Postado por Dennis Mantovani em 11-04-2018 9:00

Você conhece a grade curricular de engenharia civil?

engenharia civil

Não só de cálculos está feita a rotina de um estudante de Engenharia Civil ou Engenharia de Produção Civil. Apesar deles ocuparem boa parte da carga-horária — e preocupações! — dos alunos, os cálculos dividem espaço com disciplinas de vários campos do conhecimentos.

Ao longo dos 5 anos de graduação, o futuro bacharel realiza atividades  teóricas e práticas que o tornarão um profissional crítico e com uma visão interdisciplinar.

Curso de Engenharia Civil

Se você não quer esperar a matrícula na faculdade para saber o que encontrará no futuro, acompanhe esse post. Falaremos sobre a grade curricular de Engenharia Civil e quais faculdades em São Luís oferecem uma formação completa ao aluno.

Veja!

A estrutura curricular do curso

O curso superior em Engenharia Civil tem uma grade curricular extensa. São cinco anos de estudos, e uma média de seis disciplinas a cada semestre cursado. Antes de conseguir o diploma e considerar-se um engenheiro, o estudante encara 60 ou mais matérias, entre teóricas e práticas.

A quantidade de matérias pode parecer muito para você, mas elas são diversas! Além das disciplinas que são dadas em sala de aula, os estudantes participam, também, de saídas de campo e práticas em laboratório, além de poderem escolher as disciplinas optativas que incrementam e direcionam o seu currículo.

Estágios e Trabalho de Conclusão de curso são obrigatórios para os alunos, o que garante que você não sairá da faculdade apenas com uma bagagem teórica.

Os primeiros semestres: a base do curso

Costumamos dizer que os quatro primeiros semestres definem os semestres seguinte e as dificuldades que serão encontradas, ou não, no decorrer do curso. Esse é o momento de construir uma sólida base nas disciplinas básicas: Cálculo, Desenho, Química, Geometria e Física. De cada uma dessas matérias você terá, em média, duas disciplinas.

Nos primeiros semestres, também é o momento de conhecer o curso e ganhar afinidade com a área escolhida. Para isso, existem as matérias de Introdução à Engenharia Civil, Introdução à Administração, Engenharia do Meio Ambiente e Metodologia de Pesquisa. Elas são fundamentais para o preparo profissional.

engenharia civil

Iniciando-se na Engenharia

Depois de quatro semestres e quase 1.400 horas de aula, você deve estar se perguntando: quando aparecerão as matérias próprias de Engenharia? Calma, é a partir do quarto ou quinto semestres que essas disciplinas surgem, deixando os alunos ainda mais interessados na graduação.

Está na hora de conhecer os fundamentos básicos que, lá na frente, lhe deixarão apto a construir prédios, pontes, montar instalações hidráulicas e planejar obras. Esse conhecimento é dado  por disciplinas como Resistência dos Materiais, Materiais de Construção, Gestão e Orçamento de obras, Topografia e Estruturas de Concreto.

Colocando a mão na massa

A hora mais aguardada: colocar, literalmente, a mão na massa. Os três ou quatro últimos semestres de faculdade são dedicados principalmente à prática profissional e à aplicação de todo o conhecimento adquirido aos problemas que o profissional encontra no dia a dia da profissão. Você aprenderá a fazer instalações hidráulicas e sanitárias, a projetar e construir pontes, a construir obras de alvenaria e muito mais.

O fim do curso é dedicado, também, a construção de seu caminho profissional. Os estágios escolhidos devem ser feitos em áreas que você tem afinidade, assim como as disciplinas optativas que serão escolhidas por você.

As grades curriculares variam de instituição para instituição, mas costumam manter a essência daquilo que foi apresentado nesse texto. Em sua busca pelas melhores instituições, verifique qual faculdade em São Luís possui uma grade curricular atualizada, flexível e com boas opções de disciplinas extras.

Não deixe de acompanhar as novidades sobre o curso de Engenharia Civil! Aproveite e baixe nosso e-book!

Nova call to action