Por que devo escolher o  MINTER UNDB/UNISUAM? 

As aulas do MINTER são presenciais e acontecem no Espaço de Pós-Graduação da UNDB, com a participação dos professores da UNISUAM, mensalmente às sextas, sábados e domingos.

Oportunidade de qualificação com a UNISUAM, com o suporte acadêmico da UNDB.





 
 
 
Único MINTER do Maranhão com perfil multidisciplinar, que possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores e docentes de distintas formações acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento.
Programa Profissional com 5 estrelas pela CAPES, pensado para o desenvolvimento de ações que possam transformar o mundo.
 
 
 
 
Linhas de pesquisa diversificadas, que incluem estudos sobre Estado, sociedade e desenvolvimento; inovação e empreendedorismo; e cadeias produtivas e sustentáveis.
 

 

unnamed(1)

 

 

Professores com renomada experiência no ensino da inovação, empreendedorismo e novos mercados.

 COORDENADORA 
 
 
 
 
 
 
 Patrícia Dusek 
Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2014)/Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, onde também obteve o título de graduação na mesma área. Especialista em Direito pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc de Revistas Científicas. Articulista, palestrante e conferencista bilíngue em eventos nacionais e internacionais. . Experiência de mais de 10 anos em coordenação de cursos. Pesquisadoras na área de inovação e sustentabilidade, com patentes relacionadas aos temas pesquisados. Professora de cursos de graduação em Administração e Direito. Pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, onde também leciona as disciplinas Governança Corporativa Ambiental, Desigualdades Socioespaciais, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Legislação Empresarial.
 
 
 
 
 
 
 Erika de Carvalho 
Graduação em Fisioterapia e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ. Doutorado-sanduíche em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ e Institut des Sciences Cognitives, CNRS, França.
 
 
 
 
 
 
 Igor Ramathur 
Doutorado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE) da UFRJ (2015) e Pós-Doutorado pelo  COOPE da UFRJ (2016).
 
 
 
 
 
 
 Agnaldo José Lopez 
Possui mestrado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007)
 
 
 
 
 
 
 
 Maria Geralda de Miranda
Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela FACHA e em Letras Clássicas e Vernáculas pela FEUC. Doutora em Estudos Culturais pela UFF.

 

 

Confira o vídeo manifesto da
UNDB:
Perguntas Frequentes
(FAQ):
Quais são as áreas de concentração do curso? Devo optar por uma área?

O curso compreende uma Área de Concentração: Desenvolvimento Sustentável e Trabalho. Nesta área, são disponibilizadas três Linhas de Pesquisa: Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local, Cadeias Produtivas Sustentáveis e Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Seu projeto de pesquisa será conduzido em uma dessas Linhas de Pesquisa.

Quantos créditos é preciso cumprir?

Os alunos matriculados no Mestrado em Desenvolvimento Local deverão cumprir número de créditos igual ou superior a 24 (vinte e quatro), sendo 18 (dezoito) nas disciplinas obrigatórias e, no mínimo, 6 (seis) nas disciplinas optativas.

Quando e em que local as aulas serão ministradas?

As aulas serão ministradas mensalmente, no Espaço de Pós-Graduação da UNDB (Golden Shopping), com a presença dos professores de forma presencial alternadamente. No mês em que o professor lecionar fora de São Luís, ainda assim os alunos do Minter deverão estar presentes à sala de aula para participar da aula remotamente, em tempo real e com a mediação do Coordenador Local.

As aulas ocorrerão conforme calendário semestral, de sexta a domingo: sexta, de 13h até 22h, com 1 hora de intervalo para jantar e intervalos de 10 minutos em horários a serem estabelecidos pelos professores no decorrer da aula. Sábado e domingo, de 09 até 17h, com 1 hora de intervalo para almoço e com intervalos de 10 minutos a serem estabelecidos pelos professores.

Qual instituição de Ensino Superior emitirá o diploma do aluno?

O diploma do candidato aprovado no Mestrado em Desenvolvimento Local será emitido pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), como Instituição de Ensino Superior reconhecida pela CAPES/MEC e proponente da turma de mestrado interinstitucional (Minter).

 

 

 Linhas de Pesquisa: 

Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local
Cadeias Produtivas Sustentáveis
Gestão da Inovação e Empreendedorismo





 

Como funciona?
As aulas do MINTER são presenciais e acontecem na UNDB, com a participação presencial dos professores UNISUAM, em meses alternados. As aulas acontecem às sextas, sábados e domingos, uma vez ao mês.

 Processo Seletivo 2023 

O processo de seleção é composto de prova de conhecimentos por videoconferência, prova de idiomas, entrevista e análise de currículo lattes.
 
 
 

 Formato das Disciplinas 

As disciplinas do MINTER em Desenvolvimento Local são presenciais e as aulas são ministradas pelos professores do programa de sexta a domingo, 1 vez ao mês, no Espaço de Pós-Graduação da UNDB (Golden Shopping).

 CALENDÁRIO DE AULAS - (Em breve)

 Ementa do Curso 

Clique aqui para conferir!

 Investimento

Investimento: 24 parcelas de R$ 2.800
 
Fale com a  Coordenação 
Envie a sua dúvida pelo formulário abaixo, ou, se preferir, agende um atendimento com a coordenação do programa.
 

logobranco

E-mail: pos@undb.edu.br


© Copyright 2020 Grupo Dom Bosco & UNISUAM - Todos os direitos reservados.

Instagram Youtube-icon Twitter Linkein