Blog da UNDB

Aula experimental: tudo o que você precisa saber

Written by Dennis Mantovani | 04-06-2019 12:00

Você sabia que é possível fazer uma aula experimental do curso que está pensando em cursar no Ensino Superior?!

Muitas pessoas não sabem que algumas IES, assim como é o caso da UNDB, disponibilizam aulas experimentais para seus candidatos. Desta forma, você poderá ter um gostinho de como é o dia-a-dia do curso que está pensando em fazer.

O que é uma aula experimental?

Aulas experimentais normalmente tem o objetivo de mostrar os detalhes do curso em questão e ajudar o aluno na hora da sua escolha.

Muitos jovens, ainda no processo de ingresso no Ensino Superior, não sabem ao certo por qual curso irão optar. É na aula experimental que essa dúvida pode ser sanada.

Na aula experimental você terá contato com os alunos que já estão em curso e também com os professores, além de ter uma boa ideia de toda a metodologia e bibliografia que será estudada.

É importante lembrar que a aula experimental não conseguirá te apresentar todos os detalhes do curso, tendo em vista que são sempre cursos extensos e com constante atualizações. Porém, com certeza é um ótimo viés para se ter uma base do que será estudado.

Como faço para fazer uma aula experimental?

As regras variam de acordo com cada instituição, mas normalmente para fazer uma aula experimental você só precisa conversar com a coordenação do curso.

Procure o coordenador do curso com antecedência para poderem agendar a aula experimental.

No caso da UNDB, por exemplo, nós temos no UNDB Experience que é um dia inteiro voltado para os novos ingressantes conhecerem um pouco sobre a faculdade. Neste dia você conhecerá todas nossas instalações, salas, laboratórios, professores, alunos e ainda poderá fazer aulas experimentais.

Por isso, é importante conversar com um profissional antes e não ficar de fora de atividades como essa, que podem fazer toda a diferença na hora da sua decisão.

Dicas para aproveitar ao máximo a aula experimental

Interaja com os outros alunos: Nada melhor do que já começar a fazer novas amizades, não é mesmo? Independente da sua decisão é muito importante conversar com os alunos que já estão em curso. Saber um pouco mais sobre as aulas, a metodologia de ensino, as oportunidades dentro da faculdade é essencial e ninguém melhor para falar disso do que aqueles que já vivem essa realidade

Converse com os professores: Tire suas dúvidas com os professores. Converse sobre a bibliografia do curso, o cenário do mercado atual, peça dicas para um melhor aproveitamento nas aulas. Demonstre interesse e esclareça todas suas dúvidas. Essa é com certeza uma boa oportunidade para isso!

Vá aberto a novas experiências: A aula experimental serve para você conhecer um novo universo do qual, muito em breve, talvez faça parte. Por isso, vá aberto a viver novas experiências e aproveite todos os minutos desta oportunidade.

Se você já se animou para fazer uma aula experimental e sentir de perto o gostinho da faculdade, vem com a gente!

Procure o coordenador do curso e converse com ele sobre a melhor forma de fazer a aula experimental. Temos certeza que será uma experiência fundamental neste momento.

Esperamos por você.