Postado por Dennis Mantovani em 29-11-2019 9:00

Vale a pena cursar Processos Gerenciais?

curso de processos gerenciais

São mais de 200 universidades que oferecem o curso de Processos Gerenciais no país, sendo todos eles de grau superior tecnológico, com duração de 2 a 3 anos. Se trata de uma formação que pertence ao campo de Gestão e Negócios e tem como objetivo preparar o estudante para trabalhar na administração de empresas

Ao longo do curso, os universitários aprendem sobre gerenciamento de pessoas, avaliação de processos e planejamento em empresas públicas e privadas de qualquer porte e ramo de atuação. Além dos cursos tecnológicos, existem algumas instituições de ensino que oferecem pós-graduação em Processos Gerais.

Quer entender mais sobre como um profissional desse segmento atua? Continue acompanhando este artigo e tire todas as suas dúvidas a seguir!

curso de processos gerenciais

Saiba o que se estuda na faculdade

Conforme dissemos inicialmente, esse curso tecnológico tem duração de 2 a 3 anos. Boa parte das faculdades oferece um currículo de ensino focado no gerenciamento de pequenas e médias empresas, mas, também podem dar ênfase ao empreendedorismo, recursos humanos, finanças e outros segmentos correlatos.

De todo modo, muitas disciplinas estão presentes no conteúdo programático de todas essas universidades, que são Gestão da Produção, Gestão de Pessoas, Finanças e Orçamento, Contabilidade Básica, Sistema de Informações Gerenciais, Liderança, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Planejamento e Estratégia Empresarial, Gestão de Custos e Formatação de Preços, entre outras.

Entenda o que um profissional da área faz

Para o formado no curso de Processos Gerenciais, é desejado que ele tenha visão sistêmica, espírito investigador e empreendedor. Esse profissional pode atuar em empresas de terceiros de qualquer porte ou mesmo abrindo o seu próprio negócio. De qualquer forma, as principais funções que ele deve exercer estão ligadas à administração de empresas:

• Implementar projetos e processos;
  • Analisar e diagnosticar problemas gerenciais;
  • Investigar cenários em organizações de diferentes tamanhos e segmentos;
  • Compreender informações para apoiar processos de decisão;
  • Criar, realizar, estudar resultados para melhorar projetos e processos;
  • Acompanhar a concorrência para traçar estratégias de comercialização;
  • Administrar o lançamento de dados contábeis e financeiros;
  • Montar, liderar e desenvolver equipes de trabalho;
  • Elaborar e implementar planos de negócios;
  • Promover a lucratividade e competitividade das empresas.

Confira as perspectivas do mercado de trabalho

O fato de que as competências desenvolvidas pelos profissionais dessa área de tornaram indispensáveis para a competitividade das empresas — como a capacidade de propor soluções rápidas para os maiores desafios corporativos — deixou o mercado para o tecnólogo em Processos Gerenciais bastante favorável.

Tendo isso em vista, o campo de atuação inclui abrir sua própria empresa, trabalhar nas áreas administrativa, contábil, financeira, marketing e vendas de qualquer empresa, órgãos públicos e gerenciar organizações do terceiro setor.

Com todas essas informações, com certeza você já pode avaliar se vale ou não a pena fazer um curso de Processos Gerenciais. Vale destacar que, na hora de escolher a universidade, selecione aquela que estiver bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Assim, você terá um diploma válido em todo o território nacional e obterá uma ótima colocação no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse agora o site da UNDB e veja como podemos lhe ajudar a construir sua carreira profissional!

Conheça o curso de Processos Gerenciais

Tópicos: Curso de Processos Gerenciais