Hoje em dia, a carreira de engenheiro da computação desponta como uma das mais promissoras e dinâmicas no campo da tecnologia.
Este guia completo tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e fornecer informações essenciais sobre as habilidades necessárias, às áreas de atuação e as perspectivas do mercado de trabalho para os futuros engenheiros de computação.
A percepção positiva dessa carreira não é à toa; ela combina desafios estimulantes com a possibilidade de impactar setores variados da economia e da sociedade.
Desde o ingresso na universidade até a especialização em um nicho do mercado de TI, entender como funciona a profissão de engenheiro da computação é fundamental para fazer escolhas informadas e construir uma trajetória de sucesso.
Portanto, iremos te mostrar neste conteúdo o porquê de estudar engenharia de software. Acompanhe agora!
A tecnologia está no centro da transformação digital que impacta todos os setores. Empresas de diferentes segmentos, desde startups até grandes corporações, precisam de engenheiros de software para:
A demanda supera a oferta de profissionais qualificados, o que resulta em excelentes oportunidades e salários competitivos.
A Engenharia de Software abre portas para diversas áreas de atuação, como:
Além disso, profissionais podem trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos, startups ou como freelancers.
A área de tecnologia está entre as mais bem remuneradas no Brasil e no mundo. Com a alta demanda por engenheiros de software, profissionais qualificados podem alcançar excelentes salários logo no início da carreira e crescer rapidamente.
Engenheiros de software têm a oportunidade de criar soluções que impactam milhões de pessoas. Eles estão por trás de tecnologias que transformam a forma como vivemos, desde aplicativos que usamos diariamente até sistemas que impulsionam negócios e avanços científicos.
A Engenharia de Software é uma das áreas que mais oferecem flexibilidade no trabalho:
Durante o curso, você desenvolverá habilidades técnicas e interpessoais altamente valorizadas, como:
Essas competências são essenciais para atuar em tecnologia e também podem ser aplicadas em outros setores.
Engenheiros de software têm conhecimento técnico para criar suas próprias soluções e empreender, seja fundando startups ou desenvolvendo produtos inovadores. Muitos dos grandes líderes de tecnologia começaram suas carreiras como desenvolvedores ou engenheiros.
A Engenharia de Software é uma das profissões mais alinhadas com as tendências futuras, como:
Essas áreas continuam em ascensão e oferecem inúmeras possibilidades de crescimento.
Desde que os smartphones chegaram ao mercado, os apps tomaram conta e se tornaram febre entre os usuários. Assim, o mercado de tecnologia precisou se adaptar às novas demandas do público.
Agora, um software ou serviço pode estar na palma da mão dos usuários, permitindo um maior contato e proximidade com uma marca, oferecendo a praticidade que tanto se busca nos tempos atuais.
Com isso, o mercado está em constante procura por profissionais que possam realizar esse tipo de trabalho com qualidade. Se você gosta de lidar com esse tipo de sistema e quer focar seus esforços no desenvolvimento de aplicativos, essa área te aguarda!
As startups, são empresas emergentes com foco em desenvolvimento apostando em produtos e serviços inovadores, com modelos de negócio diferenciados. Isso tem tudo a ver com a engenharia de software!
Por isso, o mercado com foco no desenvolvimento de plataformas e soluções vem em constante crescimento. Para aqueles que gostam de trabalhos desafiadores e super originais, este é um mercado excelente.
O profissional dessa área possui muitas possibilidades de atuação profissional. Ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de todos os segmentos como, saúde, banco, empresas de agronegócios e outros.
Ele também pode exercer suas atividades como analista, administrador de banco de dados, programador, desenvolvedor de games ou até mesmo seguir carreira acadêmica. Outra coisa que é bastante comum é ver o engenheiro de software atuando em projetos de inovação de startups e em grandes empresas de tecnologia.
Os engenheiros de software são profissionais que estão sendo valorizados cada vez mais no mercado de trabalho. Isso tudo graças ao avanço digital da sociedade. É uma área que demanda qualquer tipo de escopo de produção, como:
Agora que você já conhece tudo sobre o engenheiro de software, que tal iniciar o curso de engenharia de software e ter a formação completa, de qualidade e que te prepara para o mercado? O curso de engenharia de software da UNDB possui duração de 4,5, sendo dividido em 9 períodos. Todas as aulas acontecem no período noturno.
Você sairá da UNDB um profissional completo e pronto para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho.
Na UNDB as formas de ingresso no bacharelado em engenharia de software 4.0 são: vestibular, ENEM, transferência externa e segunda graduação, além de disponibilizarmos bolsas pelo PROUNI.
É possível também usar o financiamento pelo FIES, PRAVALER e FUNDACRED, eles irão te auxiliar a realizar o sonho do ensino superior.