Postado por Dennis Mantovani em 04-07-2019 9:00

Engenharia de Software e mercado de trabalho, saiba mais!

 
 
 
 
 
 
 
engenharia-software-undb

A Engenharia de Software é um dos setores que mais crescem atualmente. A tecnologia evolui, moldando ramificações em inteligência artificial, robótica, realidade virtual, big data e outros subcampos. Portanto, para quem opta por essa área, tem novas oportunidades surgindo a cada momento!

Faculdade de Engenharia de Software

Em 2016, a oferta de emprego para desenvolvedores de software, no Brasil, representou mais de 50% das vagas de Tecnologia da Informação (TI). Esses profissionais unem as teorias e métodos da ciência da computação, engenharia e matemática e criam aplicativos, softwares, sistemas e redes, pensando na sua integração às tecnologias existentes.

Quer saber o que exatamente faz um engenheiro de software? Continue lendo para descobrir quais são as responsabilidades típicas desse profissional e como é o mercado de trabalho nessa área!

Visão geral do trabalho do engenheiro de software

Conforme descrito acima, os engenheiros de software aplicam os princípios tradicionais da ciência da computação e da engenharia para criar, testar e avaliar aplicativos e sistemas de software. Mais detalhadamente, as tarefas típicas do profissional são:

  • análise das necessidades dos usuários em relação ao software em questão;
  • fazem recomendações relacionadas ao software existente;
  • projetam componentes de softwares e determinam como cada um funcionará em conjunto com o outro;
  • asseguram-se de que um software continue funcionando corretamente, realizando análises e manutenção de rotina;
  • criam materiais de instrução que ajudem seus colegas de profissão ou desenvolvedores a utilizar o sistema existente ou criar o seu próprio.

engenharia-software-undb

VEJA TAMBÉM

 

Desenvolvimento de aplicativos

Os aplicativos estão em alta: redes sociais, compartilhamento de carona, entrega de comida, de gás e até para levar o seu cachorro para passear. Hoje em dia se usa aplicativo para quase tudo e eles realmente mudaram as nossas vidas.

Os “Apps” de caronas, por exemplo, são responsáveis por diminuir consideravelmente a quantidades de vezes que as pessoas pegam seus carros para dar um passeio. Só na cidade do Rio de Janeiro, 33% dos motoristas venderam seus veículos e usam apenas o serviço de compartilhamento de caronas.

Pensando em como essa tecnologia revolucionou o mundo e cresce cada vez mais, os engenheiros de software são profissionais extremamente solicitados pelas empresas.

atuação em áreas variadas

Dependendo da empresa, os engenheiros de software podem desempenhar várias funções. Podem ajudar a projetar bancos de dados para armazenar informações ou criar softwares de gerenciamento de projetos para uso público.

Em suma, são profissionais que podem trabalhar em praticamente qualquer setor, facilitando o desenvolvimento em áreas como:

  • saúde;
  • manufatura;
  • educação;
  • gestão pública;
  • construção;
  • aviação;
  • produtos de consumo, entre muitas outras.

Os profissionais da Engenharia de software podem trabalhar como funcionários ou contratados. Normalmente trabalham em ambientes confortáveis, mas às vezes é um trabalho estressante, que envolve longas horas e prazos apertados.

Agora que você já sabe o que se faz nessa profissão, que tal ler nosso E-book com mais detalhes sobre ela? Baixe-o agora!

Nova call to action

Tópicos: Graduação, Engenharia de Software, curso de engenharia de software

Postado por Dennis Mantovani em 04-07-2019 9:00