Postado por Dennis Mantovani em 19-07-2019 9:00

Qual é a diferença da Engenharia de Software para outras carreiras de informática?

 
 
 
 
 
 
 
engenharia-de-softwareundb

Aqui você conhecerá as diferenças que o curso de Engenharia de Software apresenta em relação aos outros cursos da área de tecnologia além de conhecer o perfil dos profissionais engenheiros de softwares.

Faculdade de Engenharia de Software

A Engenharia de Software é um dos cursos mais novos da área de tecnologia. Além dele, existem dentro deste mesmo setor cursos de graduação como a Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e outros cursos de graduação tecnológica.

Conheça a engenharia de software

A engenharia de software é um curso que atua em aspectos mais práticos durante a construção de um sistema de software para empresas, aplicativos, jogos digitais, entre outros.

Os profissionais graduados em Engenharia de Software são habilitados a construir, gerir e realizar a manutenção softwares, programas, jogos e plataformas digitais relacionadas à tecnologia.

Além disso, os acadêmicos desta área possuem um perfil de uma pessoa organizada e persistente com seus projetos. Ter um perfil analítico também conta muito para estes profissionais já que por diversas vezes serão responsáveis por realizarem projetos inteiros.

As outras áreas de tecnologia

São várias as outras opções de cursos de graduação na área de tecnologia. Aqui são listadas as mais procuradas por quem se interessa pela área de tecnologia e suas especificações:

  • Tecnologia da Informação: Os profissionais graduados em tecnologia da Informação (TI) são as pessoas que desenvolvem maneiras mais eficientes de resolver problemas com computadores.
  • Sistemas de Informação: O curso de sistema de informação capacita os acadêmicos a desenvolverem sistemas computacionais para automatizar e apoiar tarefas que exigem muito esforço facilitando a interação de companhias com os sistemas.
  • Engenharia da Computação: Este curso envolve desde o projeto até a implementação de equipamentos e dispositivos de tecnologia dentro do mercado.

As matérias da Engenharia de Software

O curso aborda matérias como programação de computadores, lógica, matemática aplicada a especificações de software linguagens de programação, estatística, aspectos técnicos da engenharia de software, aspectos gerenciais da engenharia e entre outros.

engenharia-de-softwareundb

O curso passa por conteúdos também com os aspectos relacionados ao trabalho em equipe, gestão de pessoas, comunicação com os envolvidos em um projeto.

Abordando ainda as novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de software como bancos de dados, redes de computadores, sistemas distribuídos, segurança sistemas operacionais e tecnologias de dispositivos móveis.

VEJA TAMBÉM

 

As áreas de atuação do profissional

O Engenheiro de Software pode atuar de forma individual, ou em equipe, na criação, estruturação e evolução das soluções de softwares para solucionar problemas complexos que tenham relações entre domínios de conhecimento e aplicações.

Pode atuar gerindo e administrando projetos de software, arquitetando softwares, sendo líder técnico de equipes, ou também pesquisando e analisando melhorias contínuas em processos de desenvolvimento e manutenção dos softwares.

O profissional atua planejando e analisando a evolução de softwares levando em consideração os aspectos técnicos, sociais e humanos e os aspectos financeiros relacionados aos novos produtos ou serviços.

Saiba que esta é uma profissão com uma demanda crescente no Brasil e as oportunidades são várias. Aproveite agora essa demanda do mercado e realize o curso que pode alavancar sua carreira. Para saber um pouco mais sobre o curso, baixe o nosso E-book!

Nova call to action

Tópicos: Graduação, Engenharia de Software

Postado por Dennis Mantovani em 19-07-2019 9:00