Postado por Dennis Mantovani em 19-02-2018 9:00

Como escolher entre as melhores faculdades em São Luís (MA)?

escolher faculdade

O sonho de todo estudante universitário é se tornar um profissional bem-sucedido, conquistando o reconhecimento do público e de colegas da área. Para transformar esse objetivo em realidade, porém, somente a vocação não basta.

Igualmente importante é estudar em uma instituição de qualidade, comprometida com a excelência de ensino. Você sabe o que levar em consideração na hora de escolher entre as melhores faculdades em São Luís (MA)?

Em um primeiro momento, os futuros universitários e seus familiares tendem a considerar somente fatores isolados, como o preço. Veja porque é tão importante ampliar o seu leque!

escolher faculdade

Avalie a infraestrutura

O propósito da passagem pelo ensino superior é preparar o aluno para a profissão que ele pretende exercer. Nesse sentido, é fundamental que a faculdade invista em infraestrutura para proporcionar uma formação de qualidade.
Nesse sentido, o investimento em tecnologia é uma prioridade: os recursos devem ser incorporados às salas de aula, e também nos processos administrativos, para facilitar o acesso e controle das informações.
Como as disciplinas mesclam teoria e prática, é essencial que as instalações permitam a simulação de atividades comuns no cotidiano do trabalho. Isso pressupõe a manutenção de laboratórios específicos para cada área do conhecimento. Atente-se também a outras instalações, como a biblioteca, que deve se destacar por um acervo variado.

passar no vestibular

Informe-se sobre a metodologia de ensino e matriz curricular

Tão importante quanto os investimentos em infraestrutura é o compromisso com a qualidade de ensino. Verifique, por exemplo, quais as metodologias adotadas pela instituição. Há alguma inovação na maneira de ensinar, como a aprendizagem ativa?
Ao mesmo tempo, também é importante que a grade curricular seja atualizada constantemente, alinhando-se às principais demandas do mercado. Esse cuidado aumenta as chances de uma rápida inserção nas empresas.
Na hora de escolher uma faculdade em São Luís, (MA), o futuro universitário também precisa se informar sobre a experiência dos professores. Além do currículo e titulações acadêmicas, vale questionar se eles já atuaram profissionalmente em suas respectivas áreas.

Descubra que práticas são adotadas além dos muros do campus

Por último, nós lembramos que toda instituição de educação tem a missão de produzir conhecimento, cujos reflexos ecoam muito além de seus próprios muros. Isso significa que uma faculdade de qualidade é aquela que se preocupa com a melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual está inserida.
Isso quer dizer que, em suas atividades de extensão, alunos e professores devem estar em contato constante, especialmente com a população mais carente, identificando as suas principais necessidades.
Finalmente, é ideal que haja uma demonstração prática de que a instituição está comprometida com o seu futuro mesmo após a formatura. Muitas delas mantêm programas para acelerar a empregabilidade de seus egressos.

Percebeu por que é muito importante agir com cautela na hora de tomar essa decisão? São várias as faculdades em São Luís, porém vários fatores devem ser ponderados na definição daquela que melhor atende as suas expectativas. Gostou deste post? Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado!

Faça o download gratuito do e-book!