Postado por Dennis Mantovani em 26-01-2018 9:00

Você tem o perfil do estudante de Arquitetura e Urbanismo?

arquitetura e urbanismo-1

O sonho de todo estudante universitário é tornar-se um profissional bem-sucedido, qualquer que seja a carreira escolhida. Ao imaginarmos o futuro, quase sempre vislumbramos o reconhecimento por um bom trabalho prestado.

Porém, pouco se reflete sobre o caminho percorrido até chegar a esse momento: será que você tem as características necessárias para se destacar em seu ofício? Ter essa consciência é importante para não se arrepender depois.

No post de hoje, nós vamos revelar quais são as habilidades que você precisa desenvolver ou aperfeiçoar se pretende cursar Arquitetura e Urbanismo. Será que essa graduação corresponde às suas expectativas?

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Não é preciso ser um gênio dos números, mas não se assuste com eles

Qualquer que seja a atividade em que você esteja envolvido — a reforma de um único cômodo, a construção de um empreendimento comercial ou um projeto paisagístico — um arquiteto terá que fazer cálculos. Na grade curricular de Arquitetura, são várias as disciplinas relacionadas com os números.

Mas e se a Matemática nunca esteve entre as suas matérias favoritas? Não há nenhum impedimento para você seguir essa carreira, até mesmo porque o curso vai fornecer o conhecimento necessário para que você desenvolva outras habilidades essenciais, como a construção de projetos arquitetônicos.

SEJA CRIATIVO

Uma das características que mais devem se sobressair em um arquiteto e urbanista é a sua criatividade. Ele deve se empenhar para desenvolver soluções personalizadas e inovadoras, mesmo diante de restrições, como por exemplo, a falta de espaço ou a baixa luminosidade natural.

Assim como o gosto pelos números, a criatividade também pode ser “treinada”: para isso, comece a pensar as situações de maneira diferente. Saia de sua zona de conforto e, diante de um impasse, abandone o piloto automático.

arquitetura e urbanismo-1

Encontre um elo entre técnica, beleza e as preferências do cliente

Todo arquiteto e urbanista deve estar atento ao tripé que assegura o sucesso de um projeto: o primeiro aspecto a se considerar é a qualidade técnica, que se atenta para a durabilidade dos materiais e segurança dos usuários.

Mas de nada adianta a segurança se o projeto não impressionar também pela beleza estética, afinal de contas, a arquitetura também é feita para ser apreciada, enquanto reflexo dos hábitos e costumes de uma sociedade.

Esteja disposto a contribuir para o desenvolvimento

Por último, vale destacar a importância do bacharel em arquitetura e urbanismo para a promoção do desenvolvimento urbano. Este profissional tem fundamental importância para que a ocupação das cidades aconteça de forma ordenada, considerando-se aspectos como mobilidade e infraestrutura.

Você acredita que possui uma ou mais dessas características e que as demais podem ser desenvolvidas? Se está buscando uma faculdade em São Luís (MA), conheça melhor a UNDB: criamos um e-book personalizado que apresenta a grade curricular de Arquitetura, além de todas as outras informações que você precisa sobre esse curso!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR!