Blog da UNDB

6 dicas que todo estudante de Fisioterapia deve saber - UNDB

Written by Undb | 20-06-2024 12:00

O curso de Fisioterapia se tornou bastante relevante nos últimos tempos e a busca tem aumentado consideravelmente. A profissão é bastante versátil, com diversos segmentos e locais de atuação, desde academias até hospitais. 

O estudante que se forma em fisioterapia se torna o profissional responsável na prevenção de doenças e lesões, por meio da aplicação de técnicas como exercícios e massoterapia. Esses problemas podem ser desencadeados por fatores como alterações genéticas, doenças adquiridas no decorrer da vida ou acidentes.

Se você sonha em cursar faculdade de fisioterapia ou está descobrindo mais sobre essa área, esse é o melhor lugar para você estar! Fisioterapia é um curso que vem ganhando muitos adeptos ultimamente, mas nem todo mundo sabe o que esperar do curso. 

Porém, não se preocupe! Nós preparamos 6 dicas que todo estudante de fisioterapia deve saber ao cursar esse curso. Acompanhe!

1 - Muitas aulas de anatomia

A anatomia é uma regra para quem estuda o corpo humano, principalmente quando falamos de fisioterapia. Você terá inúmeras aulas dessa disciplina. Muita gente pergunta isso sobre os cursos de saúde antes de entrar, mas normalmente não representa problema, a maioria dos alunos se acostuma com algumas aulas. 

2 - Fisioterapeuta não é massagista

A função do fisioterapeuta não é, nem de longe, fazer massagens. É analisar e intervir em distúrbios de movimento do ser humano. 

O fisioterapeuta pode seguir diversos campos e a especialização é sempre indicada quando se quer competir no mercado de trabalho. Entre as áreas estão a quiropraxia, fisioterapia esportiva, fisioterapia do trabalho, ortopedia e até desenvolvimento de equipamentos. 

3 - Disciplinas específicas

Na grade curricular de fisioterapia podemos ver diversas matérias que, a princípio, não parecem relacionadas com o curso, como psicologia, filosofia e ética, pesquisa científica, farmacologia, sociologia. 

4 - Estágio é obrigatório 

Estagiar é preciso na maioria dos cursos de saúde, não ache que fisioterapia será a exceção. Pode parecer maçante, mas os estágios são obrigatórios por uma razão: são imprescindíveis na formação do profissional e agregam experiência. 

5 - Seja melhor amigo da biblioteca

Livros na área da saúde podem custar muito e é bem possível encontrar a maioria, senão todos, na biblioteca. Além de economizar, você ainda pode conferir se será necessário comprar o livro ou se utilizá-lo emprestado da biblioteca é o suficiente. 

A biblioteca tem que ser um dos lugares mais frequentados por você na faculdade, depois da sala de aula. Lá você tem acesso a um acervo gigantesco que vai complementar seus estudos.

6 - Estude sempre que puder

Nós sabemos que o curso de fisioterapia pode ter muitas matérias complexas de se estudar. Logo no primeiro ano você irá estudar, por exemplo, a anatomia humana. E, sabemos que é um assunto extenso e complexo. 

Por isso, assim que aprender algo, faça exercícios e revise. O importante é estudar um pouco por dia e não deixar a matéria acumular até o dia da prova. 

Quais são as matérias do curso de Fisioterapia?

As matérias que são ensinadas durante a graduação de Fisioterapia é uma mistura de disciplinas da área da saúde e as disciplinas mais específicas, como Fisioterapia Aquática, Neurofuncional, Respiratória e Esportiva.

Separamos algumas das principais matérias que estão inseridas na grade curricular do curso para você conhecê-las.

  • Aparelho Locomotor;
  • Aparelho Urogenital;
  • Atividades complementares;
  • Bioestatística e Epidemiologia;
  • Biomecânica e Cinesiologia;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Educação e Comunicação em Saúde;
  • Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho;
  • Estilo de vida, Saúde e Meio Ambiente;
  • Estrutura e Função Humana;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Fisiologia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Fisioterapia Musculoesquelética;
  • Fisioterapia Neurológica;
  • Fisioterapia Pediátrica;
  • Gestão de Clínicas e Consultórios; 
  • Mecanismos de Agressão e Defesa;
  • Programa de Integração Saúde Comunidade;
  • Saúde Coletiva;
  • Sistema Cardiorrespiratório;
  • Sistema Nervoso.

As disciplinas de Fisioterapia envolvem também conteúdos teóricos do campo da saúde aliados a práticas laboratoriais, para que o aluno experimente o dia a dia da profissão. Portanto é importante que os laboratórios sejam bem equipados e que o  corpo docente tenha experiência no mercado. 

Vale ressaltar que os estágios, inclusive, são obrigatórios durante a faculdade de Fisioterapia. Podendo acontecer ou não a partir do 7° período do curso. Dessa forma, o estudante participa ativamente dos principais setores dessa profissão, de modo que pode transitar por diversos ramos de trabalho para treinar suas habilidades conforme a demanda do mercado. 

Quais são as principais áreas da Fisioterapia ?

Iremos te apresentar agora as principais áreas que geralmente são desejadas pelos profissionais da área de Fisioterapia, são elas: 

Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia geriátrica é uma área que é voltada exclusivamente para os idosos que precisam solucionar os problemas ocasionados pela idade, como a dificuldade de locomoção e a perda gradativa da capacidade motora.

O profissional que optar por esse segmento profissional precisa de muita dedicação e paciência, que são características necessárias, já que os tratamentos costumam ser de longa duração. 

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Na Fisioterapia Cardiorrespiratória, o profissional aprende a desenvolver técnicas específicas para aliviar sintomas decorrentes de doenças, como tosse persistente e cansaço físico.

O tratamento nesse segmento é justamente na parte de prevenção de distúrbios cardiorrespiratórios, principalmente asma e bronquite.

Acupuntura

O segmento profissional de acupuntura tem crescido nos últimos anos e se consagrou entre uma das áreas mais procuradas pelos Fisioterapeutas. A busca dos pacientes por esse tipo de tratamento também tem influenciado no aumento dessa busca de trabalho pelos profissionais. 

A acupuntura se baseia nas técnicas do estímulo da pele por meio de aplicação de agulhas em pontos específicos, proporcionando melhorias no controle das dores e na manutenção das funções do sistema imunológico. 

Quiropraxia

A quiropraxia é um ramo que envolve o tratamento de lesões relacionadas ao sistema nervoso, muscular e ósseo. A quiropraxia ajuda a combater danos em articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos a partir da aplicação de técnicas específicas.

Esse tipo de tratamento atua de forma complementar a outros tratamentos convencionais prescritos pelos médicos. 

Ortopedia e Traumatologia

Profissionais que atuam nesse ramo, geralmente, exercem suas funções em conjunto com médicos ortopedistas, promovendo a reabilitação de pacientes com fraturas, traumas e luxações dos mais variados graus.

Outros distúrbios como vícios posturais ou sequelas causadas por acidentes também são tratados por profissionais dessa área. 

Fisioterapia neurológica

A Fisioterapia neurológica é conhecida também como neurofuncional, ela se encarrega de tratar os distúrbios decorrentes de doenças neurológicas ou acidentes que afetam o sistema nervoso do paciente, por exemplo, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O foco nessa área é a reabilitação parcial ou total dos indivíduos para que eles voltem a realizar suas tarefas cotidianas de forma independente, recuperando a sua qualidade de vida.

Onde estudar Fisioterapia ?

Por ser uma área e uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.