Postado por Dennis Mantovani em 15-01-2018 8:00

O que define um bom estudante de odontologia?

 
 
 
 
 
 
 
odontologia

Você tem o costume de prestar atenção ao sorriso das pessoas? Sempre orientou seus sobrinhos menores a mastigar bem os alimentos enquanto comem e, é claro, escovar os dentes logo em seguida? A Odontologia pode ser sua opção de carreira.
Para se tornar um profissional bem-sucedido, no entanto, algumas das habilidades devem se sobressair já durante a faculdade ou serem aperfeiçoadas no decorrer da graduação.

Mas, afinal de contas, que características definem um Bom estudante de Odontologia? No post de hoje nós vamos contar qual o caminho para que você seja reconhecido por seu desempenho acadêmico.

Curso de Odontologia

DISPOSIÇÃO PARA OS ESTUDOS: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA FACULDADE.


Uma das características primordiais de quem pretende atuar na área de odontologia é a disposição para estudar bastante e atualizar os seus conhecimentos continuamente: antes, durante e depois da faculdade. Sempre há novos processos e técnicas sendo criados e, na odonto, não é diferente.

E já que este é um dos cursos mais concorridos, é bom ficar ligado na nota de corte em Odontologia. Em outras palavras, só é aprovado no vestibular quem está realmente preparado. Qualquer erro, pode adiar o seu sonho de entrar para a faculdade.

Reconhecimento por suas habilidades motoras

Dependendo do procedimento a que se submete, o paciente é obrigado a passar horas de boca aberta, o que pode gerar algum desconforto. Agora imagine que, mesmo sem querer, o dentista faça um movimento brusco. Além do risco de causar uma lesão, cita-se a possibilidade de um trauma psicológico. Por isso, é bom ter segurança nos movimentos, uma mão firme que não dê margem a erros.

odontologia

Empatia para se colocar no lugar do paciente

Agora, destacamos uma habilidade essencial a todo estudante ou profissional da área de saúde: a empatia, que nada mais é do que a capacidade para se colocar no lugar do outro, tentar entender o que sente, como experimenta uma sensação.

Isso porque cada paciente reage de uma maneira: para alguns, uma consulta com o dentista é algo tão corriqueiro quanto ir ao supermercado, outros sentem verdadeiro pavor só de ouvir o barulho do motorzinho.

De todo modo, é preciso ter sensibilidade para acalmá-los, transmitindo-os confiança e tranquilidade. Outro requisito básico é a honestidade: seja sempre transparente quando questionado sobre os riscos dos procedimentos clínicos ou cirúrgicos.

Capacidade para trabalhar em grupo

Ao se matricular em uma faculdade de odontologia em São Luís ou em qualquer outra região do Brasil, você precisa ter em mente que serão realizados vários trabalhos em grupo.

E isso não é nada mais do que uma reprodução de situações que você vai enfrentar em seu dia a dia depois de formado, respeitando-se o fato de que são comuns os casos nos quais o profissional de odontologia faz parte de uma equipe multidisciplinar.

Isso significa que, em prol do bem-estar do paciente, muitas decisões precisam ser tomadas em consenso entre vários especialistas. Para que o resultado seja aquele que se deseja, qualquer resquício de vaidade deve ser deixado de lado.

Agora que você já sabe o que precisa para se tornar um bom estudante de Odontologia, já pode tentar uma vaga em uma das faculdades em São Luís. Acesse o site da UNDB para conhecer melhor o nosso curso  infraestrutura!

QUERO ME INSCREVER

Veja também:

Tópicos: Curso de Odontologia

Postado por Dennis Mantovani em 15-01-2018 8:00