já que a expectativa de vida desse público tem crescido no Brasil nos últimos anos. Outros segmentos em alta são a fisioterapia desportiva e a dermatofuncional, que são áreas que buscam a melhora da qualidade de vida e do bem-estar do paciente, respectivamente.

A UNDB possui um Complexo de Laboratórios exclusivos para a área da Saúde:

  1.  Anatomia Humana e Neuroanatomia: Constituído para práticas das disciplinas de Anatomia e Neuroanatomia e afins, composto por modelos e cadáveres para estudos de órgãos, sistemas e músculos; manequim de esqueleto para visualização de estrutura óssea, além de aplicação de modelo virtual em 3D.
  2. Multidisciplinar I: Desenvolvido para atividades práticas relacionadas a reações químicas e bioquímicas, como também análise físico-química com foco na análise ambiental e para pesquisas relacionadas à microbiologia básica, clínica e ambiental.
  3.   Multidisciplinar II: Ambiente desenvolvido para realização de atividades de análises citológicas, histológicas e histopatológicas.
  4.   Informática: Espaço para desenvolvimento de atividades de pesquisa com computadores com acesso à Internet e dotados de programas específicos.

Outro diferencial da faculdade de fisioterapia da UNDB consiste nas Clínicas Integradas de Saúde da UNDB, o qual oferece serviços de fisioterapia, psicologia, nutrição, biomedicina e farmácia.

O setor de fisioterapia fica localizado no subsolo do prédio, logo após a recepção e sala de espera, dispondo de acessibilidade aos pacientes através de rampas (pelo estacionamento), escadas e elevadores.

Quanto às instalações físicas, a clínica possui uma área de atendimento comum com 5 cabines, sendo 4 de atendimento individual e uma de avaliação, uma área de neuropediatria com 3 salas individuais, uma área de cardiorrespiratória e uma área de uroginecologia, com 2 salas de atendimento individual e privado, além de uma sala da supervisora.

O setor de fisioterpia dispõe ainda de inúmeros recursos e materiais para auxiliar nos atendimentos. Dentre eles: macas, sendo uma ortostática, tatame, bolas suíças de variados tamanhos, bola feijão,discos de propriocepção, faixas elásticas, ligas de tensão, bastões, tatame paraatendimento em solo, bolas médias, espaldar para alongamentos, bolas massageadoras proprioceptivas, esteiras rolantes. A clínica conta ainda com um aparato de equipamentos eletrofototerapeuticos como (FES), (TENS), corrente russa, laser, ultrassom, infra vermelho.

Quanto custa uma faculdade de Fisioterapia?

O preço da mensalidade pode variar conforme a instituição. Além de analisar quanto é uma faculdade de Fisioterapia, avalie também a credibilidade e estrutura da instituição, além dos diferenciais que ela oferece para o seu aprendizado.

A universidade é o menor caminho entre você e o sucesso profissional, escolher uma instituição que te ajude a alcançar seus objetivos, que te oferece um bom custo benefício e te forneça toda a estrutura e didática necessárias para um bom aprendizado é essencial para o sucesso de sua carreira.

A UNDB é referencia de ensino, uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região, é a faculdade ideia para te ajudar a alcançar seus sonhos e se tornar um profissional de destaque na área.

Quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia?

O Bacharelado em Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos e é oferecido no período matutino.

Durante esses 5 anos de estudo, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você aprenda os aspectos teóricos e práticos da fisioterapia, com conteúdos que te possibilitarão conhecer melhor a anatomia do corpo humano e praticar sua profissão de maneira concreta.

Tudo isso para desenvolver em você um profissional completo, pronto para o mercado de trabalho, seja qual for a área de atuação escolhida.

Como ingressar na graduação em Fisioterapia da UNDB?

Você pode se tornar um estudante da UNDB por seus programas de ingresso como o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni, ou mesmo a transferência externa (para o caso de vir de uma graduação semelhante em outra instituição), ou mesmo a segunda graduação (programa exclusivo para quem deseja cursar uma segunda graduação, confira!)

As formas de ingresso mais comuns são o vestibular o ENEM e o PROUNI, vamos explicar um pouco elas abaixo:

  • VESTIBULAR TRADICIONAL: Nessa modalidade você faz uma prova que irá avaliar o seu conhecimento das disciplinas do ensino médio e de conhecimentos gerais como atualidade. Caso você atinja a nota mínima necessária será chamado para fazer sua inscrição, as informações detalhadas serão sempre disponibilizadas pelo edital do vestibular que sempre será colocado no site com antecedência, basta acompanhar.
  • TRANSFERÊNCIA EXTERNA: Para quem já está cursando uma graduação em outra instituição e quer fazer parte da UNDB uma faculdade referência na região e excelência de ensino, é muito fácil, basta levar toda a documentação na Central do Candidato , e ainda você ganha 100% de desconto na matrícula.
  • ENEM: Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2017 podem utilizar sua nota para ingressar na UNDB. Você só precisa ter a nota mínima necessária para o curso escolhido.
  • PROUNI: Estudantes que se inscreveram no programa de bolsas do governo PROUNI e foram classificados como aptos podem conseguir vaga nos cursos de graduação da UNDB.

Para quem deseja financiar os estudos, a UNDB oferece 3 modalidades são elas:

  1.  FIES;
  2.  PRAVALER;
  3.  FUNDACRED;

Essas 3 modalidades de financiamento podem te ajudar a concretizar o sonho do ensino superior saiba mais sobre elas clicando em cada uma neste texto.

As notícias sobre os editais de vestibular e demais formas de ingresso são divulgadas no site e nas redes sociais da instituição. Fique ligado!

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Matutino

 

Noturno

   

 


 

pp (2)
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Carol Abdalla
 

Tour 360º