Blog da UNDB

Principais linguagens de programação - UNDB

Written by Undb | 21-06-2024 12:30

Atualmente, com o desenvolvimento digital, vários profissionais das mais diferentes áreas passaram a conhecer, pelo menos, um pouco sobre elas. E  você ? Tem aquela linguagem de programação que você mais gosta? Já domina todas e sabe quais são as mais conhecidas?

Neste conteúdo, abordaremos todos esses pontos nos tópicos abaixo, mas, para começar, vamos entender o que é uma linguagem de programação? Afinal, assim como um estrangeiro precisa compreender esse idioma para conseguir se comunicar no nosso país, quem programa tem que saber sobre as linguagens do meio. 

O que é linguagem de programação?

Linguagem de programação é um conjunto de regras e instruções que vão permitir que você comunique as suas ideias e intenções a um computador. Afinal de contas, um programador precisa entender a ‘’ linguagem da máquina’’ para a criação de softwares, aplicativos e várias outras soluções tecnológicas. 

Quando o assunto envolve a comunicação com uma máquina, como os computadores, a pergunta muitas vezes é: Como fazê-lo? Bem, é aí que entra o incrível mundo das linguagens de programação. 

Por exemplo, imagine um cenário em que estivéssemos ensinando uma linguagem específica para que a máquina se tornasse capaz de executar determinadas tarefas de acordo com as nossas necessidades. Pois é, isso é possível graças às linguagens de programação. Inclusive, existem várias delas, cada uma com as suas características e vantagens. Algumas mais adequadas a certos tipos de projetos e outras ganham relevância pela facilidade de aprendizado. 

Quais são os tipos de linguagem de programação?

As linguagens de programação são distribuídas em dois tipos principais: linguagens de baixo nível e as linguagens de alto nível. A seguir, vamos entender como elas funcionam!

  • Linguagens de programação de baixo nível;
  • Linguagens de programação de alto nível.

Linguagens de programação de baixo nível 

Essas linguagens são orientadas à máquina, como uma espécie de conexão entre o hardware e o software. Basicamente, elas viabilizam um controle direto sobre o equipamento e sobre a sua estrutura física, exigindo que o programador tenha um conhecimento bastante aprofundado do hardware. 

Linguagem de máquina 

É uma forma de linguagem mais primitiva, sendo composta por dígitos ou bits binários que o computador lê e consegue interpretar. Inclusive, trata-se do único idioma que as máquinas entendem diretamente. 

Linguagem Assembly 

É uma tentativa de substituir a linguagem de máquina por algo mais próximo da linguagem humana. Os programas desenvolvidos na linguagem Assembly são armazenados como textos e, geralmente, são instruções que correspondem às ações executáveis por um microprocessador. 

Linguagens de programação de alto nível 

São linguagens que facilitam o trabalho do programador, usando instruções mais compreensíveis. Além disso, elas permitem que você escreva códigos com a utilização de idiomas humanos que serão traduzidos para a linguagem da máquina por tradutores. 

Tradutor

Traduz os programas desenvolvidos em uma linguagem de programação para a linguagem de máquina enquanto são executadas. Via de regra, há uma grande agilidade na tradução, porém, a atividade deve ser contínua durante a execução. 

Compilador

Permite a tradução completa de um programa de uma só vez, tornando-o mais rápido. O código compilado pode ser armazenado para uso futuro, sem que uma nova tradução seja necessária. 

 

 

Quais são as principais linguagens de programação?

Iremos mostrar para você algumas das principais linguagens de programação mais utilizadas. 

1 - Python

A linguagem Python é um tipo de linguagem de alto nível e propósito geral, destacando-se pela sua versatilidade. Ela é usada em diversos processos, desde a análise e a visualização de dados até o desenvolvimento web. Aliás, a linguagem passou a ser uma escolha popular para várias tarefas. Ela possui algumas características como:

  • suporte a múltiplos paradigmas de programação;
  • Alta eficiência como linguagem de scripts;
  • código aberto, permitindo modificações conforme necessário;
  • integração fácil a outras linguagens.

2. C#

A C#, orientada a objetos e integrante da plataforma. NET da Microsoft, é muito empregada no desenvolvimento de aplicativos windows e web. Algumas de suas características é:

  • integração sólida com tecnologias Microsoft;
  • facilitação da criação de softwares modulares;
  • suporte robusto para o desenvolvimento de jogos; 
  • viabilização de uso em ambientes corporativos para aplicações críticas. 

3. C++

A linguagem C++ se destaca por sua eficiência e pelo seu controle próximo ao hardware, sendo uma escolha comum para o desenvolvimento de sistemas e de jogos. Confira agora algumas características marcantes:

  • grande uso em sistemas embarcados;
  • eficiência em termos de recursos;
  • controle preciso sobre a manipulação de memória;
  • base para muitas outras linguagens de programação.

4. JavaScript 

A JavaScript é uma linguagem padrão para o desenvolvimento web, viabilizando a criação de interfaces interativas e dinâmicas, sendo executada no navegador do usuário. Temos como características abrangentes como:

  • suporte a programação assíncrona;
  • ecossistema robusto de bibliotecas e frameworks;
  • grande utilização no desenvolvimento front-end.

5. PHP

PHP é uma das primeiras linguagens de programação back-end que os desenvolvedores consideram ser essencial. Além disso, o PHP é utilizado por 78,1% de todos os sites na internet, já que é a linguagem primária do Wordpress. 

Essa linguagem de programação oferece excelentes frameworks PHP para o desenvolvimento de sites e aplicações. Alguns dos melhores e mais conhecidos são Laravel, Symfony e Codelgniter. 

No que se trata mercado de trabalho, a linguagem PHP possui grande demanda, mesmo sendo uma das mais antigas do mercado. 

6 . Swift

Swift é uma linguagem que está entre uma das mais recentes a surgir no mercado. Inicialmente, quando foi lançada, a Swift era uma alternativa a Objective C  que é a principal linguagem para produtos Apple. 

Os programadores passaram a usar essa linguagem Swift porque ela oferece recursos mais modernos, como programação simultânea ou concorrente, e gerenciamento automático de memória. 

A linguagem Swift é certamente a melhor opção para o desenvolvimento de produtos Apple e uma das alternativas de programação que mais rapidamente cresce no mercado. Além disso, a especialidade em desenvolvimento de apps Ios está em alta demanda no mercado de trabalho, já que a Apple segue sendo a maior geradora de lucros e rendimentos no ramo de indústrias de smartphones.

7. Java

Sendo uma pertencente à Oracle. Esse tipo de linguagem é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, que mais se aproxima da linguagem humana e para propósito diversos, permitindo que os desenvolvedores criem todo e qualquer tipo de aplicação com facilidade. 

É uma linguagem conhecida como uma linguagem do tipo ‘’ escreva uma vez, rode em qualquer lugar’’, os códigos java podem rodar sem problemas em qualquer sistema operacional, independente do ambiente em que foram originalmente escritos. 

Programadores Java têm facilidade em aprender novas linguagens de programação devido às suas habilidades, que são transferíveis. Por esse motivo, Java pode ser considerada a linguagem perfeita para ser a primeira aprendizagem de um entusiasta da programação. 

Quando se fala em demanda profissional, esse segmento segue em alta. É possível atuar em diversos ramos e áreas, como engenharia de software, análise e monitoramento de qualidade, gerenciamento de projetos e design UX.

8. GO

A linguagem Go, ou Golang, foi criada com o objetivo no desenvolvimento de APIs, aplicações desktop baseadas em GUI, e aplicações web. Tida como uma linguagem jovem que recentemente entrou no mercado, a Go é uma das linguagens que mais rapidamente cresce no mundo da programação. 

Uma das suas principais características é a programação simultânea ou concorrente. Este recurso permite que os programadores trabalhem com CPUs de múltiplos núcleos e com uma base de códigos massiva. 

Essa linguagem é relativamente mais simples que outras linguagens de programação. Com o módulo leve chamado Goroutines e suas threads, os programadores só precisam adicionar a sintaxe Golang para  fazer uma função rodas como um subprocesso. 

Além disso, a linguagem Go tem se tornado uma das mais populares na busca por aprendizados em programação. Apesar de sua sintaxe ser baseada em C, a linguagem Golang é mais fácil de ser compreendida devido à sua qualidade.

Saber escolher a melhor linguagem de programação para aprender depende muito do que você está querendo desenvolver, uma vez que, cada projeto terá necessidades diferentes que a linguagem deverá entender. 

Por exemplo, em termos de versatilidade, a linguagem de programação C++ é considerada a mais versátil dessa lista, apesar da linguagem Java também apresentar essa característica.

Quando se trata de popularidade, a linguagem de programação Python é sem dúvidas a mais popular no desenvolvimento web. 

Quais as áreas de atuação de um programador ?

O profissional dessa área possui muitas possibilidades de atuação profissional. Ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de todos os segmentos como, saúde, banco, empresas de agronegócios e outros. 

Ele também pode exercer suas atividades como analista, administrador de banco de dados, programador, desenvolvedor de games ou até mesmo seguir carreira acadêmica. Outra coisa que é bastante comum é ver o programador atuando em projetos de inovação de startups e em grandes empresas de tecnologia.

Os profissionais dessas áreas são profissionais que estão sendo valorizados cada vez mais no mercado de trabalho. Isso tudo graças ao avanço digital da sociedade. É uma área que demanda qualquer tipo de escopo de produção, como:

  • O negócio que precisa de um aplicativo para vender online;
  • A empresa que precisa de soluções próprias para aumentar a produtividade;
  • A indústria que investe em automação para produzir mais e melhor;
  • O público geral busca soluções práticas de lazer em suas vidas.

Agora que você já conhece tudo sobre o programador, que tal iniciar o curso de engenharia de software e ter a formação completa, de qualidade e que te prepara para o mercado? O curso de engenharia de software da UNDB possui duração de 4,5, sendo dividido em 9 períodos. Todas as aulas acontecem no período noturno, além de que o curso tem nota máxima de excelência no MEC. 

Você sairá da UNDB um profissional completo e pronto para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho.

Como ingressar na UNDB ?

Na UNDB as formas de ingresso no bacharelado em engenharia de software 4.0 são: vestibular, ENEM, transferência externa e segunda graduação, além de disponibilizarmos bolsas pelo PROUNI. 

É possível também usar o financiamento pelo FIES, PRAVALER e FUNDACRED, eles irão te auxiliar a realizar o sonho do ensino superior.