Postado por Dennis Mantovani em 26-03-2018 9:00

Vale a pena cursar uma faculdade em São Luís (MA)?

estudar em são luis

A busca pela instituição de ensino perfeita passa pela análise cuidadosa de alguns critérios. A oferta do curso escolhido e sua reputação no mercado, a estrutura física e pedagógica oferecida, a existência de bons financiamentos ou programas de bolsa e, claro, por questões geográficas. Localização, distância entre casa e faculdade e presença de serviços comerciais devem ser observados antes da matrícula.

Se você escolheu a cidade de São Luis para cursar a faculdade, mas ainda não sabe se essa é uma boa escolha, está na hora de descobrir! Vamos lhe ajudar, com esse artigo, a entender todos esses critérios que mencionamos e a saber se a capital do Maranhão é a opção certa para você.
Vamos lá!
Como escolher onde cursar o ensino superior?
passar no vestibular
Para uma escolha sem arrependimentos, faça a si mesmo essas três perguntas:

1. NA FACULDADE VISADA HÁ OFERTA DO SEU CURSO SUPERIOR?

Possivelmente, você deve ter em mente um curso superior que enche seus olhos ou, pelo menos, duas opções dele. Verifique se no município são ofertadas essas graduações. Neste site, você confere a lista de instituições por estado e cidade e tem acesso a site de cada uma.

2. QUAL A DISTÂNCIA ATÉ A SUA CASA?

Você reside na cidade ou terá que se deslocar até ela? Caso você resida e existam boas opções de curso superior nela, há poucas razões para mudar-se e busca faculdades em outro local. Caso more em regiões próximas que não oferece boas IES, considere a mudança durante o período letivo.

3. COMO É A VIDA NA CIDADE?

Busque informações sobre a vida na cidade. O seu custo de vida, a segurança que ela oferece e opções de transporte, por exemplo. Procure saber, também, sobre o mercado de trabalho na área, já que deverá estagiar nos semestres mais
avançados do curso.

estudar em são luis

SÃO LUÍS: UMA BOA ESCOLHA?

Estando ciente dessas perguntas, vamos responder juntos: será que uma faculdade em São Luís do Maranhão é uma boa opção para você? Caso você resida na cidade, terá maior facilidade para cursar o ensino superior perto dos amigos e da família. Isso diminui os custos com moradia, aluguel, alimentação e transporte.

A capital oferece boas opções de Instituição de Ensino Superior. São dezenas delas a sua disposição, certamente você encontrará uma que oferece o curso que você pretende ingressar.
Outro aspecto importante a se considerar é a qualidade de vida que São Luís oferece. Um ranking elaborado pela Revista Veja aponta a cidade como uma das melhores de se viver na região Nordeste, levando em consideração o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Por fim, considere o mercado de trabalho da capital para a sua profissão. Nos próximos anos, a capital precisará de bons profissionais da área industrial e de informação. Se o seu curso está nesse campo, ou as características anteriores da cidade lhe atraem, esse é um indício de que cursar uma faculdade em São Luís vale a pena.

Cursar uma faculdade em São Luís (MA) pode ser o início de uma carreira recheada de oportunidades. Pesquise mais sobre a cidade e sua profissão e tome a decisão com segurança!
Quer mais informações interessantes sobre carreira e estudo em São Luís? Baixe o e-book aqui abaixo! Não deixe de acompanhar e seguir as nossas redes sociais!

Faça o download gratuito do e-book!