Postado por Dennis Mantovani em 07-03-2018 9:00

Saiba quais são as tendências em sistemas de informação e prepare-se

 
 
 
 
 
 
 
sistema de informação undb

Você já parou para pensar na quantidade de informações que trafegam pela internet diariamente? Ao enviar um e-mail ou preencher um cadastro, por exemplo, você está enviando informação.


E é justamente esta a principal função desse bacharel: projetar sistemas cujos componentes atuem na coleta, armazenamento, transmissão e distribuição de informações para que eles cheguem ao usuário final.

Curso de Sistema de Informação

Mas, em se tratando de tecnologia, tudo muda muito rápido. No post de hoje, nós vamos explicar quais são as principais tendências em sistemas de informação e como você pode se preparar para elas escolhendo uma Faculdade em São Luís (MA).

AUTOMAÇÃO DA COLETA E ANÁLISE DE DADOS


Por que as empresas informatizam seus sistemas? Porque este se tornou um importante diferencial competitivo. Por meio da “leitura” dessas informações, uma organização consegue identificar novas oportunidades do mercado e aspectos que precisam ser melhorados.
E, em busca de mais competitividade, o ideal é que essas plataformas sejam cada vez mais precisas, para possibilitar uma integração efetiva entre os diferentes setores.
Alguns softwares, como o Big Data, já fazem essa conexão entre as informações automaticamente, ainda que elas não estejam organizadas de forma lógica. Por outro lado, os processos ficam ainda mais ágeis quando os dados são coletados on-line e em tempo real, sem que eles precisem ser inseridos ou buscados por um usuário.

COMPUTAÇÃO NA NUVEM

Se, há alguns anos, a informatização de sistemas pura e simplesmente era o grande desafio, hoje em dia as soluções tecnológicas oferecem aos usuários várias outras possibilidades. Alinhada a esse dinamismo, está a grade curricular de sistemas de informação.

Assim, a tendência é que a chamada computação na nuvem se torne ainda mais popular. A opção por esse modelo é cada vez mais comum entre empresas e usuários, pois você não precisa mais guardar seus dados em dispositivos físicos (seja no pc, notebook ou na memória do celular). Com isso, gasta-se menos com a montagem de uma infraestrutura que permita o armazenamento.

sistema de informação undb

Mas estas não são as únicas vantagens, haja vista que o gestor de uma empresa ou o usuário doméstico consegue acessar seus arquivos de qualquer lugar onde haja conexão com a internet, mesmo estando longe de casa ou da organização. Entre os especialistas, há quem aposte que essa se tornará uma prática cada vez mais comum, tal qual o hábito de editar conteúdos.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Por último, mas não menos importante, destaca-se a preocupação cada vez maior com a segurança da informação. Proporcional aos avanços da tecnologia, são as ameaças virtuais a que as empresas e usuários estão expostos.
Essa é uma preocupação essencial, pois o uso indevido de dados por terceiros arranha a credibilidade de uma instituição, podendo atrapalhar uma negociação.
Usuários, por sua vez, podem ter seus dados pessoais e bancários utilizados indevidamente na aplicação de golpes, restando-lhes o prejuízo financeiro.
O fato mesmo é que o analista de sistemas deve acompanhar a evolução da tecnologia para entender como os novos recursos podem, efetivamente, atender à necessidade dos clientes. Tamanha sensibilidade é essencial para a identificação de oportunidades.

Agora que você já conhece as principais tendências do segmento, visite o nosso site e acesse a grade curricular do curso de Sistemas de Informação na UNDB!

Nova call to action

Leia também: Sistemas de Informação: saiba tudo sobre o curso

Tópicos: Sistema de Informação

Postado por Dennis Mantovani em 07-03-2018 9:00