Postado por Dennis Mantovani em 21-12-2017 8:00

Vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo em São Luís?

 
 
 
 
 
 
 
arquiteto e urbanista

São Luís é um centro histórico cuja influência lusitana gerou um patrimônio arquitetônico de destaque. As construções antigas preservam parte da história colonial do país ao mesmo tempo em que a cidade contemporânea desenvolve-se em seu entorno.

História e tradição convivem com as inovações de um centro econômico em ebulição. Nesse contexto, o profissional de Arquitetura e Urbanismo encontra um mercado de trabalho amplo e aquecido, tanto na preservação de monumentos históricos quanto no planejamento da cidade em crescimento.

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Hoje você conhece um pouco mais sobre o curso e a carreira na área. Saiba o que esperar da grade curricular de Arquitetura e Urbanismo e as vantagens de fazer essa faculdade em São Luís do Maranhão. Confira!

O que faz um Arquiteto?

É função do arquiteto projetar construções levando em consideração o apelo estético da estrutura. Esse profissional alia conhecimentos técnicos com padrões estéticos, históricos e culturais para elaborar a face de uma cidade.

Ele pode atuar tanto com ambientes internos e privados quanto em grandes obras públicas. Além da inovação, o arquiteto também preserva a memória local restaurando prédios históricos, levando em conta estilos de época e a cultura da região.

Por esse motivo, a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo costuma abordar temáticas regionais, integrando o futuro profissional ao seu contexto de atuação e capacitando-o a aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho local.

arquiteto e urbanista

E o Urbanista?

O urbanismo é a parte da Arquitetura que se preocupa mais com espaços públicos, considerando sua estética e funcionalidade. Esse profissional projeta e coordena a construção e o paisagismo em espaços abertos, como praças e parques.

Também é o responsável por realizar o planejamento urbano, aprimorando o fluxo de trânsito, realizando projetos habitacionais e ambientais. Tanto o arquiteto quanto o urbanista sempre incorporam a sustentabilidade em seus projetos, garantindo a preservação do ambiente e do patrimônio.

Como é a grade curricular em Arquitetura e Urbanismo?

A grade curricular em Arquitetura e Urbanismo possui três vertentes básicas que são exploradas ao longo da formação: a técnica, a estética e a histórico-cultural. As disciplinas técnicas referem-se aos conhecimentos necessários para elaborar um projeto viável e seguro de construção.

Noções espaciais como Geometria e Topografia e questões estruturais de Sistemas, Materiais e Saneamento são as matérias de base. Outra habilidade técnica é o uso de softwares para a criação de projetos, para isso há disciplinas de Técnicas em Informática ao longo de toda grade curricular.

As disciplinas voltadas à estética e a história cultural da região confundem-se, pois influenciam umas às outras. De modo geral, as disciplinas de estética são aquelas que ensinam o aluno a Expressão e Representação de ideias em projetos concretos.

Em Arte estão presentes os fundamentos estéticos que influenciam e conceituam o trabalho. Já as disciplinas como História da Cidade e Antropologia demonstram como as características locais influenciam nos aspectos artísticos do patrimônio arquitetônico regional.

Por que cursar Arquitetura e Urbanismo em São Luís?

Calcula-se que o centro histórico de São Luís possui cerca de 4 mil construções tombadas como patrimônio mundial. A característica dessas estruturas é permeada por uma estética portuguesa, porém influenciada pelo clima tropical da região.

Essa configuração faz com que os formandos na própria região sejam os mais afortunados pelas oportunidades deste mercado. Afinal, a grade curricular em Arquitetura e Urbanismo nos cursos locais enfatiza as características desses monumentos.

A cidade também possui uma ampla economia baseada no turismo cujo foco é voltado para os elementos históricos abrigados no município. O constante investimento na proteção e revitalização do patrimônio mantém o mercado para arquitetos em alta constante.

 

Confira o eBook de Arquitetura e Urbanismo da UNDB

 

Veja também:

Tópicos: Arquitetura e Urbanismo

Postado por Dennis Mantovani em 21-12-2017 8:00