Postado por Dennis Mantovani em 03-01-2018 8:00

Por que estudar Engenharia Civil em São Luís?

 
 
 
 
 
 
 
eng civil

Está em dúvida sobre que profissão seguir? Se você mora ou pretende fixar residência na capital do Maranhão, cursar Engenharia Civil em São Luís pode ser uma excelente opção de carreira.

A este profissional, cabe a importante responsabilidade de projetar, executar e supervisionar obras de diferentes complexidades: da reforma de uma residência até a construção de grandes empreendimentos comerciais, por onde milhares de pessoas irão circular diariamente.

Curso de Engenharia Civil

Não é à toa que várias faculdades em São Luís oferecem essa graduação: as perspectivas para os bacharéis são bastante promissoras. A seguir, listamos alguns motivos para convencê-los a efetuar sua matrícula:

Conciliar desenvolvimento e sustentabilidade

Você consegue enxergar um elo entre o meio ambiente e a Engenharia Civil? Ao mesmo tempo em que é responsável pelo planejamento e execução de obras, o profissional deve zelar pela preservação da natureza.

Nesse sentido, a sua atuação acontece, basicamente, de duas maneiras: a primeira delas é combater o desperdício de materiais, dando preferência àqueles que tenham maior durabilidade e sejam reaproveitáveis.

Numa outra frente, ele deve considerar o impacto de uma obra para a comunidade ao entorno, numa tentativa de conter eventuais efeitos danosos, como a poluição decorrente das atividades.

eng civil

Adquirir conhecimentos em diversas áreas

A grade curricular de Engenharia Civil dialoga com diferentes áreas do conhecimento: de antemão, podemos afirmar que este bacharel deve ter habilidade para fazer cálculos. Gostar de Matemática é essencial para se dar bem na profissão.

Além disso, há os conhecimentos específicos: ele é o responsável por fazer a análise de estruturas, além de se atentar às características topográficas, as fundações e as especificidades de cada material.

Ao longo do curso, há uma disciplina que capacita o engenheiro para que ele seja capaz de incorporar as soluções tecnológicas ao cotidiano da obra, justamente com o objetivo de coibir o impacto ambiental, aperfeiçoar processos e aumentar a segurança.

O mercado promissor

A construção civil é considerada um termômetro da economia. Em outras palavras, o desempenho deste segmento é utilizado como um parâmetro para determinar se o momento é promissor ou de retração.  

E, embora existam oscilações ou épocas não tão favoráveis, é comum que existam ciclos. Isso quer dizer que, depois de períodos de recessão, a tendência é de uma guinada, impulsionada pelas diversas iniciativas governamentais que visam facilitar o acesso da população à casa própria.

No Maranhão, a situação não é muito diferente. Há uma demanda bastante grande por profissionais qualificados, tendo em vista que, para atrair investimentos e proporcionar melhor qualidade de vida à população, é preciso receber novos empreendimentos, capazes de satisfazer o crescente nível de exigência dos consumidores.

Se você busca por uma formação de qualidade, conheça a UNDB e fique por dentro dos nossos esforços para estar entre as melhores faculdades em São Luís. 

QUERO ME INSCREVER

Leia também: Você conhece o mercado da Engenharia Civil?

Tópicos: Engenharia Cívil

Postado por Dennis Mantovani em 03-01-2018 8:00