trofeu

5º MELHOR CURSO PARTICULAR DO BRASIL

Pelo ranking do ENADE/MEC 

trofeu

MELHOR CURSO DO MARANHÃO

Entre públicas e privadas de acordo com ENADE/MEC

trofeu

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Inaugurada em 2020, a clínica de odontologia da UNDB tem os melhores equipamentos

Qual o objetivo do curso de Odontologia do Centro Universitário UNDB?

I. Formar profissionais cirurgiões dentistas generalistas, humanísticos, críticos, proativos e éticos de acordo com as necessidades de saúde da população brasileira, do Estado do Maranhão e do Município de São Luís;


II. Contribuir para minimizar as desigualdades regionais no número de profissionais cirurgiões-dentistas e, consequentemente a exclusão social ao acesso a serviços de saúde bucal, por meio da formação e fixação destes profissionais em regiões carentes;


III. Melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde bucal prestada à população;

IV. Reduzir a incidência de agravos bucais nos diferentes ciclos de vida através da ampliação da oferta e do acesso da população as ações e serviços de saúde bucal;


V. Contribuir com a gestão local e regional do SUS por meio da parceria na execução de planos de intervenção orientados pelas necessidades de saúde regionais;


VI. Apoiar a rede pública de serviços de saúde bucal do SUS por meio de parcerias com a gestão local e regional em ações educacionais, além de ações de intervenção no âmbito da prevenção e promoção de saúde bucal; 


VII. Produzir e disseminar conhecimento aplicável orientado para qualificar práticas assistenciais e de gestão pautadas pela integralidade da atenção de acordo com as necessidades coletivas da população local e regional.

 

Qual o perfil do egresso do curso de Odontologia da UNDB?

     O egresso do Curso de Odontologia do Centro Universitário UNDB será um profissional sensível aos agravos de maior prevalência epidemiológica nos contextos do município de São Luís/Maranhão, aliando habilidades e competências técnicas e socioemocionais ao enfrentamento dos condicionantes sociais de doença e os seus efeitos. Ele estará apto a realizar procedimentos preventivos, interceptativos e reabiliatadores, na perspectiva da articulação e integração dos conhecimentos de diversas áreas da prática odontológica.

 

    Também estará pronto para atuar em programas da atenção básica em saúde, sem perder de vista seu perfil generalista. Sua prática profissional será caracterizada pela capacidade de gerir sua formação continuada, reconhecendo as necessidades de aprendizado contínuo; pela abertura à avaliação de desempenho e pela capacidade de adaptação a novas situações trazidas tanto por processos saúde-doença, como pelos avanços tecnológicos nas formas de diagnóstico e tratamento.

 

Por que estudar Odontologia na UNDB?

O curso de Odontologia está organizado para conclusão em 5 (cinco) anos, divididos em 10 semestres, distribuídos em três áreas de atuação:

  1. Conhecimentos básicos, do 1º ao 3º semestre;
  2. Conhecimentos aplicados à Odontologia, do 1º ao 9º semestre;
  3. Estágio curricular supervisionado, desenvolvido do 6º ao 10º semestre.

 

O estágio supervisionado é considerado elemento fundamental na formação profissional e ocorre de maneira mais ativa no último ano (9º e 10º períodos), sendo realizados nos cenários de práticas relacionadas às RAS dos municípios da Grande Ilha de São Luís (Unidades Básicas de Saúde), em instituições sem fins lucrativos, Centros Especializados e Hospitais.

A operacionalização das habilidades disciplinares do 1º ao 8º semestre é feita através das seguintes atividades:

  • Aulas expositivas/dialogadas
  • Tutoriais em pequenos grupos (PBL);
  • Aulas/aprendizagem colaborativa e/ou sessões de Aprendizagem por Equipes (TBL, Cases);
  • Programa Interdisciplinar Comunitário (PjBL, Papers e problematização);
  • Habilidades e atitudes (informações em saúde, comunicação, habilidades clínicas e cirúrgicas);
  • Práticas em laboratórios (anatomia, morfofuncional, microscopia, multidisciplinar e bioquímica)
  • Práticas em laboratórios pré-clínicos (materiais dentários, pré-clínicas integradas I e II, endodontia, oclusão, ortodontia e prótese integrada)
  • Atividades complementares
  • Aprendizagem autodirigida (Desafio 4.0, espaço protegido do estudante para estudo e buscas)

 

O que é Odontologia?

A Odontologia é a área da saúde que estuda e trata da saúde da boca, dentes, língua e ossos da face. O profissional formado em Odontologia é o responsável por diagnosticar os problemas da saúde bucal e desenvolver estratégias de prevenção e propor sempre o tratamento mais adequado.

Seja para a extração de um dente, cirurgia, desenvolvimento de próteses e etc. Além disso, a Odontologia também engloba serviços relacionados a estética bucal. Atuando na limpeza dos dentes e clareamento dentário.

As principais áreas da Odontologia são ortodontia, periodontia, dentística, Implantodontia e traumatologia e cirurgia.

Por que fazer graduação em Odontologia?

A área de Odontologia é a segunda mais rentável do Brasil, ficando apenas atrás de Medicina, segundo dados recentes do IPEA. Além disso, o campo de atuação dos dentistas é bem abrangente.

Tanto em relação ao perfil de pessoas, podendo atender crianças, jovens e terceira idade como nas áreas de atuação (periodontia, ortodontia, cirurgia) e locais de trabalho, que pode ficar entre setor público e consultório próprio, por exemplo.

Podendo estender seu campo de atuação para hospitais e postos de saúde. Por esses motivos que Odontologia e Medicina estão entre os cursos mais procurados e concorridos do Brasil. Se destacando pelas inúmeras áreas de atuação e a alta remuneração.

O que se aprende na graduação de Odontologia?

Aliando muitas aulas teóricas e práticas, o curso de Odontologia capacita os alunos com conteúdos que focam principalmente no estudo completo da boca e a face de uma forma geral, do maxilar aos ossos dessa região.

Porém, ao longo do curso o estudante terá também aulas com disciplinas bases da área de saúde como anatomia humana, bioquímica e ciências biológicas e da saúde. Na grade curricular do curso é possível encontrar matérias como:

  • Anatomia Humana;
  • Anatomia de Cabeça e Pescoço;
  • Histologia Bucal;
  • Materiais Dentários;
  • Patologia Geral;
  • Cariologia;
  • Dentística Operatória;
  • Periodontia;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Ortodontia.

Qual é o perfil do profissional de Odontologia?

Empático, confiante e afinidade com o bem-estar das pessoas são os pilares que constroem a profissão de um dentista. Por às vezes tratar de lesões delicadas e minuciosas o profissional da Odontologia precisa ser extremamente atencioso e calmo para respeitar as dores do paciente.

Ele precisa ter também um bom relacionamento interpessoal para lidar com as pessoas, já que o sucesso da profissão dependerá e muito da construção da confiança dele com seus pacientes.

Gostar de matérias como biologia e física é essencial já que elas serão a base de muitas aulas ao longo da graduação.

Outro ponto importante a ser avaliado pelo futuro estudante de Odontologia é que na maior parte do tempo você deverá ficar dentro de um consultório, com atividades em muitos casos repetitivas. Ou seja, é importante estar preparado para enfrentar longas rotinas nessa realidade.

Como é o mercado de Odontologia?

Uma pesquisa recente do IPEA revelou que a área de Odontologia é a segunda com o maior índice de empregabilidade do Brasil. Isso ocorre em função das inúmeras possibilidades que se criam no mercado para o profissional de Odontologia.

Além de abrir o próprio consultório, ele também tem espaço aberto para trabalhar em postos de saúde, clínicas odontológicas e hospitais. Ou seja, ele pode trabalhar tanto na área pública como privada.

Podendo executar sua função tanto em questões patológicas (na prevenção e tratamento de doenças) como estéticas.

As principais áreas da Odontologia são:

  • Ortodontia - é a área que cuida da correção dos dentes com a implantação de aparelhos ortodônticos.
  • Periodontia – essa especialidade cuida de infecções e inflamações na boca e nas gengivas. Eliminando-as por meio de prevenção com a remoção de placas e raspagens
  • Endodontia – o famoso tratamento de canal é de responsabilidade do profissional especializado em endodontia. É ele que cuida da raiz e dos nervos dos dentes.
  • Traumatologia e Cirurgia – essa área é responsável por identificar lesões na boca e na arcada dentária e sugerir tratamentos que eliminem o problema. Normalmente feitos por meio de cirurgias

Duração do curso de Odontologia

O custo de Odontologia tem duração de 5 anos, dividido em 10 semestres em horário integral.

Por que estudar Odontologia na UNDB?

A UNDB é considerada uma instituição de excelência no estado do Maranhão. Tanto em relação a sua estrutura de última geração, que permite um maior desenvolvimento dos alunos na relação com os professores, como em sua metodologia de ensino inovadora.

No estado, a UNDB, é o único centro universitário que utiliza com os estudantes, desde o primeiro período, o sistema de “Cases” e “Papers”. Estimulando o aluno assim que começa a faculdade a desenvolver pesquisa científica.

Um dos principais objetivos dessa metodologia é criar um senso crítico e reflexivo ao aluno sobre sua área, para que ele se torne um verdadeiro protagonista de conhecimento no mercado.

Isso tudo é reflexo dos pilares da UNDB na formação de seus alunos que são: tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A instituição também oferece suporte aos alunos em relação a busca de vagas no mercado do trabalho por meio do Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem.

Como ingressar na UNDB?

Para ingressar na graduação de Odontologia da UNDB é só acessar o site da instituição e preencher a ficha de inscrição do curso. É possível utilizar a nota do ENEM para conseguir uma vaga.

Você pode ficar ligado nas datas dos próximos vestibulares pelo site da UNDB ou pelas redes sociais.

A UNDB tem um canal aberto também com os estudantes pelo e-mail relacionamento@undb.edu.br ou pelo telefone (98) 4009-7083.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Integral

icon6

Mensalidade:

Integral: R$ 3.634,00

Pontualidade: R$ 3.270,60

Convênio: R$ 3.088,90

 


 

Informações

 


 

Pedro Natividade
 
Pedro Natividade
 Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador 
 
 

Tour 360º

.