Postado por Dennis Mantovani em 14-08-2018 9:00

Sempre quis saber tudo sobre Psicologia? Chegou a hora!

faculdade de psicologia

Se você deseja saber de uma vez por todas tudo sobre Psicologia, não pode deixar de ler este post! A seguir, explicamos o que é Psicologia, quais disciplinas fazem parte do curso, em quais áreas é possível atuar como psicólogo e muito mais. Não perca!
Curso de Psicologia

Saiba o que é Psicologia

Psicologia é a área do conhecimento que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano por meio de análises de comportamentos, sentimentos e ideias.

O psicólogo pode atuar em locais como hospitais, clínicas, escolas, empresas e muito mais. Para exercer a profissão, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado.

Descubra em quais áreas você pode atuar como psicólogo

Se você quer mesmo saber tudo sobre Psicologia, não pode deixar de conhecer as áreas nas quais pode trabalhar caso preste vestibular para esse curso. O mercado de trabalho para o psicólogo é amplo e permite diferentes especializações.

A atuação mais conhecida desse profissional é a clínica. Nela, o foco é prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios mentais, assim como o auxílio para que os pacientes possam identificar causas de problemas e modificar comportamentos.

Além disso, o psicólogo também pode atuar com solução de problemas de aprendizagem e orientação vocacional nas escolas, selecionar funcionários e promover o relacionamento interno em empresas e na preparação psicológica de atletas.

Outras áreas de atuação possíveis para os psicólogos são psicologia do trânsito, psicomotricidade, neuropsicologia, psicologia jurídica, entre outras.

Entenda a grade curricular de Psicologia

A grade curricular do curso de Psicologia conta com disciplinas das diferentes áreas nas quais o profissional formado pode atuar. Alguns exemplos são Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Trabalho e das Organizações e Psicologia do Esporte.

Além disso, o aluno também estuda as diversas correntes e práticas da Psicologia em matérias como Fundamentos da Abordagem Psicanalítica e Fundamentos da Abordagem Analítico-Comportamental. Estágios e trabalho de conclusão de curso também compõem a formação do psicólogo.

faculdade de psicologia

Leia livros de Psicologia

Se você deseja saber ainda mais sobre a área, não deixe de ler alguns livros de Psicologia que apresentam a profissão. É o caso de “O Livro da Psicologia” (vários autores, Editora Globo) que apresenta grandes psicólogos, descobertas, principais termos e teorias sobre o tema.

Além dele, o portal Estante Virtual elaborou uma lista de 14 livros essenciais para estudar Psicologia. Fazem parte da relação obras famosas como “Microfísica do poder” de Michel Foucault e “O eu e o inconsciente” de Carl G. Jung.

Conheça uma das melhores faculdades de Psicologia em São Luís

Na hora de escolher a instituição para fazer o ensino superior, é importante prestar atenção em alguns fatores. Conhecer a infraestrutura, saber se o currículo é atualizado e escolher alguma das faculdades reconhecidas pelo MEC, por exemplo, são algumas das questões relevantes.

Se você procura uma faculdade de Psicologia em São Luís, não pode deixar de conhecer a UNDB - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Além de possuir corpo docente especializado, salas de aula equipadas com tecnologia, laboratórios e bibliotecas, a UNDB possui diferentes formas de ingressos como vestibular e Enem e conta com bolsas e financiamentos.

Neste post, você descobriu tudo sobre Psicologia. Agora você sabe que disciplinas de diferentes áreas fazem parte da grade curricular do curso, conhece as possibilidades de especialização profissional e sabe onde estudar Psicologia em São Luís.

Gostou das dicas? Então compartilhe esse post nas redes sociais e ajude seus amigos a saberem mais sobre a Psicologia!

QUERO ME INSCREVER

Leia também: Sempre quis saber tudo sobre Psicologia? Chegou a hora!

Tópicos: Psicologia

Postado por Dennis Mantovani em 14-08-2018 9:00