Blog da UNDB

Sistemas de Informação: profissão do futuro?

Written by Dennis Mantovani | 18-01-2018 12:00

A tecnologia foi definitivamente incorporada ao cotidiano de todos nós. Para as empresas, a aposta na informatização de processos deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade.

Por essa e outras razões, é comum ouvirmos a definição de que sistemas de informação é uma das profissões do futuro. E a tendência sinaliza rumo a evolução constante dos recursos, expansão das oportunidades e desenvolvimento do mercado de trabalho.

De fato, a adesão às soluções tecnológicas já se tornou uma condição irreversível para a sobrevivência das organizações no presente. E no post de hoje nós vamos entender melhor este cenário e você vai perceber por que vale a pena fazer esse curso em uma faculdade de São Luís (MA).

POR QUE INVESTIR NA INFORMATIZAÇÃO?

Para melhor atender a clientes cada vez mais exigentes, o índice de falhas deve ser próximo de zero. Além disso, consideremos o fato de que o volume de dados cresceu exponencialmente nos últimos anos. Com isso, a checagem e conferência humanas não dão conta da quantidade de informação para processar.

Nesse sentido, um sistema de informação tem várias aplicações práticas: centraliza e protege o acesso ao banco de dados e integra as diferentes áreas de uma empresa, proporcionando uma visão global de todos os processos. Também automatiza processos e permite que os recursos humanos sejam dedicados a outras áreas.

É possível, por exemplo, controlar o estoque, percebendo a necessidade de reposição de produtos ou insumos, monitorar o fluxo de caixa e avaliar a eficiência do sistema de entregas ao cliente. Tudo isso sem intervenção humana, os sistemas já são programados para desenvolver determinadas funções. Isso garante a extrema precisão de dados e a identificação mais rápida de pontos fortes e fracos.

O que torna um analista de sistemas tão importante nos dias de hoje?

Em decorrência deste cenário, as perspectivas para o analista de sistemas são as mais promissoras possíveis. Na contramão de outras atividades, sobram vagas para profissionais de TI, que acabam sendo não preenchidas pela falta de mão-de-obra qualificada.

Apesar da crescente oferta de cursos, a preparação desses alunos leva algum tempo. Por outro lado, tão logo eles se formem, ou mesmo antes de concluírem a graduação, eles já podem estar atuando em fábrica de softwares ou no departamento de TI das empresas.

Esse paradoxo, colocado em evidência pelo excedente de vagas em aberto, reforça o quanto esse profissional se tornou importante para as organizações, que precisam dele para ampliar o seu potencial competitivo.

Por que você não deve esperar para ingressar na área?

Com base nessa leitura, conclui-se que, se sistemas de informação é uma profissão do presente, esta pode ser uma excelente opção de futuro para você. Quer mais motivos para começar essa graduação?

A grade curricular de sistemas de informação está alinhada às múltiplas competências que esperadas deste profissional. Por outro lado, além do domínio de  linguagens e códigos, espera-se que ele assuma algumas posturas. Entre elas, a capacidade de trabalhar sob pressão e desenvolver soluções em um curto período de tempo, identificando oportunidades em segmentos até então inexplorados, em atendimento as demandas do cliente. Também é importante que estabelecer uma boa comunicação com o público leigo, capacitar  a utilização das plataformas e prestando o suporte necessário.

Viu só como você não pode deixar de aproveitar as oportunidades na área de sistemas de informação? Busca por uma faculdade de São Luís (MA) que ofereça o curso? 

Leia também: Saiba quais são as tendências em sistemas de informação e prepare-se